sexta-feira, 16 de abril de 2010

Subsídio Lição 3 - Adolescentes - 2º Trim/2010

EVANGELISMO PESSOAL

Por que, quando, onde e como evangelizar
Estas são perguntas básicas no processo de evangelização. Vamos caminhar por cada item, procurando colocar em prática todos estes princípios. Se desejamos ver a igreja do Senhor Jesus se transformar numa igreja forte e sadia, precisamos mudar a nossa postura.

Por que ?
Em primeiro lugar, veja por que você deve ser um evangelista? O evangelista T.L. Osborn escreveu um livro intitulado: “Conquistando Almas, lá fora onde os pecadores estão”. Neste livro ele aponta algumas das razões que o levaram a ser um conquistador de almas. Vale a pena consultá-lo. Você deve ser um evangelista, porque esta foi uma ordem expressa de Jesus nos momentos finais de sua vida. Mc 16.15. Muitas são as desculpas que apresentamos para não obedecermos a esta ordem.
1. Falta de tempo – Mt 26.45; Lc 22.14.
2. Cansaço – Jo 4.6,7
3. Não tenho capacidade para falar do evangelho – Êx 3.11; Jz 6.15; Is 6.5; Jr 1.6. Você deve ser um evangelista, porque Deus o abençoou com dons e talentos – Mt 25.14 – 30; Lc 16. 2; 19.13. Você deve evangelizar porque Deus lhe deu o privilégio de participar do seu trabalho.

Quando?
Em segundo lugar, quando devemos evangelizar? A única resposta a esta pergunta é “agora”! Ml 1.9; At 17.30; Hb 3.7.

Onde?
Em terceiro lugar, onde devemos evangelizar?
Não podemos pregar o evangelho em todos os lugares, mas podemos individualmente conscientizar as pessoas a respeito de seus pecados. Há muitos lugares onde o ganhador de almas deve ficar atento.
1. Nos cultos – a igreja tem perdido muitas oportunidades de ganhar pessoas durante os seus trabalhos. Não podemos nos descuidar. Muitos entram e saem da igreja da mesma maneira. É preciso confrontar estas pessoas com a verdade.
2. Nos lares – o campo de trabalho de muitos não está no exterior, ou numa outra cidade, mas pode estar bem perto, dentro de suas casas. Mc 5.19; At 5.42; At 20.20.
3. No trabalho – Mt 9.9; Mc 1.16.
4. Nos transportes.

Como?
Em quarto lugar, como devemos evangelizar? Para começar, o ganhador de almas tem de ter experiência própria da salvação. O melhor exemplo deste tópico está no diálogo que Jesus travou com a mulher samaritana:
1. Jesus demonstrou amor e espírito de sacrifício – Jo 4. 4,6,8.
2. Jesus foi ao encontro da mulher. Ele partiu do geral ao particular - V. 4 – Samaria; V. 5 – Sicar; V. 6 – fonte de Jacó.
3. Jesus foi paciente – Jo 4.6
4. Entrou logo no assunto da salvação – v.7
5. Ficou sozinho com a mulher – v. 8
6. Deixou de lado os preconceitos
7. Permaneceu firme no assunto em pauta – v. 9 – 13
8. Levou a mulher a reconhecer o seu estado de pecado – v. 16
9. Não condenou a mulher - v. 18
10. Não discutiu – v. 20 – 24

Tratando com as diversas classes de pessoas
É importante antes de mais nada definir qual o significado do termo “perdido”. O “perdido”, não é um incrédulo, e muito menos, um ateu. Muitas vezes perdermos excelentes oportunidades de falar de Jesus, por rotularmos a pessoa antes de conhecermos as suas dúvidas espirituais. Chamamos “perdidos” aos que nunca aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. O trabalho do evangelista é o de falar de Jesus a todos os que ainda não ouviram as boas novas do evangelho. O desafio maior que o evangelista encontra é o de lidar com certas classes sociais. Os argumentos usados para levar um presidiário a Cristo, não podem ser os mesmos para se falar a um empresário. Ambos precisam do evangelho. Mas a abordagem deve ser diferente. Biblicamente falando, ninguém está livre de condenação diante de Deus, especialmente, após tomar conhecimento da verdade. Rm 1:20, 2:1. O importante é saber lidar com as desculpas que as pessoas apresentam para não firmarem uma decisão a favor do evangelho.

01. Eu sou o maior pecador. Nem mesmo Deus me aceita. 
Neste caso procure aplicar as palavras de Jesus que afirmou: “Os sãos não precisam de médico, e, sim, os doentes; não vim chamar justos, e, sim, pecadores”.

02. Toda religião é boa. O importante é você ser sincero. 
A sinceridade é uma das virtudes básicas no relacionamento entre o homem e Deus, e entre o homem e seu semelhante. Mas ela não conduz ninguém à salvação. Se a pessoa está caminhando numa direção errada, a sua sinceridade de nada adiantará. Religião é tudo aquilo que o homem faz para alcançar a Deus. Salvação é aquilo que Deus fez para libertar o homem de seus pecados. Jo 14: 6

03. Há muita coisa na Bíblia e no meio evangélico que não consigo entender
Estas pessoas não apenas desconhecem o que a Bíblia afirma, mas nada sabem da própria vida. Ninguém quer viver no escuro só porque não entende a complicada teoria da eletricidade. Ninguém deixa de tomar leite, somente porque não entende como se processa o metabolismo deste produto no corpo de um animal. Uma vaca de cor preta e branca, comendo capim verde, produz leite branco.

03. Todos são filhos de Deus. Ele não vai condenar uma pessoa que ele mesmo criou.
Na verdade, Deus não condena ninguém. Jo 3: 17. O homem é que se condena a si mesmo quando rejeita a oferta de Deus. Jo 12: 48.

04. Terei de abandonar muitas coisas que aprecio, inclusive, meus amigos.
Lembrar que o evangelho é luz. Ele quando entra na vida da pessoa, afasta toda a escuridão. Ninguém perde nada ao abraçar a verdade. Mas, pode-se perder tudo quando a rejeitamos. Mc 8: 36.

05. Eu ainda sou muito jovem, mais tarde eu vou pensar a respeito
Este é o jogo mais perigoso da vida. É como brincar de “roleta russa”. Lc 12: 19,20.

06. Não creio no inferno nem no castigo eterno. Também não creio na vida além desta. A morte é o fim de tudo. O inferno é aqui mesmo.
Este é um ponto delicado, pois, ninguém voltou após a morte para contar o que existe do outro lado. A única certeza que temos é o que a Palavra de Deus nos ensina. Mt 10: 48; Lc 16: 23.

Nenhum comentário: