quarta-feira, 7 de abril de 2010

LIÇÃO 1 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 1
EU TENHO UMA MISSÃO!

Texto Bíblico
Mateus 28.18-20
DEVOCIONAL
     "O estudioso D. A. Carson conta sobre uma época em que foi, junto com um amigo, a uma praia em busca das tão necessárias paz e tranquilidade. Ao chegarem, no entanto, viram a praia repleta de garotos do colegial, comemorando com cerveja e música alta a formatura que se aproximava.
     Carson escreveu: " Fiquei profundamente desapontado, porque a minha noite de descanso estava sendo estragada por uma festa turbulenta, eu me preparava para revestir meu desapontamento com um ultraje moral. Virei-me para [meu amigo] Ken para descarregar o veneno, mas parei quando o vi olhando fixamente para a cena com um olhar distante. Então, disse ele de modo um tanto suave: 'Garotada do colegial, que campo missionário!'" (Graça diária, p.217. CPAD).
     Querido mestre, muitas vezes é fácil não perceber as oportunidades de realizar uma missão que Deus coloca diretamente em nosso caminho.
     Entretanto, evangelizar é tarefa de todos. Não podemos perder essa oportunidade!

ENFOQUE BÍBLICO
"Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão,"
Salmos 22. 27

FIQUE ALERTA
     Diariamente você se depara com alguma missão geralmente atribuída por seus pais: separar e jogar fora o lixo, arrumar o quarto, ir à padaria, lavar o tênis... Como você se comporta quando lhe solicitam alguma tarefa? Sugere que seus pais peçam para o seu irmão? Diz que já vai, mas espera que seus pais se esqueçam do pedido? Ou cumpre tudo imediatamente e de boa vontade?
     Em vários momentos, você reagiu de forma diferente quando lhe pediram para executar algumas tarefas. Procure ser prestativo e diligente em relação ao trabalho que lhe! for atribuído.

QUEBRA-GELO

Aprendendo acerca da Grande Comissão
     Faça uma rápida dinâmica para introduzir a aula. Escolha três aluno da classe (veja aqueles que são mais participativos e desinibidos). Cada um vai representar um dos discípulos de Jesus. Explique que cada aluno terá 3 minutos para falar do plano de salvação com suas palavras para toda a classe. Ao término da última apresentação, leia o texto bíblico referente Grande Comissão (Mc 16.15-18). Explique à classe que Jesus é o Senhor de toda a terra e morreu pelos pecados de toda a humanidade, a fim de salvá-la. Por isso, todos nós fomos comissionados – ou seja, devemos ir – seja até casa de nosso vizinho, seja para um outro país - e fazer discípulos. Nã é uma opção, mas uma ordem a todos os que chamam Jesus de Senhor.

PALAVRA VIVA
     Nesta lição vamos conversar sobre a importante missão que você tem para cumprir aqui neste mundo. Esta missão está revelada na Bíblia e foi ordenada por Jesus Cristo. Que legal! Você tem uma missão para cumprir, dada diretamente por Jesus. Então, vamos lá conhecer o que Ele deseja que você faça!
     Na adolescência se inicia o quarto estágio do desenvolvimento cognitivo do pensamento chamado de periodo de operações formais. Isso está baseado na teoria do psicólogo Jean Piaget, ainda utilizada por alguns educadores.
     O período de operações formais caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de realizar as operações mentais somente no nível das ideias.
     O adolescente passa a ter capacidade de refletir livremente e de tirar suas próprias conclusões, baseando-se em situações reais ou em suposições. Surge então a necessidade de explorar esta nova aquisição mental. Desta forma, o adolescente começa a estabelecer projetos de vida, metas a serem alcançadas e busca soluções para transformar o mundo.
     Essas informações nos revelam que a escola dominical é o espaço ideal para o professor aproveitar e explorar o potencial de seus adolescentes para que a tarefa da evangelização se torne parte integrante do projeto de vida dos alunos.

A GRANDE COMISSÃO
     No texto bíblico abordado nesta lição, vemos que Jesus apareceu aos seus discípulos e Ihes deu uma tarefa que é chamada de A Grande Comissão (Mc 16.15-18).
     Ao ouvir essas palavras os discípulos logo foram cumprir sua tarefa. Pela obediência à ordem de Deus, foi que pudemos conhecê-lo, pois como teríamos ouvido sobre o evangelho se nos encontramos tão distantes do tempo e do lugar em que isto aconteceu? Se não houvesse pessoas obedientes à Palavra de Deus, o evangelho não teria chegado até nós.
     Mas essa ordem não foi somente para aqueles que tiveram o privilégio de ouvir o "Ide" do próprio Jesus. Evangelizar não é uma opção, mas uma obrigação de todos os que chamam Jesus de Senhor.
Cada um de nós a partir do momento em que aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador passa a ter responsabilidade de ir buscar outras pessoas para terem a mesma experiência.

VÃO A TODOS OS POVOS
     Na Primeira Carta aos Coríntios 12.12-28, o autor, Paulo, apresenta a definição do que é a igreja, com parando-a a um corpo. Isso quer dizer que cada crente possui uma importância singular dentro do Corpo de Cristo, que composto por vários membro de igual valor. Assim, você adolescente é hoje parte deste Corpo. Saiba que você é templo e habitaçã do Espírito Santo, e que Deus deseja usá-lo como instrumento par alcançar outras vidas em vário lugares por meio das boas-nova de salvação.
     Jesus disse: Vão! Note que Ele não disse se você quiser ou faça-me o favor. O "Ide" foi uma ordem de Cristo. Você pode estar achando que terá que sair viajando pelo mundo e pregando o evangelho. Isso co certeza seria ótimo, mas existe muitas maneiras de você falar c Cristo a todas as nações. Lembre-se de que a Grande Comissão é pa atingir todo o mundo. Então, o seu país, o seu estado, a sua cidade, seu bairro e a sua rua estão incluíd neste "Ide".
     Preciso começar perguntando mais uma vez: Qual é a nossa missão como igreja? A resposta está em reconhecer que somos o corpo de Cristo. Portanto, devíamos estar fazendo o que Ele fez na terra. A evangelização do mundo, portanto, tem de ser missão, o objetivo norteador da igreja pois era a meta central de nosso Senhor - a única razão pela qual o Filho eterno, despojando-se de suas vestes de glória, assumiu nossa forma. Ele veio para buscar e salvar o que se havia perdido' (Lc 19.10) - 'não veio para ser servido mas para servir, e para dar a sua vida em resgate por muitos' (Mt 20.28)" Coleman, Robert. A Chegada do Avivamento Mundial: Rio de Janeiro: CPAD,1996).

ENSINAI...
     Jesus disse: ensinai! O propósito de Cristo não é somente que as pessoas ouçam falar dEle, que levantem suas mãos e fique por isso mesmo. Não é apenas uma grande quantidade de conversões, mas ELe deseja que as pessoas aprendam os seus ensinos e possam viver como Ele viveu. Jesus Cristo deseja que cada discípulo forme outros discípulos, ou seja, pessoas capazes de segui-lo com um compromisso diário de oração, leitura da Bíblia, comunhão com a igreja e pregação do Evangelho (João 8.31).

COMPROMISSO COM DEUS
     O batismo representa a dedicação da pessoa a Jesus Cristo. É uma demonstração pública da fé e do fim de uma vida de pecado para se iniciar uma nova vida de comunhão com Deus. Quem se batiza nas águas assume o compromisso de viver para o Senhor.
     Jesus Cristo, quando anunciou aos seus discípulos a grande missão da igreja, foi muito profundo em suas palavras, determinando que não seria necessário somente semear (ir), mas também cuidar (ensinar) e colher (batizar) os frutos de um verdadeiro encontro com o Salvador.
     O batismo é muito importante para a vida cristã, representando a união entre Cristo e o crente. Se você não é batizado, comece a se preparar para assumir esse compromisso.
"Jesus ordenou que os discípulos pregassem o evangelho, ensinassem os novos convertidos, e então os batizassem (Mt 28.19). Isto deixa bem claro que a pessoa só deve ser batizada depois de demonstrar ser salva em Cristo. Infelizmente, alguns novos convertidos, ou adolescentes nascidos em lar evangélico, ficam adiando o batismo, dizendo que, após serem batizados terão de mudar o seu modo de viver. Errado. O modo de viver de uma pessoa deve ser mudado tão logo ele aceite a Cristo como Salvador. As pessoas não são batizadas para serem salvas, mas porque já são salvas, e isto deve ser demonstrado em suas vidas antes mesmo do batismo.
     Embora o batismo não salve, não podemos nos esquecer da declaração de Jesus; 'Quem crer e for batizado será salvo '(Me 16.16).
O salvo não tem de optar por ser batizado ou não. Se creu em Jesus e o recebeu, deve demonstrar isto com uma atitude de obediência, passando pelas águas. Ficar adiando o batismo porque não quer abandonar certos costumes, ou porque recusa assumir um compromisso com a igreja, é comportamento de quem ainda nao experimentou verdadeirame o novo nascimento. Se alguérn morrer sem ter tido tempo de passar pelas águas, como o ladrão da cruz (Lc 23.42,43), certamente entrará no paraíso. Contudo, se você tem tempo e oportunidade de ser batizado, e nega-se a fazê-lo, corre risco de perder a salvação" (DORETO Marli. Manual de Integração do Novo Convertido pp 169,170 Rio de Janeiro:CPAD).

TODAS AS NAÇÕES
     Salmos 22.27 declara a imensa necessidade de que todos os "cantinhos" da terra conheçam e se convertam ao Senhor.
     Porém, para que todas as nações conheçam a Cristo, é necessário que a Igreja não pare nunca de anunciar o evangelho por todos os lugares. Deus conta com cada crente.
     Talvez você imagine que há algo "errado" nesta história. Afinal, é difícil imaginar que Deus precisa de você para alguma coisa. Mas a Bíblia é clara quando diz que Deus decidiu atribuir essa responsabilidade à Igreja. Isso mesmo! Ou cumprimos nossa missão ou ela não será realizada na terra. Porém, em cada geração Deus tem encontrado servos fiéis e obedientes à sua Palavra que anunciam o evangelho.
     Há a grande necessidade de intensificar o trabalho de evangelização mundial, pois a volta de Cristo está próxima (1 Ts 5.1-3). O número de evangélicos tem crescido bastante, principalmente aqui no Brasil, mas essa não é a realidade em todo o mundo, visto que existem lugares onde nunca se ouviu falar o nome Jesus e que não é permitida a divulgação do evangelho. Isso nos mostra que ainda há muita coisa para ser feita. Faça a sua parte!

ESTOU CONVOSCO
     Aleluia! Jesus Cristo encerra suas palavras trazendo incentivo e conforto para os seus discípulos ao declarar "Estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mt 28.20b). Esta é a promessa para os que se comprometem e cumprem sua ordem, ganhando almas perdidas para Cristo. É maravilhoso saber que Cristo está com você durante todo o tempo. Não há melhor companhia e ninguém que possa nos ajudar como Jesus. Ele cuida dos seus filhos a cada instante. Não há o que temer, pois, crendo nessas palavras, encontramos a resposta para qualquer problema que surgir à frente.
     É um privilégio saber que Jesus Cristo deu a cada crente uma importante missão: buscar almas que o aceitem como Salvador, para que cumpram sua vontade e sejam batizadas. Assim assumirão compromisso com Ele, e farão outros discípulos para o Senhor.
     Então, é preciso que todos os crentes, de todas as idades, se unam e levem ao mesmo tempo c evangelho a todas as nações.
     Como fazê-lo? É o que você verá nas próximas lições. Não perca!

CONVERSA FRANCA
     ExpIique aos seus alunos a mportância do trabalho do ministério de evangelismo na sua Igreja. Fale acerca da evangelização como a missão primordial da Casa de Deus. Mencione que a tarefa de evangelizar tem como base bíblica Mateus 28 19-20 que fala a respeito da ordem de Cristo à sua igreja com quatro açoes principais: ir (no sentido de mover-se ao encontro das pessoas a fim de comunicar a mensagem da salvação); fazer discipulos (tornar as pessoas seguidoras de Cnsto) batizar (confirmar o novo discípulo pela sua confissão pública de que Jesus é o seu Senhor e Salvador) e ensinar as doutrinas da Bíblia (com o objetivo de fazer com que o novo crente cresça na graça e no conhecimento da Palavra de Deus durante toda a sua caminhada cristã)
     Você já falou do evangelho para algum amigo ou familiar descrente? Não podemos deixar de propagar a mensagem de Cristo a todos que estão distantes e próximos de nós. Essa é a nossa missão! Jesus começou seu ministério anunciando a salvação primeiramente aos judeus. Depois, voltouse para o mundo gentílico; pregou o evangelho, curou e libertou pessoas. A mensagem de fé e de perdão é para todos, não apenas para a nossa congregação, bairro e a nação. Devemos alcançar nossa família, vizinhos e nosso povo, mas também outras nações. Não perca tempo! Anuncie as boas-novas àqueles que se encontram distantes do Senhor e aos que estão afastados dos caminhos de Deus. Eles também são vidas preciosas para o Todo-Poderoso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns por disponibilizar questões para as classes jovens e adultos.Mas para torna-se um site mais completo,sugiro também que seja postada questões das demais classes(pré-adolescente, adolescente e juniores).agradeço a atenção.