sábado, 22 de maio de 2010

Lição 8 - Adolescentes 2º Trim/2010

Lição 8
LEVANDO O EVANGELHO PARA A ESCOLA
Texto Bìblico
Mateus 5.13-15
DEVOCIONAL

   A Educação escolar é primordial na nossa sociedade, contribuindo significativamente para a aprendizagem, o conhecimento e o comportamento do ser humano.
   A escola é um dos principais lugares que contribuem para a construção da identidade social do adolescente.
   Há momentos em que nos sentimos desmotivados ou enfrentamos problemas que nos fazem desanimar. Entretanto, precisamos buscar a renovação das nossas forças no Senhor a cada manhã, para darmos continuidade a esta obra tão preciosa.
   Ser educador cristão é muito mais que transmitir conteúdos e passar informações. É ser um canal de Deus para despertar o interesse pelo conhecimento e cumprimento da Sua Palavra, desejar se envolver na obra do Senhor, pregar o evangelho... É conduzir os alunos à vida eterna.
   Ore, busque e se dedique ao trabalho da Escola Dominical, pois essa deve ser a escola mais amada por cada professor e aluno. Deus o abençoe!

ENFOQUE BÍBLICO
“Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.”
Mateus 5.16

FIQUE ALERTA

   Estamos na segunda-feira. É o dia de ir à escola e recomeçar mais uma semana de estudos. Mas segunda-feira também é dia do Senhor, pois somos cristãos em todo tempo, lugar e em qualquer circunstância.
   Como um adolescente cristão, você vai entender a importância que tem na sua escola por ser uma testemunha do evangelho, e para pregá-lo a todos que necessitam de salvação.
   O quê? Pregar o evangelho escola? É possível fazer isso?
   Claro que sim. Nesta lição, você vai compreender o real sentido que a escola tem na sua vida, e o papel que você precisa desempenhar nela. Também irá saber quais as maneiras que podemos levar o evangelho às pessoas que nos a cercam na escola.

QUEBRA GELO

   Nesta aula vamos levar os alunos a fazerem uma experiência sensorial.
   Já que um dos textos bíblicos da lição fala sobre o sal e a luz, usaremos então um dos sentidos envolvidos neste contexto que é a visão.
   Leve para a sala alguns panos para servirem de venda ou solicite com antecedência que os alunos tragam este material de casa.
   Convide os alunos para uma pequena caminhada e informe-lhes que estarão com os olhos vendados e farão a atividade em dupla (um estará andando o outro será o guia). Mostre-lhes a posição e o caminho que irão porcorrer. Antes de dar o sinal da largada, quando os alunos já estiverem vendados coloque alguns obstáculos no caminho.
   Os guias só poderão ajudar por meio da fala. Se houver tempo, peça aos alunos para inverterem as posições.
   Ao final, converse com os alunos sobre o que sentiram durante a atividade e proponha uma reflexão sobre a diferença que a luz faz em nossa vida. Explique que Deus é luz e que aqueles que vivem sem a sua presença andam sem visão espiritual e vivem em trevas (1 Jo1.5).

PALAVRA VIVA

   A escola é o lugar onde você passa grande parte do seu tempo. Muito além da aprendizagem de conteúdos, é o espaço onde se faz amigos, discute opiniões, realiza experiências e onde há uma grande troca de informações. Mas é preciso ter cuidado para que essa convivência com tantas pessoas de realidades diferentes não se torne algo prejudicial, que abale sua fé e o afaste da comunhão cristã. Esta convivência deve se tornar uma boa oportunidade para levar o evangelho às pessoas que ainda não receberam a Cristo como Salvador.
   Sem dúvida, a escola é importante para você. A maioria dos adolescentes gosta da escola, apesar de alguns não levarem os estudos a sério e não gostarem do jeito que o professor ensina a matéria. Embora existam essas dificuldades, é importante que o adolescente se dedique ao estudo para que alcance uma carreira profissional bem-sucedida.

FAÇA A DIFERENÇA!

   Em Romanos 12.2 encontramos um importante conselho sobre a forma como temos de encarar esse mundo e o que ele nos apresenta. Não devemos viver como as pessoas do mundo vivem! Ou seja, nunca devemos aceitar com naturalidade o pecado, a injustiça, a violência, a corrupção... E tantos outros males que atingem nossa sociedade.
Jamais podemos aceitar o que não é para ser aceito, encarar o pecado como algo normal na sociedade, apoiar o que precisa ser rejeitado, defender o que precisa ser combatido. Falando assim, temos a sensação de que precisamos estar constantemente nadando contra a maré. E é isso mesmo! Estamos no sentido contrário daquilo que tem sido usado para matar e destruir o homem e afastá-lo de Deus.
   Não viva como vivem as pessoas deste mundo, mas deixe que Deus os transforme. Assim você conhecerá a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. Esse é um grande segredo para quem deseja manter sua fé inabalável, e permanecer firme no caminho certo.

SEJA SAL E LUZ!

   O sal possui duas características muito importantes: o sabor e a conservação.
   Você comeria com prazer batata frita ou pipoca sem sal? Pois é, comparado ao sal, você - querido adolescente - tem a capacidade de dar sabor e um tempero especial a este mundo porque conhece o único e verdadeiro Deus.
   Uma outra propriedade do sal é a conservação, que nos indica a necessidade de conservarmos a nossa fé e santidade, independente das circunstâncias.
   A Bíblia nos informa que também somos a luz do mundo. Imagine sua vida sem a luz. É dessa forma que vivem as pessoas que não conhecem a Cristo.
   Por isso, você é a luz que revela a Verdade da Palavra de Deus, que mostra quem é Cristo e que leva uma mensagem de esperança e paz aos corações aflitos e distantes do amor do Senhor.
   É importante compreender que o sal era um elemento básico utilizado nas antigas culturas. Era utilizado para temperar, preservar e purificar.
   Comente que as qualidades extraídas do sal nos indicam que os crentes precisam ter uma conduta Irrepreensível diante do mundo, para evitar o seu apodrecimento moral. Do contrário, se deixarmos de ser sal, nos tornaremos inúteis e seremos rejeitados.
   A luz serve para iluminar a escuridão e revelar àquele que é a fonte de toda luz. Os cristãos necessitam deixar resplandecer sua luz por meio de suas obras, e dessa forma o Senhor sera glorificado.

SAIBA DIZER NÃO!

   Todo ser humano tem a necessidade de se sentir aceito, e a adolescência é a fase da vida onde esta ideia é mais intensa.
   Para ser aceito por um determinado grupo, é preciso se comportar da maneira como ele determina.
   Na escola existem vários grupos: as meninas chamadas "patricinhas," os estudiosos, aqueles que gostam de rock, os que praticam esportes radicais... E cada adolescente procura se inserir em um desses grupos para construir amizades, se sentir aceito e estabelecer um convívio social.
   Mas a Bíblia sempre nos recomenda o equilíbrio diante de todas as situações. E nesse caso, é preciso ficar atento a qual tipo de grupo você deve se aproximar e não discriminar as pessoas que não fazem parte do mesmo grupo.
   Como cristão, temos que desenvolver a arte de saber dizer não, diante de qualquer circunstância que nos leve ao pecado e que possa nos prejudicar ou ao próximo. Mesmo que isso custe nossa permanência no grupo.

VENÇA A PERSEGUIÇÃO

   Muitos adolescentes cristãos são perseguidos de forma declarada ou sutil durante a vida escolar. Os jovens também vivenciam esse problema intensamente no Ensino Superior.
   A perseguiçao na escola se apresenta em forma de falta de respeito, humilhações, zombarias e imposições para participar de atividades que agridem a fé cristã.
   Se essas situações acontecerem com você, seja firme, não fique triste e não abra mão dos princípios bíblicos. Creia que o Senhor irá prover a solução e o consolo. Ore por aqueles que o perseguirem por causa do seu amor a Cristo.
   Não ceda à vontade daqueles que o perseguem, porque é exatamente isso que o Inimigo sugere que você faça. Busque sempre o que é certo, e tenha a convicção de que Deus o fará vencedor.

APROVEITE AS OPORTUNIDADES

   Os adolescentes passam a maior parte de seus dias na escola, e convivem com muitas pessoas. Muitas vezes ficam mais próximos deles do que da própria família.
   Certamente, no dia-a-dia da escola, surgem momentos oportunos dentro ou fora da sala de aula para falar do amor de Cristo.
   Não é necessário pregar como se estivesse no púlpito da igreja, mas você não deve perder a oportunidade de falar da Palavra de Deus e de declarar que você é um cristão.
   Se você tiver bom comportamento, se relacionar bem com todos, evitar intrigas, fofocas e contendas, já estará revelando que você é diferente.
   Além disso, aproveite as oportunidades para evangelizar os colegas de sua classe.

ESTUDAR... ESTUDAR... ESTUDAR...

   Seja estudioso, pois essa também é uma boa forma de fazer a diferença e de conquistar muitos benefícios. Lembre-se de que, para atuar em países onde o evangelho é proibido, uma das estratégias usadas pelos missionários é atuar em sua área profissional ou por meio de algum outro ofício.
   Atualmente, estudar é fundamental para qualquer adolescente, pois é o caminho mais indicado para alcançar o sucesso profissional. Aproveite o esforço dos seus pais e as oportunidades de cursos que surgirem para você.
   Professor nunca se esqueça de que tudo o que você faz deve ter uma motivação: o amor de Deus e o amor pelas almas dos adolescentes que estão sobe seus cuidados. Por esse motivo tudo que você fizer, para aprimorar mais a sua aula, deve ser com muita dedicação.
   Seus alunos estão em um momento onde precisam de ajuda para formarem alicerces morais e espirituais que servirão para toda a sua vida.
Dedique-se a transmitir os valores cristãos aos adolescentes, agora, porque talvez essa seja a única oportunidade que eles terão para isso.

CONVERSA FRANCA

   Caro mestre, relacione a autoestima a uma qualidade importante, para que seus alunos possam manter-se firmes em suas convicções em relação ao seu grupo de amigos. Fale do bom exemplo de Paulo, que era um profundo conhecedor das leis, e, por ser estudioso e cheio do Espírito de Deus realizou grande obra missionária. Ele manteve sua posição em adorar e propagar o nome do Todo-Poderoso. A autoestima faz com que você valorize seus pontos de vista e atitudes, que precisam estar pautados na Palavra de Deus. Pense rápido e responda: Qual é sua maior virtude e seu maior defeito? Diga uma habilidade que você tem? Muitas vezes é difícil responder a perguntas como essas, mas se esforce, pois certamente encontrará as respostas.
   A autoestima pode ser definida como a imagem que a pessoa tem de si mesma. Por mais estranho que pareça, existem muitas pessoas que possuem uma imagem distorcida de si. Possuem inúmeras habilidades, porém acham que não servem para fazer nada... Como é sua autoestima?
   É importante que você tenha a autoestima elevada, pois ela contribuirá para que você saiba se posicionar de forma adequada diante das influência e opiniões do grupo.

Nenhum comentário: