segunda-feira, 24 de maio de 2010

LIÇÃO 8 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

Lição 8
SER OU TER? EIS A QUESTÃO!
Texto Bíblico
Mateus 5.1-12

ENFOQUE BÍBLICO
"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6.33

MENSAGEM DA SEMANA

   A lição desta semana trata do relacionamento entre o adolescente e o consumo. Na sociedade em que vivemos, a aparência do ser humano vale muito mais do que sua essência (o caráter). O conceito de felicidade não encontra-se mais relacionado ao aperfeiçoamento do homem interior, mas às suas conquistas, bens e poder. Contudo, Deus requer que busquemos a perfeição interior, o caráter de Cristo.

DEVOCIONAL DIÁRIO

   Aproveite esta semana para meditar no Sermão do Monte, texto bíblico base da lição, e pedir a Deus que aperfeiçoe o caráter de Cristo em sua vida. Peça ao Senhor para afastar de você o desejo desenfreado por bens materiais, o consumismo compulsivo, e torná-lo simplesmente como Jesus. Se você tiver problemas nesta área, ore pedindo libertação e, se for necessário, procure ajuda de um profissional cristão.

FIQUE ALERTA

   Você já ficou com vergonha de utilizar uma câmera fotográfica onde todos tinham uma digital? Você troca de celular toda vez que sai um modelo mais moderno? Você muda o cabelo cada vez que a mídia lança uma moda nova? Você já se sentiu excluído por não ter e-mail, orkut, facebook, msn, blog, twitter, etc.? Se respondeu sim para algumas das perguntas acima, sinto informá-lo que você está sendo dominado pela mentalidade capitalista de nossa sociedade.

BÍBLIA EM FOCO
PRODUTO DA INDÚSTRIA CULTURAL, EU?

   Você já deve ter ouvido falar sobre Midia, não é? Mídia é um termo geral que abrange áudio, vídeo ou texto, ou seja, rádio, televisão, revistas, etc. A Midia é um meio utilizado pela Indústria Cultural para torná-lo um consumidor de suas "produções." E Indústria Cultural é a exploração de bens culturais (arte, tradições. hábitos, crenças, valores etc.) com fins comerciais e econômicos; é tornar tudo, até o homem, um produto, comunicação, o ser humano é incentivado a ser alguém que não e a ter coisas de que não precisa, mesmo que para isso tenha que fazer dívidas para o resto do ano.

EU, UM ESCRAVO DO TER?

   A Mídia o tempo todo está lhe dizendo em casa, na rua, na escola, no shopping, o que você deve ter ou quem deve ser, para realmente "ser" alguém. De acordo com o mundo, você precisa ter dinheiro, carro, celular que tira foto, filma, revela; comprar as roupas, os sapatos ou tênis que algo que gere lucro, dinheiro; é a manipulação consciente do nosso desejo; é a anulação da autenticidade. Ou você acha coincidência várias mulheres pintarem o cabelo de loiro platinado depois de uma atriz famosa aparecer na Mídia com os seus cabelos exatamente desta cor?
   Talvez você esteja se perguntando: "Por que preciso aprender os conceitos de mídia e indústria cultural?" Porque elas são as principais responsáveis pelo "espírito do ter" que tomou conta de nossa sociedade. Através dos meios de os artistas vestem e calçam, usar os cabelos da cor e do modelo que as pessoas consideradas "importantes" usam etc. Sem falar nos orkuts, msns, blogs, twitters etc. Se você tiver e usar tudo isso, realmente será uma pessoa "importante" para o mundo.
   Você não acha que as pessoas que tentam comprar cada produto ou acompanhar cada novidade lançada tornou-se um escravo dessa indústria, um "escravo do ter"? Sim, porque a todo o momento um modelo de carro, celular, máquina fotográfica, roupa, tênis, cabelo, ou qualquer outra novidade chega ao mercado; no mundo tudo passa (1 Pe 1.24,25). O homem já está tão aprisionado por esse consumismo que não consegue pensar nem avaliar se precisa ou não dessas coisas, ele simplesmente compra.

E ONDE DEUS ENTRA NESSA HISTÓRIA?

   Deus não nos criou para ser escravos desse mundo, pois Ele veio para nos libertar de tudo que possa tentar nos aprisionar (Dt 5.6; Jo 8.36). Deus não se importa se você possui todas as novidades que são lançadas no mercado, ou se o seu celular tira foto, ou se a sua máquina é digital, ou se você tem orkut, msn e blog, até porque Ele não precisa disso para falar com você (Hb 1.1). Já parou para pensar que cada vez mais essas coisas excluem as pessoas da vida social? Por outro lado, já observou que Deus não exclui ninguém (Rm 2.11), pois é tão maravilhoso que qualquer pessoa pode se comunicar com Ele através de uma simples oração (Ef 6.18).

SER ALGUÉM É...

   Deus está preocupado com o que somos e não com o que temos. No sermão do monte, Jesus iniciou seu ensino sobre a verdadeira felicidade. E, para nossa surpresa, não disse que tínhamos que comprar nada. Ele afirmou que, para sermos felizes, deveríamos ser humildes, misericordiosos, puros de coração, pacificadores, e buscar fazer a vontade de Deus (Mt 5.1-12). O ideal de felicidade de Jesus é completamente diferente daquele que o mundo prega. E, com certeza, é um ideal que todos nós, ricos ou pobres, negros ou brancos, homens ou mulheres, podemos alcançar. No mundo, o preço da "felicidade" é tão alto que somente poucos podem pagá-lo. Em Jesus, todos podem ser realmente felizes, porque Jesus já pagou o preço (1 Co 6.20).

SER OU TER?

   A Mídia tem contribuído para a valorização da coisa e a desvalorização do homem. Será que você tem se deixado dominar por esse "espírito"? Você já parou para pensar se tem buscado comprar coisas apenas para se sentir aceito por seus amigos? Será que tem valorizado mais seus objetos pessoais do que sua família? Será que escolhe seus amigos pelo que são ou pelo que têm e podem lhe oferecer? O jovem rico descrito na Bíblia se encontrou com a verdadeira felicidade, Jesus, mas considerava seus bens valiosos demais para abandoná-las pelo Salvador (Lc 18.22). Será que a felicidade não está diante de seus olhos, e você ainda não atentou para isso? A felicidade por que você tanto procura está em Jesus. Seja simplesmente como Jesus e, certamente, você será muito feliz.

CONVERSA FRANCA

   Durante esta aula, o diálogo entre você e seus alunos será fundamental, a fim de que compreendam o quanto a mídia pode influenciá-los e escravizá-los. Aproveite para propor as questões elaboradas por você durante a semana. Se precisar, utilize algumas já mencionadas em seções anteriores. Não esqueça de que este é um espaço exclusivo deles. Não opine durante a discussão, deixe para concluir o debate à luz das Escrituras após o assunto ter sido esgotado pela turma.

Nenhum comentário: