quarta-feira, 26 de maio de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 09

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES
 
Lição 9
É POSSÍVEL TORNAR-ME FILHO DE DEUS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
“Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus"
(João 1.12). 

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
  Somente quem recebe e crê em Jesus pode tornar-se membro da família de Deus.

MENSAGEM DO DIA
1 João 3.1,2
1 - Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus.
2 - Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser. Porém sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é.


ESTUDANDO A BÍBLIA 

INTRODUÇÃO

  Algumas vezes dizemos que uma pessoa é filha de Deus. O que significa isso? Como podemos nos tornar filhos de Deus? Nesta lição, você passará a entender o porquê de Deus nos tornar seus filhos.

DESCOBRINDO A VERDADE

I. TODOS SÃO FILHOS DE DEUS?

  Talvez o título desta lição tenha causado uma indagação em você: sempre soube que todas as pessoas são filhos de Deus e agora estou descobrindo que não é bem assim. É exatamente isso. Nem todas as pessoas que vivem, ou já viveram, neste mundo são filhos de Deus. Sentimos muito em causar um choque em você com essa verdade, mas temos o dever de prestar-lhe esse esclarecimento.
  Para entender este ponto, é preciso lembrar-lhe o trabalho de criação de Deus. A Bíblia informa que "no princípio, criou Deus os Céus e a terra" (Gn 1.1) e também "do pó da terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo" (Gn 2.7). Desta maneira, como obra da criação divina, todos os homens nascem criaturas de Deus. Embora seja algo maravilhoso o fato de sermos "criaturas", "seres viventes", aprendemos pela mesma Palavra de Deus que o Senhor planejou que todos os homens fossem mais do que criaturas. Ele não quer ser apenas nosso Criador, Ele deseja ser nosso Pai celestial.
  O apóstolo João escreveu: "amados, agora somos filhos de Deus" (1 Jo 3.2). Ele nos dá a entender com estas palavras que, antes de aceitarem Jesus, todos os homens são apenas criaturas de Deus. Também, o apóstolo Paulo foi incisivo: "não são os filhos da carne que são filhos de Deus" (Rm 9.8).
  1. Somente quem aceita Jesus é filho de Deus. Cremos que você já entendeu que todos nasceram criaturas de Deus porque fazemos parte da maravilhosa criação divina conforme narrada no livro de Gênesis, capítulos 1, 2 e 3. Você sabe agora também que nem todos os homens são filhos de Deus. A outra parte desta verdade é que só os homens que aceitam Jesus como seu Senhor e Salvador são filhos de Deus. Foi o apóstolo João quem escreveu que só é filho de Deus quem recebe e crer em Jesus. Estas foram as palavras dEle: "Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus" (Jo 1.12). João, além de revelar a verdade de que é preciso receber e crer em Jesus para ser feito filho de Deus, também nos revelou que é o próprio Jesus quem torna o homem-criatura em homem-filho de Deus. Só Jesus tem este poder para realizar esta obra espiritualmente na vida de todos os homens.
  2. Quem é filho de Deus é uma nova criatura. Quando o mestre Nicodemos se encontrou com Jesus, o Senhor surpreendeulhe falando a respeito de um novo nascimento como condição para fazer parte do Reino de Deus (Jo 3.5, 6, 7). Este novo nascimento torna o crente uma nova criatura. O apóstolo Paulo escreveu: "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo" (2 Co 5.17). Trata-se do nascimento espiritual, evidentemente, pois ninguém torna a entrar no ventre de sua mãe e nasce novamente.
  Como novas criaturas, somos mudados em pessoas novas e diferentes neste mundo. Pertencemos totalmente a Deus e constituímos o seu povo, onde impera o Espírito Santo. O crente é uma nova criatura, renovada segundo a imagem de Deus, que compartilha da sua glória, experimenta a renovação do conhecimento e do entendimento, e vive em santidade.

COMPREENDENDO A VERDADE 

II. OS SALVOS POR JESUS RECEBEM A ADOÇÃO DE FILHOS 
  
  O apóstolo Paulo escreveu que "quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus"(Gl 4.4,5). Ele novamente falou sobre a adoção de filhos quando escreveu aos crentes de Roma (Rm 8.15). Há duas coisas fundamentais que devemos lembrar com a palavra "adoção": primeira, um filho "adotado" não é um filho "legítimo"; segunda, um filho "adotado" recebe todos os privilégios de um filho "legítimo". Observe, no entanto, um detalhe dessa "adoção espiritual": Paulo explica que recebemos o "espírito de adoção de filhos". Que isto significa? Pelo versículo 23 do mesmo capítulo 8 de Romanos, que diz: "também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo", nós entendemos que esta adoção não é a adoção propriamente dita, mas ela vai se completar quando o crente tiver transformado o seu corpo e for morar no Céu.
  Significa dizer, então, que o crente já experimenta aqui os privilégios de ser membro da grande família de Deus e um dia ganhará definitivamente os privilégios da plena filiação celestial. Por meio da adoção espiritual, o homem, além de se tornar filho de Deus, como filho, ele se torna herdeiro de Deus e coherdeiro com Cristo (Rm 8.17).
  1. Os salvos são chamados filhos de Deus por causa do grande amor divino. Você já entendeu que ser filho de Deus é mais do que ser criatura de Deus. Agora saiba que este ato gracioso de Deus em tornar o homem seu filho é fruto do seu grande amor. O apóstolo João nos chama à atenção: "Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus" (l Jo 3.1, ARC). O mesmo apóstolo escrevera sobre o amor divino para salvar a humanidade 003.16). Portanto, o amor é a razão do Senhor Deus tornar os homens seus filhos, e ser filho de Deus, é o privilégio mais sublime dos homens salvos por Jesus. O alvo final de Deus ao tornar os homens seus filhos é salvá-Ios para sempre e conformá-Ios à imagem do seu Filho Jesus: "Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos" (Rm 8.29).
  2. A prova de que o crente é filho de Deus. Agora, você pode estar fazendo a seguinte indagação: Como posso saber que sou filho de Deus? Então, entenda que é o Espírito Santo quem cria no filho de Deus a convicção da filiação e de amor filial, que o leva a conhecer a Deus como Pai (Rm 8.16). Também observe: "Porque sais filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai" (Gl 4.6 ARC). Dois sinais determinantes da obra do Espírito dentro do crente são o seu apelo espontâneo a Deus como "Pai" e a sua obediência espontânea a Jesus como "Senhor".
Deus quer que o crente se torne cada vez mais consciente, mediante o Espírito Santo, de que é seu filho. O Espírito suscita a exclamação "Aba" (Pai) em seu coração e produz o desejo de ele ser "guiado pelo Espírito".

APLICANDO A VERDADE 

III. TORNE-SE UM FILHO DE DEUS

  Jesus ordenou aos seus discípulos: "Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc 16.15, 16). Se todos os homens são filhos de Deus, não há razão para Jesus ter dito essas palavras. Se todos os homens são filhos de Deus, então não há necessidade de os homens serem salvos; não há necessidade de adverti-los da condenação; não há necessidade de fazer convertidos. Mas, sabemos que é ao contrário. Se ainda não creu no evangelho pregado aos homens, você não é filho de Deus. É vontade de Deus que todos os homens façam parte de sua família. Para que isto aconteça com você, tenha fé em Jesus hoje (Gl 3.26). Mediante a fé, o homem pecador se torna filho de Deus, ou seja, ao aceitar o que o Pai fez por ele, ele é adotado espiritualmente por Deus.
  1. Seja guiado pelo Espírito de Deus. Você já sabe que é um grande erro dizer que todos os homens são filhos de Deus. Mas Deus revelou ao apóstolo Paulo que "todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Rm 8.14, ARC). Equivale dizer, então, que somente é filho de Deus quem é guiado pelo Espírito Santo. O Espírito Santo habita no crente, filho de Deus, a fim de levá-Ia a pensar, falar e agir de conformidade com a Palavra de Deus. Você é guiado por quem? Reflita sobre a sua vida até aqui. Garantimos que ela será bem melhor se for guiada por Deus.
  2. Seja um filho de Deus neste mundo. Deus deseja que todos os homens vivam neste mundo não apenas como suas criaturas, mas como seus filhos. Ele deixou registrado na Bíblia como deve ser um filho dEle. Primeiro, deve lutar pela justiça e amar aos seus irmãos: "Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar" (1 Jo 2.10); segundo, deve ter uma vida irrepreensível e sincera: "para que vocês não tenham nenhuma falha ou mancha. Sejam filhos de Deus, vivendo sem nenhuma culpa no meio de pessoas más, que não querem saber de Deus... (Fp 2.15); e terceiro, deve promover a paz: "bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" (Mt 5.9, ARC).

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Todas as pessoas são realmente filhas de Deus? Em que condições nascem os homens?
R:
2. O que todos os homens precisam fazer para se tornar filhos de Deus?
R:
3. O que o homem recebe ao se tornar filho de Deus? O que significa ser filho de Deus guiado pelo Espírito Santo?
R:

BIBLIOGRAFIA:
O CAMINHO PARA O CÉU
Comentário: CLAUDIONOR DE ANDRADE; MARCOS TULER; ISRAEL DE ARAÚJO; ALEXANDRE COELHO; ESDRAS COSTA BENTHO E CÉSAR MOISÉS CARVALHO

Colsultor Doutrinário e Teológico:
ANTÔNIO GILBERTO

Um comentário:

Unknown disse...

Amei esse Blog!! Parabéns!! Vocês poderiam postar as Lições 12 e 13 do Caminho para o Céu.