sexta-feira, 23 de abril de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 04

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 4
QUEM É JESUS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
"Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi" (Mt 17.5).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
Saber quem realmente é Jesus é importante para você, pois esse conhecimento, se entendido e aceito, faz a diferença aqui e na eternidade.

MENSAGEM DO DIA
Mateus 16.13-16
13 - Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos:
Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
14 - E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros:
Jeremias ou algum dos profetas.
15 - Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?
16 - Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

ESTUDANDO A BÍBLIA

INTRODUÇÃO
    "Quem é Jesus Cristo?" Essa é uma das perguntas mais importantes da história. Muitas pessoas têm, na maioria das vezes, conceitos errôneos sobre o Homem mais importante que já viveu na face da Terra. Alguns dizem que Ele foi uma figura mitológica. Outros pensam que Jesus era apenas um profeta. E você? O que sabe a respeito de Jesus? Você realmente O conhece? Dê mais um passo de fé estudando sobre a pessoa de Jesus.

DESCOBRINDO A VERDADE

I. A IDENTIDADE DE JESUS
    Nossa identidade representa quem somos, e nos acompanha desde que nascemos e ganhamos um nome. Quando identificados corretamente, podemos obter crédito, estudar, arrumar um emprego e fazer tantas outras coisas inerentes à vida em sociedade.
    Para que não haja confusão entre as muitas pessoas que possuem nomes parecidos, aparências parecidas ou que façam coisas parecidas, a sociedade exige que sejam identificadas de forma correta. Portanto, saber quem realmente uma pessoa é faz diferença nas relações em sociedade.
    1. Identificando corretamente a pessoa de Jesus. Da mesma forma, em relação à fé, é preciso que possamos identificar corretamente a pessoa de Jesus Cristo. Ele é a personalidade mais comentada da história. Desde o seu nascimento, morte e ressurreição, discussões atravessam séculos, se acumulam e são transformadas em opiniões que variam entre considerar Jesus como um grande líder, um grande profeta, um falsário ou, o mais importante, reconhecê-lo como o Filho de Deus e Salvador da humanidade. De acordo com a Bíblia, saber quem realmente é Jesus e aceitar não apenas sua identidade, mas também o sacrifício feito na cruz, faz a diferença entre passar a eternidade com Deus ou longe dEle. E como a Bíblia foi escrita por pessoas inspiradas por Deus e que testemunharam os acontecimentos em torno da vida de Jesus, registraram suas palavras e aceitaram a identidade de Jesus como Filho de Deus e Salvador, entendemos que seus relatos são os únicos confiáveis, e que quando a Bíblia fala, Deus também está falando.

COMPREENDENDO A VERDADE

II. JESUS É APENAS UM PROFETA?

    O profeta não é apenas uma pessoa que prediz o futuro. Um profeta é um representante de Deus, que fala a vontade divina aos homens. Neste aspecto, Jesus falou a todos os seus ouvintes sobre quem é Deus, qual era a sua vontade e de que forma os homens poderiam ter um relacionamento correto com Deus, sem a barreira do pecado.
    Há pessoas que crêem que Jesus foi um grande profeta, pois partem do princípio de que Ele falou coisas novas sobre Deus, e em seus dizeres acham-se verdadeiras profecias. Moisés, o grande libertador e legislador de Israel, foi usado por Deus para dizer: "O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás" (Dt 18.15). Ele se referia aqui à pessoa do Senhor Jesus Cristo, que foi identificado posteriormente como esse profeta em Atos 3.23,24.
    O próprio nascimento de Jesus foi a realização de uma profecia: seu nascimento de uma virgem, foi relatado em Isaías 7.14: "Pois o Senhor mesmo Ihes dará um sinal: a jovem que está grávida dará à luz um filho e porá nele o nome de Emanuel." Esta profecia foi cumprida em Mateus 1 .18:
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo." Ele nasceria em Belém, como falou o profeta Miquéias: "Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era rei da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente e chegaram a Jerusalém" (Mt 2.1). Estas são duas entre as muitas profecias que Jesus cumpriu.
    Como profeta, Jesus predisse a destruição de Jerusalém, registrada em Lucas 21.20-24: "Jesus disse ainda: __Quando vocês virem a cidade de Jerusalém cercada por exércitos, fiquem sabendo que logo ela será destruída. Então, os que estiverem na região da Judéia, que fujam para os montes. Quem estiver na cidade, que saia logo. E quem estiver no campo, que não entre na cidade. Porque aqueles dias serão os "Dias do Castigo", e neles acontecerá tudo o que as Escrituras Sagradas dizem. Ai das mulheres grávidas e das mães que ainda estiverem amamentando naqueles dias! Porque virá sobre a terra uma grande aflição, e cairá sobre esta gente um terrível castigo de Deus" (Lc 19.43,44). Este fato se deu no ano 70 de nossa era, quando o general Tito sitiou Jerusalém e a destruiu retirando até os alicerces do templo.
    Jesus profetizou muitas coisas sobre o futuro, como a descida do Espírito Santo, acontecida no Dia de Pentecostes. Ele mesmo cumpriu todas as profecias inerentes à sua manifestação em carne para revelar a vontade de Deus aos homens.
    Com base no que você leu acima, não seria errado classificar Jesus como um grande profeta, como os demais profetas que Deus inspirou a que falassem verdadeiramente em seu nome. Mas defini-Lo apenas como um profeta reduz muito a sua verdadeira identidade.
    1. Jesus foi apenas um grande líder? Grandes líderes são conhecidos pelas atuações ímpares que fazem na história da humanidade. Devemos reconhecer que algumas dessas atuações nem sempre são tidas por benéficas, mas ainda assim destacam a pessoa no curso da história.
    Algumas pessoas crêem que Jesus foi um grande líder da humanidade. Ele alimentou multidões multiplicando pães e peixes, conduziu pessoas por meio de seus discursos e promoveu o convívio pacífico entre judeus e romanos em uma nação conflagrada pelas guerras. Suas palavras relatadas no Sermão do Monte são recitadas por pessoas de várias confissões religiosas. Sua mensagem atravessou séculos, e até hoje é pregada. Essas características podem confirmar a definição de Jesus como um grande líder da humanidade, mas resumi-Lo desta forma é o mesmo que enquadrar Jesus entre outros líderes da humanidade, bons, como Martin Luther King e Lutero, ou maus, como Stalin e Hitler. Jesus deu grandes demonstrações de uma liderança que faz diferença pelo exemplo, mas Ele é muito mais que um grande líder.
    2. Jesus foi um mentiroso? Há pessoas em nossos dias que definem Jesus como um mentiroso ou um louco. Acham que suas declarações foram falsas, ou que Ele nunca as fez. Se Jesus foi um homem mentiroso, então o destino de milhões de pessoas ao longo dos últimos vinte séculos está em risco. Jesus afirmou ser o Filho de Deus (Jo 9.35-38; Mt 16.16-20). Seus discípulos, tinham a certeza de que Ele falava a verdade não apenas por causa de suas palavras, mas também por causa de seus milagres, curas de pessoas enfermas, intervenções maravilhosas na natureza e poder sobre espíritos malignos. Devemos ressaltar que nenhum de seus oponentes duvidou da veracidade de suas ações e palavras. Estes fatos fazem de Jesus uma pessoa verdadeira, e que podemos confiar nEle para a salvação de nossas almas, e que as pessoas que não crerem nEle estarão caminhando para um destino cruel.
    3. Jesus é Deus. A Bíblia declara que Jesus é o Filho de Deus. Devemos crer na Bíblia porque Ela foi inspirada pelo próprio Deus, e Ele é o único que tem o poder de relatar as coisas de acordo com a Verdade.
    Em toda a história, nenhum líder religioso afirmou ser Deus, exceto Jesus. Quem imagina que Jesus nunca afirmou ser Deus está enganado.
Ele deixou claro que existia antes de Abraão (Jo 8.58), e que era igual a Deus, o Pai (Jo 5.17,18). Ele disse que podia perdoar pecados (Mc 2.5-7), o que apenas Deus poderia fazer (Is 43.25). Certa vez, questionado por Filipe, um de seus discípulos, disse: "... Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai?" (Jo 14.9). Mesmo os inimigos de Jesus o acusaram por esta afirmação: "Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia, porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." Como Deus encarnado, Ele curou centenas de pessoas, operou milagres, teve poder sobre os elementos da natureza e sobre os espíritos malignos. Jesus aceitou a adoração devida apenas a Deus, e o próprio Tomé, que duvidou da ressurreição do Senhor, o adorou dizendo: Meu Senhor e meu Deus! (Jo 20.28). E o próprio Deus, no batismo de Jesus, confirmou que Jesus era seu Filho, reconhecendo o seu ministério e autoridade: "E eis que uma voz dos Céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me com prazo".

APLICANDO A VERDADE

III. JESUS, NOSSO SUMO SACERDOTE

    Enquanto o profeta fala sobre Deus aos homens, o sacerdote falava com Deus em nome dos homens. Na história hebraica, Deus instituiu os sacerdotes para que intercedessem pelos homens diante de Deus e oferecessem sacrifícios pelos pecados. Os muitos sacerdotes faziam sacrifícios aceitáveis a Deus, mas esses sacrifícios tinham de ser repetidos todos os anos, pois apontavam para o sacrifício de Cristo Jesus, que como nosso Sacerdote, fez um único sacrifício aceitável a Deus e capaz de perdoar todos os pecados. "Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus" (Hb 10.12). Jesus é o Filho do Deus bendito e nosso Sacerdote nos Céus, intercedendo por nós.
    Jesus não foi apenas um homem importante, profeta ou sacerdote. Ele é Deus! Em Jesus estão reunidos todos os atributos divinos que o descrevem como o único e suficiente Salvador da humanidade. Sua história e suas obras não se limitam ao período entre seu nascimento e sua morte (Hb 13.8). O Filho de Deus esteve presente eternamente, atuando na História da Salvação. Ele veio ao mundo como homem e sua glória foi vista pelas pessoas de sua geração. Jesus morreu e ressuscitou por você. Um dia Ele voltará para buscar aqueles que lhe pertencem.

PERGUNTAS E RESPOSTAS
1. Jesus é apenas um profeta?
R:
2. Por que Jesus é nosso Sacerdote?
R:
3. Quem deu testemunho da identidade de Jesus quando este foi batizado?
R:

Nenhum comentário: