sexta-feira, 30 de abril de 2010

LIÇÃO 4 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

Lição 04
VAMOS CONVERSAR SOBRE MISSÕES

Texto Bíblico
Atos 2.37-43, 47b

ENFOQUE BÍBLICO
"Então ele disse: - vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.”  
Marcos 16.15, 16
FIQUE ALERTA

    Você gosta de "estar na moda"? A expressão "estar na moda" não está relacionada apenas ao modo de vestir. Tem a ver também com várias coisas, pois "modismo" é tudo aquilo que desperta a atenção de um grupo de pessoas durante algum tempo, mas que não cria raízes e logo é substituído por outro modismo.
    Às vezes falar sobre missões pode "estar na moda", pois o tema é debatido constantemente, mas, o que tem sido feito? E quais são os resultados? Nesta lição vamos estudar acerca da importância de se entender missões à luz da Bfblia.

PALAVRA VIVA

    Nesta lição, você compreenderá o que é missões sem sensacionalismo, pois o campo missionário precisa de trabalhadores fiéis e dedicados à obra missionária. Pessoas que entendam a importância de ajudar em missões de alguma forma: orando, contribuindo ou indo ao campo missionário dedicando suas vidas em prol de outros povos, raças e nações.

O QUE É MISSÕES?

    Cada cristão recebeu a missão da parte de Cristo para realizar aqui nesta terra: a pregação do Evangelho de Cristo. Missões é "a igreja enviando e propagando o evangelho a todas as partes do mundo".
    Leia Atos 1.8. Esse texto mostra que o evangelho deveria ser proclamado em Jerusalém, Judéia, Samaria e até aos confins da terra. Vamos imaginar que este versículo tenha sido escrito especialmente para você. Isso mostra que o evangelho deve ser anunciado na sua cidade, no seu estado, no seu país e até o restante do mundo. Desta forma, Deus não estipulou fronteira para cada crente atingir, já que o seu desejo é que toda a humanidade seja salva. Para isso, Ele conta com todos os crentes e não apenas com os missionários enviados.

CONSULTE O MANUAL

    O livro de Atos pode ser considerado o manual de missões para a Igreja, pois o seu tema principal é a propagação do evangelho. Esse livro apresenta o relato do início do Cristianismo. Não deve ser compreendido somente pelo seu caráter histórico, pois, mesmo com contextos totalmente diferentes, o livro de Atos nos revela o padrão para as Igrejas de hoje.
    Foi escrito por Lucas e se inicia com a descrição da ascensão de Jesus ao céu, o que mostra que seria necessário que a Igreja fosse capacitada para dar continuidade ao ministério de Jesus. O livro apresenta o que Ele fazia e ensinava depois de sua ascensão, por meio do Espírito Santo que foi enviado a terra, através dos apóstolos e da igreja primitiva.
    Em Atos, nos é contado acerca dos primeiros 30 anos da igreja, apresentando o enorme crescimento que essa alcançou, pois o evangelho começou a ser anunciado em Jerusalém e, ao final de sua narrativa, já havia chegado a Roma. Pode parecer que a expansão do evangelho não foi tão grande assim, mas precisamos refletir que, para os homens daquele tempo, foi significativo, visto as condições de conhecimento geográfico limitado e transporte precário. Hoje, é só lembrarmos que eles ainda não sabiam que existia a América, por exemplo. Então o fato de o evangelho ter chegado até Roma representa uma grande conquista.
    Por que tudo isso aconteceu em tão pouco tempo? Porque a igreja daquela época foi obediente e revestida pelo Espírito Santo, visando os confins da terra. Mesmo enfrentando fortes perseguições, fazer missões era a essência da Igreja.

PODER PARA QUÊ?

    As igrejas enfatizam a busca pelo poder do Espírito Santo com cultos bastante avivados. Mas para que ter o poder do Espírito Santo?
   Segundo nos ensina a Palavra de Deus, o poder do alto sempre está relacionado a alguma responsabilidade, pois os dons são distribuídos para atender propósitos específicos de Deus para sua Igreja.
    Leia as citações bíblicas a seguir: Mt 28.18-19; Mc 16.15-17; Lc 24. 46-49; Jo 20. 21,22; At 1.8. A partir destes versículos, entendemos que o poder está intimamente ligado a missões, porque serve para capacitar os crentes a fazerem algo para o Senhor. Sendo assim, muito poder e pouca ação no sentido da evangelização do mundo não está de acordo com os ensinamentos da Bíblia.

O QUE EU TENHO HAVER COM ISSO?

    Você tem tudo haver com a obra, missionária, pois, como vimos a partir do exemplo de Atos, o propósito da igreja é missões. Por isso, tudo o que é realizado pela igreja tem que envolvê-la, do contrário não terá sentido.
    Sabemos que alguns crentes são chamados diretamente por Deus para fazer missões transculturais, que se aplicam às missões realizadas em lugares fora do país de origem. Há aqueles que são chamados para as missões nacionais, que são realizadas dentro do território nacional. E há cristãos que fazem as chamadas missões urbanas, que são feitas próximo do perímetro urbano de sua residência, bairro ou município. Não importa qual dessas missões se encaixe no chamado missionário que o Senhor tenha com você. Saiba que os planos de Deus se cumprirão na sua vida, e você será um instrumento poderoso para resgatar aqueles que estão distantes do Senhor.
    Muitas pessoas pensam que os missionários têm que sofrer horrores no campo e nem se compadecem ou se dispõe a ajudá-los. Isso revela falta de amor, pois é fácil ficar no seu conforto e achar que os outros devem passar por dificuldades tremendas.
De fato, temos conhecimento do trabalho difícil dos missionários, das perseguições e problemas que enfrentam no campo, principalmente nos lugares onde a pregação do evangelho é proibida.
    Todavia, a responsabilidade da igreja é favorecer e dar o melhor suporte possível para os missionários no campo.
    Muitas vezes o envolvimento com missões é temporário, ou seja, a igreja se volta para missões em ocasiões específicas, organizando conferências, semana de oração, recebendo a visita de missionários... É certo que todas essas atividades são importantes para a igreja que cumpre seu verdadeiro papel, no entanto, não podem ser feitas como se a obra missionária fosse apenas mais um departamento da igreja.

MÃOS À OBRA!

    O texto bíblico de Atos 2.37-43 apresenta um relato das primeiras conversões, mostrando que as pessoas estavam aceitando a Jesus Cristo e se comprometendo com Ele. O número de salvos era grande como resultado do incansável trabalho da igreja primitiva, que tinha em suas pregações a essência do genuíno evangelho de Cristo Jesus.
    Durante tantos anos o evangelho tem sido propagado com maior ou menor intensidade de acordo com o envolvimento da igreja em cada lugar econtando com crentes obedientes à Palavra de Deus. E, quando a igreja e cada crente em particular fazem sua parte, os resultados aparecem devido à atuação do Espírito Santo, que completa a obra.
    Deus conta com você para que o evangelho seja pregado em todo o mundo. Para que isto aconteça, você – querido adolescente – precisa estar envolvido de alguma forma com a evangelização daqueles que estão ao seu redor e, ao mesmo tempo, dos que estão muito distantes. Porque missões têm que ser parte da vida da igreja e da sua vida.
    Não vale dizer que não foi chamado para missões, pois a Bíblia deixa clara a sua responsabilidade!

CONVERSA FRANCA

    Como podemos alcançar o mundo atual diante das diferenças políticas, econômicas e sociais? Existe algum método padrão? Existe alguma fórmula pré-estabelecida? O que devemos ter em mente, quando propomos evangelizar um determinado povo que possui cultura e língua diferentes da nossa?
    Durante algum tempo, pensou-se que havia um método fixo para a evangelização do mundo. Um que fosse ajustável a toda e qualquer situação, não importando o povo a ser alcançado e suas características. Porém, com o passar do tempo, verificou-se que tal método utilizado para alcançar um povo não trazia os mesmos resultados em outros. Descobriu-se que, para cada povo, uma situação particular há de ser observada pelos missionários, para que tenham sucesso na sua evangelização. Desta forma, os missionários tem de descobrir de que forma os povos a serem alcançados conhecem a Deus e assim utilizar-se desse conhecimento como ponto de contato e partida para a evangelização.

Nenhum comentário: