quinta-feira, 15 de abril de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 03

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 3
A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ

"Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver"  
(2 Tm 3.16).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
     A Bíblia é a fiel e inconteste Palavra de Deus. Sua inerrância e infalibilidade decorem da plena inspiração e supervisão do Espírito Santo.

MENSAGEM DO DIA
Salmos 119.102 - 105
102 - Não tenho deixado de cumprir as tuas ordens porque és tu que me ensinas.
103 - Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.
104 - Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira.
105 - A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.

ESTUDANDO A BÍBLIA
INTRODUÇÃO
     A Bíblia é a Palavra de Deus? Existe nela alguma mensagem de Deus para sua vida? Por que a mensagem da Bíblia é tão eficaz? Por que alcança tantas pessoas e as convencem de que precisam mudar de vida? O que há de especial nesse Livro? Afinal, o que ele representa para a humanidade? Talvez, todas essas interrogações estejam perturbando você. Por isso, o convidamos para o estudo de hoje.

DESCOBRINDO A VERDADE

I. A BÍBLIA É A MENSAGEM DE DEUS PARA O HOMEM?
     1. O que é a Bíblia. A definição mais simples que encontramos das Escrituras Sagradas é esta: A Bíblia é a inspirada Palavra de Deus. Ela é a mensagem de Deus para todos os homens. Nela encontramos o plano da salvação para a humanidade perdida. Todos os seus livros apontam para Jesus, o Salvador. A Bíblia não apenas contém a Palavra de Deus, Ela é a Palavra de Deus (2 Tm 3.16).
     Tudo que Deus desejou e deseja falar aos homens, está registrado em um Livro. A Bíblia é uma revelação completa e definitiva. Alguns têm procurado afirmar que Deus ainda tem dado outras revelações inspiradas, as quais podem, segundo eles, se comparar com a Bíblia. Vez por outra aparecem pessoas que afirmam ter recebido de Deus "revelações" para os últimos tempos, "revelações" estas que segundo eles têm o mesmo valor que a Bíblia. Mas, cremos pela própria Palavra de Deus que não se pode acrescentar ou retirar coisa nenhuma ao que está escrito: "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém Ihes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro" (Ap 22.18, 19).
     2. A inspiração da Bíblia. Deus é o autor da Bíblia. Sua inspiração não é comum nem vulgar; é singular e única, porquanto é inspirada pelo Espírito Santo. "Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus" (2 Pe 1.21). A Bíblia mesma reconhece sua divina inspiração (2 Tm 3.16). Deus inspirou não só as idéias na mente dos escritores, mas também as palavras, uma vez que a "palavra é a expressão do pensamento". Portanto, a inspiração divina da Bíblia não foi só pensada, mas também falada. Há milhões de livros espalhados pelo mundo (Ec 12.12); e todos foram escritos por autores falhos, propensos a cometerem todo o tipo de erro. Porém, o Autor da Bíblia, jamais falha, erra. Ele é fiel: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?' (Nm 23.19).
     3. Evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus. As evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus são muitas. Vejamos apenas algumas:
     a) A Bíblia possui harmonia e unidade. Sua mensagem, apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens é completa e perfeita em unidade e harmonia. Existe uma unidade de pensamento. A coerência do pensamento de Deus transcorre de modo uniforme e progressivo através da Bíblia.
     b) Jesus testemunhou a respeito da Palavra. Jesus leu as Escrituras (Lc 4.16) e a tomou como base de sua pregação e ensino (Mc 1.21). Quando tentado pelo Diabo, Jesus usou a Palavra de Deus (Lc 4.16-21; 24.27,44; Mt 4.4; 5.17; Mc 7.13).
     c) O testemunho do Espírito Santo em nós. Como o homem pode ter certeza da salvação e de sua filiação divina? Além da fé na Palavra, o Espírito, que age em unidade com a Palavra, nos convence disso (Rm 8.16). Só o Espírito Santo pode nos convencer de que a Bíblia é a mensagem de Deus para nós. Nenhum outro livro tem o poder de transformar pessoas e nações. A Palavra de Deus tem transformado pessoas em todos os tempos e em todas as partes do mundo.

     4. A verdadeira ciência confirma a Bíblia. A veracidade das afirmações bíblicas foi, por diversas vezes comprovadas pela ciência. Tomemos como exemplo, a de que a Terra é "solta" no espaço. Jó, um homem temente a Deus, já havia afirmado isso há aproximadamente 1500 anos a.C. (Jó 26.7). Isaías, um profeta de Deus, há mais de mil anos antes da ciência moderna, já afirmava que a Terra é redonda (ls 40.22). A Arqueologia, através de inúmeros achados também confirma a veracidade da Bíblia.

COMPREENDENDO A VERDADE

II. POR QUE DEUS QUIS QUE A SUA PALAVRA FOSSE ESCRITA?
     Deus fala com o homem de diferentes maneiras (Hb 1.1). Através dos tempos tem se revelado por meio da criação (Sl 19.1-6). Porém, para que nada se perdesse ou sofresse algum tipo de alteração, Deus determinou que as verdades reveladas por Ele fossem escritas. Na Bíblia encontramos Deus falando conosco por meio de uma linguagem humana, para que nós pudéssemos entendê-Lo.
     1. Como a Bíblia chegou até nós. Certo dia, Deus ordenou a Moisés: "Escreve isto para memória num livro" (Êx 17.14). Essa mesma ordem foi repetida ao longo de 1.600 anos por cerca de 40 homens escolhidos por Deus. Assim surgiu "o livro do Senhor" (ls 34.16), que nós chamamos de Bíblia. O vocábulo "Bíblia" vem do grego bíblia, que é o plural de biblion-"livro". Essa palavra deriva-se originalmente da cidade fenícia de Biblos (no Antigo Testamento, Gebal), que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro. Com o tempo, esse vocábulo acabou sendo usado para designar as Sagradas Escrituras. A palavra grega biblos significa "um livro" e "bíblia", "os livros". Mediante um desenvolvimento histórico divinamente dirigido, a palavra "bíblia" veio a designar o Livro dos livros, as Escrituras Sagradas, contendo 66 livros - 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo.
     2. Livro para ser lido e estudado. Para conhecermos toda a revelação da verdade de Deus precisamos ler toda a Bíblia. Quanto mais você ler a Bíblia, mais sábio se tornará (Sl 119.98). Ela vai orientar (Sl 31.3) você em todos os seus caminhos; consolá-lo quando nenhum consolo humano for possível. A Bíblia mostrará para você o caminho da cruz e o levará ao Céu.

APLICANDO A VERDADE

III. ENTENDENDO A BÍBLIA
     Quando você não compreender uma passagem bíblica, confie em Deus. O Espírito Santo, que conhece as profundezas de Deus, pode e quer revelar a você as Escrituras. Não deixe de lado o Livro de Deus só porque você não compreendeu direito algum versículo. Conte com a ajuda do Espírito Santo.
     1. A mensagem da Bíblia para você. A Palavra de Deus revela-nos o quanto Deus é misericordioso e bondoso. Através do relato bíblico você verá que já no Éden Deus prometeu que enviaria um Salvador para resgatar a humanidade perdida (Gn 3.15). A salvação da nossa alma, embora tenha sido pela graça, custou um preço muito alto para o Pai - a vida de Jesus, seu Filho Unigênito.
     2. Ouvindo Deus. Você quer ouvir a voz de Deus? Não sabe como? É fácil! Você só precisa de uma Bíblia aberta. Deus fala diretamente com você através de sua Palavra.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Por que a Bíblia é tão importante para a humanidade?
R:

2. Qual é o significado da palavra "bíblia"?
R:

3. Por que a Bíblia é superior a todos os demais livros já publicados?

R:

Nenhum comentário: