sexta-feira, 7 de maio de 2010

LIÇÃO 6 - Adolescentes 2º Trimestre de 2010

Lição 6
CUMPRINDO O IDE DE JESUS

ENFOQUE BÍBLICO
"Pois bem, vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo."
1 Coríntios 12. 27
FIQUE ALERTA
    Você tem aprendido acerca da importância e da necessidade de que a igreja anuncie o evangelho de Cristo Jesus. Mesmo sabendo da importância do evangelismo e da obra missionária, muitos crentes e, principalmente, muitos adolescentes, têm certa dificuldade em saber o que fazer para cumprir essa tão nobre tarefa.
    Desta forma, vamos falar acerca de como o evangelho pode ser proclamado por cada um de nós, a fim de que muitas almas possam alcançar a salvação que Cristo oferece gratuitamente a todos.

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, aprenderemos acerca de alguns requisitos fundamentais para a caminhada cristã, de forma que se cumpra o "Ide" de Jesus em nossa vida.

SENDO TESTEMUNHA
    O que é uma testemunha? Ao assistir um filme que mostre um julgamento, percebe-se a presença de testemunhas e, em muitos casos, um único depoimento é capaz de absolver ou condenar um réu. Pois é, testemunhar é fazer os outros saberem o que você viu e sabe sobre alguém ou alguma coisa. Sendo assim, você é uma testemunha de Cristo porque já conhece a verdade e a salvação.
    Somos parte do corpo de Cristo, ou seja, representamos a Igreja do Senhor a todo instante. Por isso, em nosso dia-a-dia estam os "falando" de Cristo com as nossas atitudes e comportamentos.
    Em Atos 1.8 está escrito: "Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra." Com estas palavras, Jesus nos garante que, por meio do batismo no Espírito Santo recebemos poder, ou seja, capacidade para sermos eficientes testemunhas. Por isso, encha-se do Espírito de Deus e não se intimide por qualquer motivo que o impeça de testemunhar de Cristo. Não se esqueça que você é capaz!

ENVOLVENDO-SE COM MISSÕES NACIONAIS E TRANSCULTURAIS
    Você deve contribuir com a obra missionária em nosso país e com a obra missionária transcultural, participando das atividades da igreja que estejam relacionadas a isto, orando e contribuindo financeiramente. Além disso, você pode se comunicar com missionários por cartas e e-mail, conhecendo as suas necessidades reais para ajudá-los em oração e também com ações.
    O que você fez na última conferência, congresso ou culto missionário da sua igreja? Pense nisso e se disponha a ajudar da próxima vez. Há sempre importantes tarefas para você: preparar cartazes informativos, convidar pessoas ímpias, ajudar na recepção, reparar carnês para a oferta missionária, realizar uma dramatização ou jogral sobre missões, ministrar o louvor, etc.
    Se você sente que tem um chamado para missões, procure se envolver na obra de Deus hoje, não fique esperando que tudo aconteça de repente. É claro que Deus tem todo o poder e age como quer, mas você deve ser fiel desde já para que o propósito de Deus se revele e se cumpra na sua vida.

ORANDO
    Orar é conversar com Deus. Todos nós gostamos de conversar com as pessoas que amamos. Falar com Deus, além de ser maravilhoso, é uma necessidade, pois precisamos de comunhão e contato com o nos o Criador e Salvador. Orar é adorar, agradecer, confessar e suplicar.
    A oração deve fazer parte da nossa rotina diária, mas não devemos somente pedir a Deus por nossas necessidades, Devemos nos lembrar constantemente das pessoas que ainda não se converteram e também dos nossos irmãos missionários, Existem muitas pessoas que nunca ouviram falar de Cristo e muitos povos que sofrem as consequências pelo pecado e ignorância acerca da Palavra de Deus, Portanto, é preciso que tenhamos misericórdia e amor por essas almas e por todos os perdidos que estão ao nosso redor, Devemos desejar a salvação dessas pessoas e orar a Deus, para que o evangelho chegue a cada um deles, É preciso interceder pelos crentes de todo o mundo, a fim de que se comprometam com a evangelização, e para que missionários consigam romper as barreiras que impedem o seu trabalho no campo,

CONTRIBUINDO
    A contribuição financeira é fundamental para que esta obra possa ser realizada: Os missionários precisam do sustento da igreja e da agência que os enviou ao campo. Contribuir não é só dar o seu dinheiro. Existem várias maneiras de arrecadar recursos materiais para o trabalho missionário, e você pode hoje cooperar bastante no aspecto material. Podem ser feitas campanhas de arrecadação de donativos; bazar, cantinas, etc. Mas a oferta em dinheiro não deve ser descartada. Cada um deve colaborar com a quantia de que dispõe. Se você recebe mesada, deve separar a sua oferta missionária.
    Todos devem participar das atividades que visem levantar recursos materiais para a expansão da obra missionária.

COMUNICANDO-SE
    Imagine como seria viver longe de sua família, dos parentes e dos amigos. Seria difícil, não é? Além de suportar a ausência das pessoas amadas, teria que viver num lugar onde os hábitos de vida e a cultura são completamente diferentes do seu país. Percebeu?
    Esta é a situação em que os missionários vivem. Por esse motivo, devemos ser cuidadosos com eles, mantendo contato para que se sintam amados e apoiados no campo missionário. Comunique-se por e-mail, telefonemas e se relacione com suas famílias. Deus pode usar você para confortar, dar ânimo e até mesmo para responder às súplicas dos irmãos missionários.

LEVANDO EVANGELHO A TODOS
    A Palavra de Deus nos diz que: "Então ele disse: Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas" (Mc 16.15). Portanto, todas as pessoas precisam ouvir falar sobre Jesus. Aquele seu vizinho, o colega do curso de inglês, parentes, alguém que, de repente, começa a conversar com você no ponto do ônibus...
    Você deve se envolver no trabalho de evangelismo da sua igreja: programas de evangelização, evangelismo em praças e ruas, visitas aos lares e outras atividades.
    Quando você estiver evangelizando, fale somente de Cristo e do plano de Deus para a salvação do homem. Tenha cuidado para que outros assuntos não interrompam e, principalmente, não prejudiquem esse momento tão especial. Existem muitas maneiras pelas quais os crentes podem cumprir sua responsabilidade na divulgação do evangelho, pois essa é a sua principal tarefa como igreja. Por esse motivo, não podemos pensar que falar do evangelho é somente para grandes pregadores, mas deve fazer parte do dia-a-dia de cada crente.

CONVERSA FRANCA

    DOAÇÃO
    Na Palavra de Deus está registrado que "... É mais feliz quem dá do que quem recebe" (Atos 20.35c). Doar é transmitir gratuitamente. É um gesto de amor e generosidade. Você deve se dedicar a dar sem se preocupar com que o pode receber de volta. o Isto é, não faça as coisas esperando a retribuição, pois essa não é a essência da doação, que é algo gratuito, sem pretensões.
    Querido adolescente, quando nos envolvemos com a obra de Deus por meio da pregação do evangelho, temos uma atitude de doação. Por conseguinte, deixamos de nos preocupar com o que receberemos das pessoas e do Senhor e nos dedicamos a propagar a Palavra do Deus.

Nenhum comentário: