sexta-feira, 14 de maio de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 07

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 7
COMO POSSO VENCER OS MEUS PECADOS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor"  
(Rm 6.23).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
    Assim como o pecado do homem é insondável, o é também a graça de Deus.

MENSAGEM DO DIA
1 João 3.4-7
4-Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da lei.
5 - Vocêsjá sabem que Cristo ' veio para tirar os pecados e que ele não tem nenhum pecado.
6 - Assim, quem vive unido com Cristo não continua pecando. Porém quem continua pecando nunca o viu e nunca o conheceu.
7- Meus filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto.

ESTUDANDO A BÍBLIA
INTRODUÇÃO
    A maioria das pessoas não tem a noção exata do que é, e do que representa o pecado para a humanidade. Há, inclusive, àqueles que preferem simplesmente ignorar sua existência. Mas o pecado existe, é nocivo e perverso. Sua ação no mundo tem causado tristeza, dor e destruição. Jesus, o Filho de Deus, veio livrar o homem do pecado e de suas terríveis conseqüências. É sobre esse importante tema que iremos estudar!

DESCOBRINDO A VERDADE

    I. QUE É O PECADO?
    Os dicionários definem a palavra "pecado" apenas com o sentido de erro, falta ou culpa. Todavia, a Bíblia usa uma variedade de termos para expressar um significado de maior profundidade. A Palavra de Deus diz que pecar é...
    1. Errar o alvo. Do mesmo modo que um arqueiro atira, mas erra o alvo, o pecador erra o alvo final da vida. É como o viajante que sai do caminho certo. O homem foi criado para viver na esfera divina, mas quando peca sua natureza é mudada, e sua inclinação natural é somente para o pecado: "Quem peca é culpado de quebrar a lei de Deus, porque o pecado é a quebra da ler' (l Jo 3.4).
    2. É transgredir as leis de Deus. Todo pecado é contra Deus;
é uma transgressão ou rebelião contra as leis divinas. Ou seja, o homem vai "além dos limites" estabelecidos por seu Criador, transpondo a fronteira da decência, do bem e da ordem. Deus disse certa vez a Moisés: "...Por que vocês estão querendo desobedecer à ordem de Deus, o Senhor? Isso não vai dar certo" (Nm 14.41).
    3. É desobedecer. Desobediência significa insubmissão ou rebelião, coisa que, diante de Deus (Hb 2.2), é como feitiçaria (1 Sm 15.2). Foi o que Adão e Eva fizeram - desobedeceram a Deus: "E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem" (Rm 5.19).
    4. É contrair uma dívida com Deus. O homem deve a Deus a guarda dos seus mandamentos; todo o pecado cometido é contração de uma dívida, incapaz de ser paga. A única esperança do homem é ser perdoado ou obter a remissão, isto é, o pagamento da dívida.

II. A ORIGEM DO PECADO
    1. A origem do pecado está em Satanás. Ele foi um querubim ungido por Deus para proteger (Ez 28.14), mas por rebelar-se contra seu Criador, foi lançado fora do Céu. Ele disse em seu coração:
Antigamente você pensava assim: "Subirei até o Céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem. Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo" (ls 14.13,14). Assim nasceu o pecado, como um pensamento no coração de Lúcifer (Satanás). E esse pensamento ele pôs em ação! A Bíblia afirma que o Diabo "desde a criação do mundo [...] foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. [...] é mentiroso e é o pai de todas as mentiras"(Jo 8.44), e peca desde o princípio (Jo 3.8).
    2. O pecado entrou no mundo. A Bíblia diz que Adão e Eva, criaturas de Deus, viviam no paraíso em absoluta inocência e plena comunhão com seu Criador. Até que, tentados por Satanás, por um ato consciente de desobediência, abriram a porta para a entrada do mal no mundo: "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram" (Rm 5.12).
    A Palavra de Deus nos relata esse acontecimento de modo detalhado; como você mesmo pode verificar lendo o livro de Gênesis 3.1-24. Esta narrativa bíblica não é uma lenda ou expressão figurativa como alguns afirmam. A Palavra de Deus é a Verdade!
    Deus havia criado o homem e a mulher à sua imagem e semelhança; assim, eles possuíam livre-arbítrio. Com livre direito de escolha, poderiam, voluntariamente, mostrar sua inteira disposição de obedecer a Deus. O Senhor permitiu que Adão e Eva fossem tentados, dando-Ihes, porém, as possibilidades de vencer.

COMPREENDENDO A VERDADE

    III. AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO
    Analisando com cuidado os acontecimentos que levaram a queda do homem no Éden, podemos perceber os principais efeitos do pecado.
    1. O pecado interrompeu a comunhão entre Deus e o homem. Deus convIvia com o homem em plena comunhão antes de o pecado entrar no mundo (Gn 2.18,19). Porém, após sua desobediência e conseqüente Queda, teve de ser expulso daquele maravilhoso jardim e da presença do Altíssimo (Gn 3.23,24). Veja como a Bíblia é clara quando nos diz que os pecados fazem divisão entre nós e o nosso Deus: "Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações" (ls 59.2). (Pv 1 5.29;Jr 5.25).
    2. A humanidade foi destituída da glória de Deus. A Palavra de Deus afirma que não há homem justo sobre a Terra, que faça o bem e que não peque (Ec 7.20). "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23). O pecado de um passou para toda a humanidade, e agora, devido a sua natureza fraca e decaída, o homem é incapaz, por si só, de atingir o padrão divino de justiça e santidade.
    3. O pecado torna o homem culpado diante de Deus. Culpa é um delito, uma inobservância de uma regra de conduta. Deus perguntou a Eva: "Por que fizeste isso? (Gn 3.13). Aquele que tropeçar em um só ponto torna-se culpado de todos (Tg 2.10).
    4. O pecado fez o homem perder sua paz. Antes que o pecado entrasse no mundo, não existiam angústia, aflição, lágrimas e morte. Todavia, depois que o homem desobedeceu a Deus, foi obrigado a enfrentar todo tipo de "tribulação e angústia" (Rm 2.9).
    5. O pecado sujeitou o homem à morte. Deus disse para o homem no Éden: "No dia em que dela (o fruto da árvore da ciência do bem e do mal) comeres, certamente morrerás" (Gn 2.17). O apóstolo Paulo escreveu que "o pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram" (Rm 5.12). Essa palavra se cumpriu no dia da Queda. A morte entrou! A Bíblia nos ensina que "o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23), e há três tipos de morte:
    a) A morte física. No dia em que o homem desobedeceu a Deus, Ele lhe disse: "Comerás o teu pão, até que te tornes a terra" (Gn 3.19 ARC).
Assim, a morte física, ou seja, a separação do espírito e alma do corpo, começou desde o dia da queda.
    b) A morte espiritual. É a separação entre o homem e Deus. O homem sem Deus está morto espiritualmente (Lc 15.24,32; Ef 2.1 ,2).
    c) A segunda morte. Significa a eterna separação de Deus de todos que, antes da morte física, não aceitaram a salvação, proveniente de Cristo Jesus, o Filho de Deus.

APLICANDO A VERDADE

    IV. COMO VENCER O PECADO?
    1. Aceitando a Cristo como o único e suficiente Salvador. Desde que não há recurso humano para nos livrar do pecado, temos de aceitar o plano de Deus para expiá-lo, isto é, pagar o preço. Cristo é a única solução! Livra-nos do poder do pecado, dando-nos inspiração e poder para combatê-lo e vencê-lo.
Livra-nos da culpa do pecado e, finalmente, do castigo ou penalidade do pecado. O pecado condena; Cristo salva. O pecado desonra; Jesus purifica com seu precioso sangue. É inútil qualquer concepção errônea sobre o pecado ou qualquer paliativo para curá-Io. Só Cristo salva!
    a) A salvação é um dom de Deus. Sendo um dom não pode ser comprada, e nem há meios de merecê-la. Um dom tem de ser aceito como um presente. Tudo o que você pode fazer é receber a salvação em Cristo pela fé, e agradecer ao Pai por isso.
    b) O preço já foi pago. E foi um valor muito alto. Deus deu o seu Filho Unigênito para derramar seu sangue na Cruz do Calvário. Jesus levou sobre si a penalidade do pecado por todos nós. E essa penalidade era a morte. Jesus satisfez plenamente, por nós, a justiça divina, livrandonos do pecado e da morte eterna: "... Mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor (Rm 6.23). "... Deus nos deu a vida eterna, e essa vida é nossa por meio do seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (l Jo 5.12). Portanto, se você aceitar a salvação de Deus como um dom, aceitando a Cristo, será de fato salvo de seus pecados para viver a vida eterna na presença de Deus.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Segundo a lição, o que é pecado?
R: 

2. A Bíblia nos ensina que “o salário do pecado é a morte”. Quais são os três tipos de morte aprendidos nesta lição?
R: 

3. O que é a morte espiritual?
R:



BIBLIOGRAFIA:
O CAMINHO PARA O CÉU
Comentário: CLAUDIONOR DE ANDRADE; MARCOS TULER; ISRAEL DE ARAÚJO; ALEXANDRE COELHO; ESDRAS COSTA BENTHO E CÉSAR MOISÉS CARVALHO

Colsultor Doutrinário e Teológico:
ANTÔNIO GILBERTO

Nenhum comentário: