sexta-feira, 30 de abril de 2010

LIÇÃO 5 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

Lição 5
PAULO, O MISSIONÁRIO POR EXCELÊNCIA!
Texto Bíblico
Atos 9.1-12

ENFOQUE BÍBLICO
"Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim."
Gálatas 2.20

FIQUE ALERTA
    Saulo de Tarso foi um homem de rígida formação religiosa, cultural e intelectual. Conhecedor dos ensinos do Antigo Testamento e defensor das leis, era um religioso dedicado que lutava ferozmente contra os cristãos.
    Cometeu muitas maldades: apoiou a morte de Estêvão; perseguiu, acorrentou e levou para a prisão homens e mulheres seguidores de Jesus.
    Mas, um dia, Saulo teve um encontro com Deus que transformou sua vida!
    Depois disso, realizou várias viagens missionárias, ganhando muitas almas e implantando igrejas por onde passava. Seu trabalho para o Senhor foi tão grandioso que até hoje ele é o missionário por excelência entre todo os cristãos.

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, aprenderemos um pouco mais a respeito da vida de Paulo e acerca de seu trabalho missionário em vários lugares por onde passou.

SAULO O PERSEGUIDOR DOS CRISTÃOS
    Saulo pensava que estava agindo corretamente ao perseguir os cristãos. Ele foi ficando cada vez mais irritado porque, embora lutasse contra os seguidores de Jesus, o Cristianismo estava crescendo. Queria arrumar uma maneira oficial para acabar com o evangelho e, para isso, teve que fazer uma viagem. Sua pressa foi tanta que viajou por volta do meio-dia, horário evitado para viagens devido ao forte calor. Mas quando Saulo perseguia os crentes, ele estava, na verdade, perseguindo o próprio Cristo. No caminho de Damasco, no momento em que ele pensava que ia "acabar" com essa história, Deus encontrou-se com ele.
    Quando Saulo foi cercado por uma luz brilhante que vinha do céu, caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" Perguntou àquela voz: "Quem é o senhor?", e teve a confirmação de que era Jesus "- Eu sou Jesus, aquele que você persegue" (At 9. 3-5). Mesmo espantado, Saulo creu em Jesus.
    Após esta experiência, Deus enviou após três dias um apóstolo chamado Ananias para lhe instruir acerca dos propósitos que Deus tinha para sua vida (At 9.10-19).
    Saulo tornou-se um cristão muito dedicado. Logo comprendeu o que Jesus queria dele e começou a pregar o evangelho. Dedicou sua vida para falar de Jesus.
    Pode parecer impossível que aquele seu amigo, vizinho, professor ou parente se converta. Porém, não perca a esperança. Seja persistente, pois até a pessoa que mais odeia o cristianismo pode se converter.

PAULO, O FUNDADOR DE IGREJAS!
    Após a experiência no caminho de Damasco, Saulo não se conteve e começou a pregar que Jesus era o Cristo, causando muita surpresa entre os cristãos perseguidos por ele e entre os judeus.
    Deus queria aproveitar suas habilidades, sua cultura e todo o seu conhecimento agora a favor do Cristianismo.
    Deus também deseja usar as habilidades e o conhecimento que você possui para a sua obra. Você, que é adolescente e gosta de cantar, representar, falar, escrever, cuidar de crianças, fala outro(s) idioma(s), tem habilidades manuais e artísticas... Use tudo isso para a glorificação do Senhor.
    De perseguidor dos cristãos, Paulo passou a ser um fundador de igrejas. Ao longo de sua vida cristã,  Paulo foi enviado para realizar a obra missionária. Fez três importantes viagens.
    Paulo chegava em lugares e começava seu trabalho nas sinagogas. Quando ganhava as almas, organizava a igreja. Ele também preparava um líder e, só então, partia para outro lugar. Mesmo assim continuava dando assistência à igreja implantada por meio de cartas e do apoio de algumas pessoas (At 13.4,5).
    Ele era um missionário estratégico, preferia os lugares em que o evangelho ainda não havia sido anunciado.
    Hoje em dia a divulgação das boas-novas fica muito prejudicada quando os crentes resolvem "pescar no aquário dos outros", ou seja, criar igrejas ou realizar o trabalho "missionário", onde já está repleto de outras igrejas. E o que pode acontecer é uma migração de crentes entre as denominações e não um número significativo de conversões.
    Seja esperto, ajude o evangelho a chegar aonde nunca se ouviu falar sobre ele.

FAZENDO TENDAS
   Em sua juventude, Paulo recebeu uma intensa educação no judaísmo, frequentando escolas que preparavam futuros rabinos. Era exigido que esses jovens aprendessem um ofício para que, mais tarde, pudessem utilizá-lo para o próprio sustento. Assim, ele escolheu um tipo de indústria comum em Tarso, a fabricação de tendas em tecido de pêlo de cabra (At 18.3).
    Procure organizar sua vida na área profissional, pois sua profissão pode ser importante para trabalhar para Deus e para ser enviado ao campo missionário. Paulo, nosso grande exemplo, necessitou do seu ofício, fazer tendas, enquanto realizava a obra missionária.

SOFRENDO PERSEGUIÇÕES
    Paulo sofreu bastante. Houve muita resistência à pregação do evangelho e, por esse motivo, ele foi perseguido e passou por situações difíceis. Paulo chegou a ser preso mais que uma vez por causa do evangelho. Será que valeu a pena dedicar-se a obra missionária? Claro que valeu! Afinal, há uma vida eterna para desfrutar e a alegria de ter ajudado muitas pessoas a alcançá-la também.
    Passando por muitas dificuldades, Paulo não perdeu o ânimo e principalmente não abandonou sua missão.
    O exemplo de Paulo serve para você entender que é possível pregar o evangelho e ganhar muitas almas, tanto ao redor como em lugares distantes. Mesmo enfrentando sérias dificuldades, passou por elas sabendo que estava cumprindo a vontade de Deus: "Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!" (1 Co 9.16).
    Bons exemplos podem ser seguidos. Então, siga o exemplo do apóstolo Paulo assumindo com responsabilidade e amor sua função no Reino de Deus. E seja abençoado!

CONVERSA FRANCA
    Ser otimista significa ter uma forma diferente de ver as coisas, enxergando soluções para os problemas e as lições que podem ser tiradas. É ver algo bom e favorável diante das circunstâncias mais difíceis e desfavoráveis. Isso resume a maneira como Paulo mantinha sua fé inabalável: Ele encarava as situações contrárias com otimismo pois, mesmo sendo perseguido, insultado ou preso não se deixava abater.
    Tenha sempre palavras e atitudes de otimismo em relação a você e para ofertar aos outros. Isso certamente fará uma enorme diferença na sua vida e nas demais que estiverem ao seu redor.
    Além disso, sabendo que temos um Deus tão maravilhoso e poderoso, temos que ser otimistas sempre!

Nenhum comentário: