sábado, 17 de abril de 2010

LIÇÃO 3 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 3
VAMOS COVERSAR SOBRE EVANGELISMO
Texto Bíblico
Ezequiel 3.16-21
DEVOCIONAL
    No livro “Como Ensinar Adolescentes”, a autora relaciona alguns princípios básicos do ensino e do aprendizado: mostre aos alunos a Bíblia como autoridade definitiva; relacione a Bíblia com as necessidades e experiências do adolescente, o aprendizado começa com o interresse; o aprendizado é diretamente proporcional ao envolvimento; aprender significa mudar de vida; o aprendizado resulta da identificação; aprender deve ser agradável, o ensino e o aprendizado dependem do Espírito Santo”.
     Estes princípios revelam o real sentido do ensino e do aprendizado que não tem seu fim na simples transmissão de conteúdos. O professor precisa estar sensível acerca de todas as esferas que envolvem a educação cristã, lecionando com criatividade, empenho e dedicação. É fundamental que os princípios apresentados norteiem toda a prática educativa, sobretudo, diante de um tema primordial para a vida cristã - o cumprimento do "Ide de Jesus".

ENFOQUE BÍBLICO
"Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os lugares mais distantes da terra."
Atos 1.8
FIQUE ALERTA
     Com certeza você já deve ter recebido alguma notícia muito importante, como o nascimento de um irmãozinho, a aprovação para a próxima série, uma viagem nas férias... Lembra-se da sensação que cada notícia lhe despertou? Alegria, ansiedade, expectativa, dúvida, medo... No nosso dia-a-dia, somos obrigados a conviver com notícias boas ou más e muitas vezes as más são mais constantes. Na maioria das vezes, o meios de comunicação trazem notícicias tristes, desagradáveis e estarrecedoras. São diversos casos de morte, assa sinato, violências e outros. E você? Procura ser uma pessoa que tem sempre uma notícia boa para dar ou é visto (a) como aquele (a) que só fala dos problemas e que está cheio de histórias tristes para contar?

QUEBRA-GELO
     Atividade: Conversa não-verbal
    Objetivos: Promover um momento de reflexão sobre questões referentes à necessicade de anunciar o evangelho e às dificuldades que muitos encontram para isto.
     Formação: Dois a dois, à vontade pelo espaço, sentados ou em pé.
     Desenvolvimento: Proponha que a dupla converse por apenas 2 à 3 minutos. Só que nesta conversa eles não poderão usar a fala nem a escrita. As duplas deverão conversar usando gestos e sons. Após o tempo determinado, reuna os alunos, e peça-lhes para expor o que cada um entendeu da linguagem do outro, proporcione um momento de reflexão a partir dos seguintes questionamentos. O que eles acharam de se comunicar sem as palavras? Foi facíl ou dificil? Você sente dificuldades para falar de Jeuss? Você poderá elaborar outras questões para serem abordadas acerca do tema da lição

PALAVRA VIVA
     Nesta lição falaremos a respeito de uma excelente notícia, que traz uma mensagem de salvação e esperança para todos aqueles que lhe derem crédito. Essa é a verdadeira boa notícia de todos os tempos. Será que você já pode imaginar de qual notícia estamos falando?

UM ATALAIA NO MEIO DO POVO
     O profeta Ezequiel foi instituído por Deus como atalaia do povo. Ser um atalaia significava que Ezequiel era a sentinela, ou seja, ele vigiava e guardava o povo. E não somente isso. Além de vigiar e guardar o povo, ele teria a tarefa de ouvir as mensagens de Deus e transmiti-las às pessoas (Ez 3.16-21). O texto bíblico apresenta com clareza qual seria sua situação de acordo com a escolha que fizesse. Se os ímpios ouvissem as advertências de Deus, permanecessem no pecado e morressem, o profeta teria feito a sua parte e estaria livre de responsabilidade. Agora, se as pessoas morressem sem ouvir a Palavra de Deus por conta da negligência do profeta, ele seria responsável pela vida de cada pessoa que morresse nessa condição.
     O que essa história do Antigo Testamento tem a ver com os crentes de hoje? Ora, Deus está continuamente "falando" com o seu povo. Portanto, assim como fez com o profeta Ezequiel, Deus deseja colocar cada crente como atalaia no meio do povo.

O QUE É O EVANGELHO?
     O termo evangelho significa boas-novas. Então, o evangelho é a "boa notícia" da providência de Deus para a salvação da humanidade, que se realizou quando deu o seu único Filho para morrer pelo mundo. Todos os ensinamentos bíblicos que apresentam o cumprimento do plano divino para a salvação dos homens constituem o evangelho. Este não pode ser compreendido só como um sistema de normas morais ou sociais, pois, embora a Bíblia as possua, isso não terá valor se não for proclamada a salvação aos pecadores.
     Queremos lhe apresentar uma simples definição: "O evangelho é o conteúdo do evangelismo, e o conteúdo do evangelho é Jesus Cristo".

O QUE É EVANGELISMO?
     O evangelismo é a tarefa destinada a conduzir homens e mulheres a reconhecerem sua condição de pecadores, aprendendo o plano de Deus, e aceitando a Jesus Cristo como seu Salvador. Em linhas gerais, resume-se no conjunto de estratégias elaboradas e técnicas apropriadas para a comunicação da mensagem de salvação a todos que estão distantes do Senhor.
     Evangelizar não é uma missão muito simples, porque não se resume apenas a anunciar o evangelho, como muitos entendem. O evangelismo é composto de algumas etapas para que se cumpra com eficiência o "Ide" de Jesus.
     Vejamos quais são:

     É preciso anunciar! O homem precisa ser informado acerca de sua condição de pecador, das consequências do pecado, do amor de Deus, do plano de salvação e do que é necessário fazer para se salvar.
     É preciso convencer! O evangelismo não é somente informar as pessoas sobre o evangelho. Existe uma outra parte mais importante que é convencer o pecador, mediante a fé de aceitar a salvação em Cristo Jesus.
Aqui é importante considerarmos que quem convence o pecador de sua condição é o Espírito Santo (Jo 16.8). Mas cada crente é um instrumento usado por Deus para que isso aconteça.
     É preciso discipular! Quando o pecador se converte a Cristo, não se encerra a tarefa da igreja e de cada crente.
     É necessário desenvolver mais uma etapa que é a do discipulado. O novo crente precisa aprender as doutrinas bíblicas e adquirir crescimento e amadurecimento espiritual.

RAZÕES PARA EVANGELIZAR 
a) Amor pelas almas
     Em Lucas 15.3-10 está descrita a parábola do pastor que saiu em busca de uma só ovelha que se havia perdido, enquanto havia no curral outras noventa e nove. Isso nos revela que cada alma perdida possui um imenso valor para Cristo.
     Olhar cada ser humano sem Cristo como uma preciosa alma perdida é fundamental para que cada crente exerçaseu amor ao próximo, levando o evangelho a toda criatura.
     Em Marcos 8.36,37 está registrado que uma só alma tem valor maior que o mundo inteiro. Isso mostra a importância que temos para Cristo. A condição de uma alma que ainda não aceitou a Jesus é a condenação ao sofrimento eterno. Imagine que alguém que você ama irá para o inferno. Pense no que isso significa e entenda que as pessoas ao redor representam almas perdidas, que precisam conhecer e aceitar a salvação. Essa já é uma enorme razão para evangelizarmos.
b) Vontade de Deus.
     Cada crento busca conhecer a vontade de Deus e descobre que o seu maior desejo é que todos se salvem (1 Tm 2.3,4). Essa descoberta nos revela o grande amor de Deus e desperta o desejo ardente de se dedicar à evangelização, para que a vontade do Pai seja satisfeita por meio do nosso empenho em cumprirmos o que deseja.
     Um bom exemplo da compreensão acerca da vontade de Deus é a da chamada de Isaías" (Is 6.8). 

c) Ordem de Jesus.
     Em Mateus 28.19 foi dada uma ordem expressa de Jesus, a Grande Comissão.
     A obediência ao cumprimento de suas responsabilidades faz toda diferença na sua vida, pois quando se desobedece a uma ordem, as consequências são sempre desagradáveis.

CONVERSA FRANCA
     Algumas pessoas são tímidas e sentem vergonha de dizer que são crentes. E você, também age dessa forma?
     Podemos sentir vergonha, quando há motivos justos, pois só temos razões para nos envergonharmos daquilo que seja sem honra ou humilhante para nós. Não há razão para ficarmos acanhados em anunciar o evangelho de Cristo, que é o poder de Deus para todo aquele que nEle crê. Evangelizar é uma honra, pois quando o evangelho do Senhor é anunciado, a vontade de Deus se cumpre e inúmeras vidas são salvas. Portanto, é nossa responsabilidade promover a propagação da mensagem das boas-novas de salvação a todos que estão distantes do amor de Jesus.

Nenhum comentário: