segunda-feira, 26 de abril de 2010

LIÇÃO 4 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 4
EU & A TERCEIRA IDADE
Texto Bíblico
1 Timóteo 1.17-19; 4.12-16

ENFOQUE BÍBLICO
"Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho e terás temor do teu Deus, Eu sou o Senhor,"
Levítico 19.3 2
    
    Para esta aula, sugerimos um debate. Estimule a participação dos alunos e cuide da administração do tempo e das oportunidades.

FIQUE ALERTA
    Envelhecer é parte natural do desenvolvimento humano. Alguns chegan a essa fase sábios, ponderados, equilibrados, serenos, bonachões; outros, com doenças degenerativas, infelizes, mal-humorados, resmungões. Barzilai e Calebe são dois exemplos muito interessantes. Dois servos de Deus que chegaram à velhice de forma bem diferente (Leia 2 Sm 19.33-37; Js 14.6-12). Qual é a melhor maneira de relacionar-se com os mais velhos? O que a Bíblia fala a respeito? Que contribuição os idosos podem dar às gerações seguintes?

O QUE SE ESPERA DA VELHICE
    Cada povo, cada cultura, cada época tem uma forma de vivenciar o envelhecimento. Todavia, quase unanimemente se espera da velhice palavras mais sábias, atitudes ponderadas, comportamento equilibrado. É verdade que as experiências vão providenciando instrumentos para que o ser humano consiga lidar melhor com a vida, compreendendo melhor as circunstâncias, administrando com mais sabedoria as dificuldades e limitações. Quando o Sogro de Moisés o visitou, observou a situação e percebeu que o genro poderia ser mais bem-sucedido se fizesse mudanças no seu modo de agir (Ex 18.1,13-24). Dos mais velhos se espera bom senso, capacidade de julgamento superior, paciência, moderação e autocontrole. Isso não quer dizer que todos cheguem à velhice nessas condições, mas sabemos que aqueles que andam com o Senhor, assim como Abraão (Gn 25.8), ou como Isaque (Gn 35.29), terminam os dias "em boa velhice".

RESPEITO AOS CABELOS BRANCOS
    A Bíblia diz que os velhos devem ser honrados e respeitados (Lv 19.32). As cãs são os cabelos brancos, que são como uma coroa de honra (Pv 16.31). Respeitar os cabelos brancos de alguém significa mais do que respeitar a aparência de velhice ou a debilitação física e mental; tem a ver com o reconhecimento inteligente do acúmulo de experiências vividas e do legado de aprendizados que as vivências acrescentam ao ser humano.
    Qual a utilidade de um velho já que ele não tem forças para fazer mais nada? Às vezes você pode se achar diante desta indagação. Saiba que em muitas culturas e em muitas comunidades, os velhos representam a certeza de que a história daquele povo não será destruída enquanto existirem os velhos para garantirem a perpetuação da história.
    Por esse motivo, devemos dar mais atenção aos idosos, a fim de ouvir suas histórias, mesmo que elas já tenham sido repetida várias vezes. As pessoas de mais idade sentem-se bem quando algum jovem dedica-lhes alguns minutos. Faça com que se sintam úteis e amados.
    Sabemos que nem sempre essa relação entre jovem e idoso é harmoniosa, pois existem vários fatores que interferem neste relacionamento: as diferenças de geração, de capacidade física, de ponto de vista, entre outros desafios. Esperamos que o jovem cristão exerça a caridade que Deus colocou em seu coração e disponha de um tempo para "fazer um idoso feliz", dando-lhe atenção e ajuda.

UMA PALAVRA SÁBIA
    Um jovem inteligente, verdadeiramente sábio, reconhece que os mais velhos têm bons conselhos a oferece. Quando Paulo, bastante velho, escreveu ao jovem Timóteo, ofereceu-lhe conselhos e orientações muito importantes (leia 1 Tm 1.17-19; 4.12-16). Ele instruiu sobre o que fazer e disse que se ele seguisse tais conselhos seria um bom ministro, teria sucesso e levaria uma vida quieta e sossegada. Depois de muitas admoestações, Paulo diz: “Conjuro te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade" (1 Tm 5.21). Os mais velhos podem nos ajudar a evitar algumas experiências desagradáveis e desnecessárias. O jovem Roboão ouviu o conselho dos anciãos, mas preferiu seguir a orientação dos jovens amigos que haviam crcscido com ele (1 Rs 12.6-10), e o resultado foi a divisão do reino de Israel. "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente adquirir a prudência do que a prata!" (Pv 16.16).

É PRECISO SER SÁBIO
    Ouvir e acatar as palavras dos sábios exigem inteligência, bom juizo e sabedoria. Como afirma a Biblia Sagrada, o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 1 .7). A recomendação da Palavra de Deus é: "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer" (Pv 23.22), mas infelizmente "há uma geração que amaldiçoa a seu pai e que não bendiz a sua mãe" (Pv 30.11). Paulo declara que nos últimos dias sobrevirão tempos traballhosos em que haverá desobediência a pai e mãe, rebeldia, soberba, orgulho, teimosia, ingratidão (2 Tm 3.1-5). Nós sabemos que esse tempo se chama hoje. Existem muitos que ao mal chamam bem e pensam que sabem tudo (Is 5.18-21). É perigoso viver de forma independente e autônoma, confiar apenas na própria opinião, pois "onde não há conselho às projetos saem vãos, mas, com a multidão de conselheiros, se confirmarão" (Pv 15.22).

COMO TEM SIDO A CONVIVÊNCIA
    O convívio com os idosos da jgreja pode fazer brotar bons frutos na vida dos cristãos mais novos. Esse relacionamento tem muito a contribuir para ambos os lados devido à junção da sabedoria de um com a forçado outro. Sabendo isso, Satanás tem construido muralhas entre jovens e velhos, até mesmo na igreja do Senhor. Os cultos da juvetude são separados dos idosos, e vice-versa.
    Não permita que "o choque de gerações" crie um abismo entre você e os anciãos da Casa de Deus. Faça a sua parte, ajustando e estreitando o vigor e a experiência advindos das relações entre jovens e velhos, "tendo como norma a sã doutrina; como fundamento, o amor de Deus; como beleza, a lealdade; como elo, o Espirito Santo; como objetivo, a prosperidade do trabalho do Senhor e, como resultado final e compensador, o céu." (Estevam Ângelo de Sàuza).

Nenhum comentário: