sexta-feira, 30 de abril de 2010

LIÇÃO 5 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

Lição 5
EU & A PÁTRIA

Texto Bíblico
1 Pedro2.11-18
MENSAGEM DA SEMANA
    Devemos amar a nossa nação. Por que temos o dever de amar a pátria? Por que se preocupar com isso? Vamos tentar entender o que é ser um cidadão cristão? O que a nação representa para nós? Deus tem nacionalidade? Seria Ele brasileiro? Ou, quem sabe, israelita? Americano? Você sabia que nós, cristãos, temos duas nacionalidades? Que tal refletirmos sobre esses e outros assuntos?

ENFOQUE BÍBLICO
"Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para a sua herança". Salmos 33.12

DEVOCIONAL DIÁRIO
    Aproveite a lição desta semana para refletir sobre seu próprio exercício de cidadania. Faça uma auto-análise sobre seus direitos e deveres para com a pátria e depois ore. Ore pelos legisladores, governantes, líderes e autoridades de modo geral. Ore por Israel, pela igreja local e por cada crente no Senhor Jesus Cristo. Não se esqueça de zelar também por sua cidadania celeste , meditando diariamente na Palavra de Deus.

FIQUE ALERTA
    Você, jovem cristão, possui duas nacionalidades. Mas como assim? Uma delas é terrena e a outra, do Céu. Sendo cidadão de duas pátrias, você tem direitos e deveres nas duas. Enquanto estiver no mundo, seja um autêntico cidadão e não se esqueça de viver como convém a um verdadeiro cidadão do céu. Deus espera que você exerça a sua dupla cidadania dando testemunho do verdadeiro jovem que herdará a pátria celeste.

BÍBLIA EM FOCO

CIDADÃO COM DEVERES
    O jovem cristão, que realmente tem compromisso com Deus, está sempre preocupado com suas responsabilidades morais, éticas, sociais e espirituais. A Palavra de Deus em 1 Pedro 2.11 lembra-nos do caráter provisório de nossa permanência aqui na Terra (1 Pe 2.11,12). Daí, a necessidade de vivermos honestamente diante do mundo, portando-nos sempre de forma correta e eticamente incontestável.
    Como servos de Deus e participantes da família de dEle, devemos ser responsáveis por tudo quanto fazemos e dizemos. É nosso dever sermos sérios, honestos e confiaveis. Estar em dia com os nossos deveres civis ou militares. Ora, um jovem crente não pode criar problemas na escola ou comportar-se de forma irresponsável no trabalho, (não é verdade?) porque esse mau testemunho desonraria a sua vinculação com Cristo.
    Os invejosos que perseguiram Daniel, com medo de perderem seus cargos no reino babilônico, fizeram de tudo para encontrar algum deslize, alguma falha, ou qualquer coisa que desabonasse a conduta daquele jovem. Porém, nada puderam encontrar, uma vez que Daniel "era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa" (Dn 6.4,5). Vigiemos, pois, para que o mundo não tenha nenhuma acusação contra nós.

CIDADÃO COM DIREITOS!
    A Constituição Brasileira nos garante o direito à habitação, educação, saúde, alimentação... Mas infelizmente esses direitos não são usufruídos por todos. Com a desigualdade social imperando em nosso país, nós, cristãos, não temos outro socorro a não ser o Senhor nosso Deus.
    Ele "trabalha para aquele que nele espera" (Is 64.4). Ele entra em nossa defesa e cuida de nós de modo especial: "quem tocar em vós, toca na menina dos meus olhos" (Zc 2.8). O Senhor nos ama e está pronto a nos atender diante das dificuldades:
"Porque os olhos do Senhor estão sobres os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações...” (l Pe 3.12)
    Quer mais direito do este? É Deus quem toma conta da sua vida das suas necessidades, das suas causas, dos seus projetos etc. Lembre-se de que Ele "muda o tempo e as horas; ele remove reis e estabelece reis" (Dn 2.21), determina e ninguém invalida! (Is 14.27).
    A Palavra de Deus afirma: "Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pe 2.9). O salmista Davi certa vez disse que é Deus quem sustentava o seu direito (Sl 9.4) e que o Senhor sustentará sempre o direito do necessitado e a causa do oprimido (Sl 140.12). Aleluia!

POR AMOR A DEUS
    A Bíblia nos ensina que devemos obedecer às autoridades por amor ao Senhor. Agindo assim, estaremos glorificando a Deus por meio do nosso comportamento que está sendo observado (1 Pe 2.12,13).
    É interessante que a Bíblia fala de líderes bons e maus. E todos eles deviam e devem ser respeitados de igual modo. Devemos obedecer às leis impostas por nossas autoridades (para não sofrermos punições), exceto aquelas que ferem a fé cristã. Só há uma lei, maior do que todas, na vida de um servo de Deus: a Bíblia Sagrada!
    Enquanto servos de Deus, a Palavra dEle nos adverte, ainda, que o nosso proceder não deve ser por obrigação. Não devemos obedecer-lhe por medo de sermos castigados. E sim, agirmos como "livres, não usando a liberdade para incobrir o mal" (1 Pe 2.16).
Lembremo-nos de Daniel no cativeiro Babilônico. Aquele jovem estava livre para tomar qualquer decisão, longe de seus pais. Poderia ter pecado, desobedecendo à Lei de Deus e aproveitando os manjares do rei pagão. Sim, poderia, mas ele soube fazer a boa escolha. Da mesma maneira, José, lá no Egito, um jovem sozinho, saudável, sendo perseguido pela mulher de Potifar, fugiu dela para que sua vida não fosse manchada pelo pecado (Gn 39.12).

DEUS É BRASILEIRO?
    O nosso Deus não tem nacionalidade. Ele é o Senhor de todas as nações. Ele é Senhor dos céus e da terra, Santo, Perfeito, Único, Soberano! Não há Deus como o nosso Deus.
Não privilegia este ou aquele povo. "Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor!" (Sl 33.12).
    Entretanto, às vezes, somos tentados a questionar: E o Brasil? O que está acontecendo com o nosso país? Violência, prostituição, desonestidade, corrupção. E na área religiosa? Idolatria, divisões, sincretismo; até mesmo no meio evangélico. Há igrejas que se dizem cristãs, mas estão imitando os costumes mundanos, inclusive, introduzindo elementos de religiões orientais e africanas em sua liturgia. O fim se aproxima. Todavia, todas as características ruins que vemos em nosso país não diferem muito da realidade espiritual mundial, a não ser na forma de manifestação da postasia. A Igreja do Senhor, composta de membros de todas as nações, é o povo escolhido de Deus. A Bíblia diz que a igreja é a nação eleita. Com este povo Deus tem compromisso!

CONVERSA FRANCA
    "Um certo homem, dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta alavo Bilac, abordou-o na rua:
    - Sr Bilac, estou precisando vender meu sítio, que o senhor conhece tão bem. Poderia redigir um anúncio para o jornal? a poeta, imediatamente, apanhou um papel e escreveu:
    'Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes na varanda.
    ' Meses depois, Bilac encontra o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. - Nem pense mais nisso! Disse o homem. Quando li o anúncio, é que percebi a maravilha de casa que eu tinha."Muitas vezes, não percebemos as coisas boas que possuímos e saímos, desesperados, em busca de falsos tesouros. Valorize o que você tem! Valorize seu país, sua cidade, sua comunidade, as pessoas com as quais se relaciona, a família, os amigos e as oportunidades que Deus lhe tem dado.

Nenhum comentário: