sexta-feira, 9 de abril de 2010

LIÇÃO 2 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 2
É PRECISO AMAR...
Texto Bíblico
1 Coríntios 13.1-7,13
DEVOCIONAL
     Nenhum departamento ou qualquer atividade da igreja será plenamente bem-sucedido se não tiver como missão principal a evangelização. A Escola Dominical, quando direcionada e organizada com o objetivo de ganhar almas, torna-se a peça fundamental no desenvolvimento desta missão, tanto na rotina de estudo bíblico sistematizado, como na criação de projetos mais complexos que envolvam as famílias da igreja e a comunidade local.
     O professor deve conhecer o contexto de vida de cada adoles cente. Assim, torna-se mais fácil elaborar estratégias específicas para estimular o adolescente e, obviamente, melhores resultados no aproveitamento do tempo de aula e de cada tema estudado nas lições.
Sugerimos que a classe de adolescente não seja organizada somente em razão dos adolescentes da igreja, mas, ampliada para envolver os adolescentes de toda a comunidade na qual está inserida. Sua classe é um campo missionário!
 ENFOQUE BÍBLICO
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele
crer não morra, mas tenha a vida eterna,"
João 3.16
FIQUE ALERTA
     Amor... Que palavra linda' Quando se pensa nela, a primeira coisa que vem à mente costuma ser o romantismo. De fato, o amor romântico entre os sexos opostos é um tipo de amor, mas não é a única maneira de amar.
     Você gosta de ouvir histórias de amor? Com certeza você conhece a melhor de todas. Já sabe de qual história estamos falando? Parabéns! Você acertou! A mais fascinante história de amor tem como personagem principal Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio a este mundo para salvar o perdido.
     Cada ser humano precisa saber dessa história, que você já conhece, e ter a oportunidade de aceitar a salvação que Jesus, com amor, oferece.

QUEBRA-GELO
     Atividade: Ame ao próximo como a si mesmo.
     Objetivos: Proporcionar um momento de descontração e de reflexão sobre o que é amarmos ao próximo como a nós mesmos.
     Formação: Em círculo
     Tempo de realização: 2 minutos.
     Desenvolvimento: O professor deve propor que cada aluno observe o colega que está a sua direita, e em seguida, escolha uma tarefa para que esse colega execute. (É preciso orientar que a tarefa seja possível de ser cumprida considerando o espaço, o tempo, as condições físicas e os materiais disponíveis).
    Quando todos tiverem falado a tarefa escolhida, o professor dá um novo comando: cada um deverá praticar a tarefa que escolheu para ser realizada pelo colega. Esta dinâmica ensina que aquilo que não desejamos para nós, também não podemos desejar para o nosso próximo.

PALAVRA VIVA
     Nesta lição, falaremos acerca do amor de Deus pela humanidade e como devemos expressar esse amor por meio das nossas atitudes e ações.

“PORQUE DEUS AMOU O MUNDO...”
     O versículo localizado em João 3.16 é chamado de texto áureo da Bíblia, ou seja, o versículo-chave que resume o plano de Deus para a salvação de toda humanidade. É o texto que todo cristão precisa ter em mente para utilizar na evangelização.
     É tão bom se sentir amado pelos pais, familiares e amigos. Mas imagine o quanto é maravilhoso ser amado por Deus! Ele não disse apenas que ama, mas sempre prova o seu amor por cada um de nós. Quando criou o mundo, fez tudo perfeito. É só olhar para o lado e contemplar a beleza da sua criação. Fez o homem de uma maneira toda a especial, "conforme a sua imagem e e semelhança" (Gn 1.26b). Não criou todas as coisas e abandonou o homem a sua própria sorte, mas está no controle de tudo, cuida e se relaciona com a sua criação. Atende às orações, opera milagres... E a maior prova desse grande amor está em sua atitude de dar seu filho, Jesus, para morrer pela humanidade, a fim de que todos tenham a salvação e a vida eterna.
     Por que Deus fez isso?
     No Jardim do Éden o homem cometeu pecado e, por causa disso, afastou-se de Deus, que é santo e não tolera o pecado, mas ama o pecador. Então, para resolver essa situação, Ele estabeleceu um plano de salvação que fizesse uma nova ligação com o homem. Mas quem poderia colocar esse plano em prática? Haveria alguém capaz de realizá-lo? Homem nenhum poderia. Só Jesus Cristo, seu único Filho, poderia fazê-lo. Então, Deus o enviou a este mundo para cumprir tão nobre missão.

É PRECISO AMAR!
     Você já ouviu alguma vez a expressão "Deus é amor"? Pois é, se Deus é o próprio amor e os homens foram criados "a sua imagem e semelhança", isso significa que tanto podemos como devemos amar a Deus acima de todas as coisas e amar os outros também (Mt 22.37-40).
     O exercício do amor é a maior prova e a razão da fé cristã. Ninguém pode dizer que é um cristão se não tem atitudes de amor. A Bíblia nos explica essa questão, principalmente, no texto de 1 Coríntios 13, que nos ensina de forma clara que o homem pode realizar muitas obras, mas que elas só terão alguma validade se feitas com amor.
     "E nada pode ser mais importante que demonstrar a relevância da Grande Comissão, não como um chamado especial ou um dom espiritual, mas como o estilo de vida de todos os cristãos. Quando essa ideia cativa a congregação, e cada membro passa a discipular outros, o sacerdócio de todos os crentes assume a forma de um serviço diário.
     Afinal, o ministério de Cristo do qual participamos não é um trabalho, é urna vida – a vida de Deus encarnada no corpo de seu Filho, e agora vivida pelo seu Espírito no corpo de sua Igreja. Quando essa vida é atrelada ao jugo do Mestre, a igreja como um todo passa a ser um instrumento poderoso de bênção.
     É exatamente nesse ponto que o avivamento e a evangelização se encontram – o ponto em que o amor passa a ser expresso em atos. Onde brotar tal amor, sempre será possível achar meios para se proclamar o evangelho” (COLEMAN, Robert. A Chegada do Avivamento Mundial, CPAD).

AMOR É AÇÃO
     O amor só pode ser manifestado por meio de atitudes. Simplesmente dizer "eu te amo" não significa muita coisa.
     Para ser um cristão, é preciso amar! Aquele que ama se coloca no lugar do outro, amando-o como a si mesmo. Quem aceitou a Jesus Cristo como Salvador logo começa a anunciar aos outros o evangelho. Afinal, quem deseja que o seu próximo permaneça na sua situação de pecador e não se decida por Cristo? É falta de amor pensar que, se a sua salvação pode estar garantida, não há com que se preocupar com a dos outros.
     Quem pode ser considerado meu próximo? Minha família? Meus parentes? Meus amigos? As pessoas que passam por mim nas ruas? Sim. Todos eles. O próximo é todo aquele que foi criado igual a você, à imagem e à semelhança de Deus não importando se está perto ou longe.
     Você tem exercitado seu amor? Seus pais sabem que você os ama?Você pode ter um pouco de vergonha de dizer aos seus pais sobre o seu amor por eles. Mas, como conversamos, em primeiro lugar, serão as suas atitudes que "falarão mais alto" a respeito do seu amor, embora seja muito bom expressá-lo por meio de palavras também.
     Você tem demonstrado seu amor pelas almas?
     Para colocar o amor em ação, não é preciso somente de grandes ações, mas de simples gestos do dia-a-dia: ser educado; tratar as pessoas bem e sem discriminação; obedecer aos seus pais; demonstrar interesse pela leitura e prática da Palavra de Deus; participar das atividades da igreja com entusiasmo; ter sempre uma palavra de consolo e de esperança e nunca deixar passar oportunidades de falar diretamente sobre o evangelho de Cristo Jesus.
     E os inimigos? Também merecem ser amados? É no fato de conseguir amar o inimigo que se encontra a lógica do amor, embora pareça muito difícil (Lc 6.32). Porém, Jesus Cristo foi nosso maior exemplo, pois nesta vida terrena fez o bem às pessoas em todo o tempo, tendo sido vítima de maldades.
     O crente pode ter inimigo? Infelizmente, a maior parte das pessoas encontra alguns inimigos durante sua vida. Isso pode acontecer por diversos motivos. O importante é que você não desenvolva inimizade por ninguém, mas que saiba agir com prudência com aqueles que lhe consideram um inimigo por algum ato errado que você cometeu ou pela inveja de alguma de suas virtudes.
     A melhor maneira de amar os inimigos é orando por eles, para que aceitem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, o que, por consequência, resolverá o problema da inimizade.
     "Quando evangelizamos, por exemplo, procuramos pessoas que jamais vimos antes. Pessoas de todos os tipos, inclusive facínoras e criminosos. Nunca praticamos a evangelização com ódio no coração. Esmeramo-nos na pregação. Buscamos pecadores perdidos que fazem mal aos outros.
     Tributamos ao evangelismo todo o nosso respeito e aplicamos a ele todos os nossos talentos, porque entendemos que este deve ser o fim de todo homem: a salvação. O desejo de ver a alma do pecador resgatada pelo poder do Evangelho é fruto de um amor que cresce e se multiplica.
     No evangelismo imitamos o gesto de espontaneidade e altruísmo do amor divino. O amor de Deus pelos homens é universal, portanto o nosso amor pelos nossos semelhantes dever ser também universal". (Brunelli, Walter. Conhecidos pelo Amor. Rio de Janeiro CPAD,1995).
     A história do amor de Deus pelo mundo ainda não chegou ao fim. Ela vai durar para sempre. O amor de Deus é tão grande que Ele deseja que toda a humanidade seja salva por Cristo.

CONVERSA FRANCA
     Professor, oriente seus alunos acerca do verdadeiro amor divino. Faça um pequeno estudo da palavra "amor" e enfatize a importância deste na evangelizaçâo.
     O dicionário da língua portuguesa define o amor como o entimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. Portanto, para exercitarmos o amor, é preciso desejar o bem a todas as pessoas.
     Esse sentimento é tão maravilhoso, que a Bíblia nos mostra que Deus valoriza mais aqueles que agem com verdadeiro amor a Ele e ao próximo do que aqueles que realizam grandes coisas, porém de forma superficial.
     Não permita jamais que seu coração se prostre aos apelos do egoísmo e da inveja, pois eles afastarão você de Deus e trarão graves consequências espirituais e emocionais.
     Ore sempre para que Deus multiplique o seu amor e coloque-o em prática constantemente, pois a Bíblia nos adverte que no fim dos tempos "...O amor de muitos esfriará" (Mt 24.12).

Nenhum comentário: