sexta-feira, 9 de abril de 2010

Subsídio da Lição 2 - Adolescentes - 2º Trim/2010

Lição 02
É preciso amar...
Texto bíblico
1 Coríntios 13.1-7; 13

É preciso amar... Professor (a), com este tema nossa lição tem o objetivo de despertar em seus alunos algo muito sublime, o amor de Deus – ágape –, descrito pelo apóstolo Paulo em sua missiva aos cristãos residentes na cidade de Corinto, o qual é impossível ser diagnosticado na humanidade distanciada do Criador pela conseqüência do pecado. Deus abdicou de seu próprio filho com o propósito de demonstrar altruísmo em prol do homem, a fim de resgatá-lo do estado de ruína em que se encontrava.
Apesar de serem bem jovens, os adolescentes também receberam este incomparável amor, como Igreja de Cristo resgatados do pecado, têm o dever de distribuir o que receberam para alcançar milhares de pessoas que estão imersas no pecado, distanciadas do Salvador.

(...)
Deus deu o maior exemplo de amor quando enviou o seu único Filho ao mundo para salvar a humanidade (Jo 3.16) Se o Senhor fosse egoísta, nem existiríamos. Mas porque Deus prova esse amor para conosco, pecadores, e recebeu o voluntário sacrifício de Jesus Cristo (Rm 5.8), podemos ter plena comunhão com Ele.
Não existe amor teórico. Amor só é amor quando demonstrado. Se este sentimento pressupõe ação, a quem você deve amar e como? A Bíblia diz que devemos amar a Jesus, demonstrando esse amor mediante a prática da Palavra (Jo 14.23).
Bem, quem ama a Palavra de Deus, prova isso meditando nela diariamente (Sl 1.1-3). Veja o que diz o salmista: “Oh! Quando ama a tua lei! É a minha meditação em todo dia!” (Sl 119.97)
O que você pensa sobre amar a Jesus, as Escrituras e a vida dEle? Tudo isso pode lhe parecer difícil, mas a Bíblia simplifica o mandamento sobre o amor quando diz que devemos amar as pessoas. Você sabia que, amando-as, demonstramos amor a Deus, à sua Palavra e à sua vinda?
Não pense que é fácil amar as pessoas! A natureza humana – repito – é má e egoísta, e só o Espírito Santo pode moldá-la conforme a Palavra (Sl 119.9). A Bíblia diz que você deve amar de verdade a todos, independentes de serem bons ou maus. Devemos amar ao próximo.

Quem é o próximo?
A palavra “próximo” refere-se mesmo à proximidade. E o próprio Deus que se encarrega de aproximar de nós as pessoas necessitadas. O próximo não é necessariamente, um irmão, um amigo ou uma pessoa necessitada, mas todos quantos estão distanciados de Cristo, imersos na escravidão do pecado pelo deus deste século que segou o entendimento de muitos.

Com base nesse amor que devemos ter por todos, Cristo nós deu uma tarefa primordial: Anunciar o Evangelho a todos. Esta é a principal tarefa de cada salvo. Por quê? Porque todos os cristãos foram comissionados para evangelizar, pois este é um verdadeiro ato de amor.

(...)
Por que Evangelizar?
É claro que não evangelizamos por pressão. Fazemos este trabalho porque amamos o Senhor das almas perdidas. Entretanto, se deixamos de fazer esta obra, aí sim descobriremos o que acontece quando não cumprimos esta importante obrigação. Paulo ao sentir esta responsabilidade dizia: “... fazer isso é minha obrigação. Ai de mim se não anunciar o evangelho!” (1 Co 9.16).

Conclusão
O incomparável amor de Deus registrado em João 3.16, mostra-nos que Ele ofereceu seu Filho por nos amar. Por sermos povo seu, já experimentamos o novo nascimento – a salvação-, então não podemos nos conformar em ver a humanidade indo rumo à perdição, enquanto em nós habita este amor. Devemos deixar a inércia e abdicar até nosso lazer para levar a Palavra de Deus aos perdidos que não conhecem o Salvador, assim estaremos vivenciando o amor de Cristo ao proclamá-lo.

Extraído e adaptado de:
ZIBORDI, Ciro Sanches. Adolescentes S/A. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Juvenis Mestre 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

Nenhum comentário: