sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 06 - 2º TRIM/2010

LIÇÃO 6
A SOBERANIA E A AUTORIDADE DE DEUS
QUESTIONÁRIO
NOME:______________ DATA: ___/___/____ - 2º TRIM/2010
1- O que buscava Deus, com esta parábola da casa do oleiro, para os filhos de Israel? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Deixar uma importante lição para os filhos de Israel, pois pensavam estes que, pelo simples fato de serem descendência de Abraão, achavam-se a salvo dos juízos e dos castigos divinos.
(    ) O Senhor, porém, mostra-lhes que todos, judeus e gentios, nos encontramos sob a sua jurisdição.
(    ) Desejava Deus mostrar aos judeus sua escolha inegociável e irrevogável de sua salvação sobre eles.
(    ) Assim como o oleiro tem poder sobre a argila, de igual modo trata-nos Deus consoante à sua soberania, levando sempre em conta, naturalmente, o livre-arbítrio com que Ele nos dotou.

2- Como é conhecido o capítulo 18 de Jeremias? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) É conhecido como a Parábola da Teocracia de Deus.
(    ) É conhecido como a Parábola da Predestinação de Deus.
(    ) É conhecido como a Parábola da Soberania de Deus.

3- Onde era a casa do oleiro em Jerusalém? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo sul de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e do Vale dos Filhos de Hinon.
(    ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo norte de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro e do Vale de Josafá.
(    ) Achava-se localizada, provavelmente, no extremo oeste de Jerusalém, nas cercanias da Porta do Oleiro.

4- Qual a definição de "Soberania de DEUS"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) A soberania de Deus é a autoridade inquestionável que Ele exerce sobre todas as coisas criadas, quer na terra, quer nos céus, de tudo dispondo conforme os seus conselhos e desígnios.
(    ) A soberania de Deus se resume à sua ação como juiz das nações.
(    ) Sua soberania está baseada em sua onipotência, onipresença e onisciência.
(    ) Deus é absoluto e necessário - todos precisamos dEle para existir; sem Ele, não há vida nem movimento.

5- Quais eram os instrumentos de trabalho do oleiro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Um animal de carga e duas tábuas.
(    ) Eram duas rodas superpostas.
(    ) A inferior, acionada com os pés, movimentava a superior, onde o oleiro colocava a argila, a fim de moldá-la de acordo com a sua concepção.
(    ) E, assim, em movimentos simples, mas seguros, era o barro transformado em vasos e outras vasilhas tão úteis no dia-a-dia das senhoras hebréias

6- Por que Soberania de Deus não é arbitrariedade? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) A soberania é um instrumento legítimo de Deus, através da qual executa Ele toda a sua vontade, visando a plena consecução de seus decretos.
(    ) Porque Deus não permite aos homens escolherem serem salvos através de sua graça.
(    ) Sendo infinitamente santo e justo, e Criador de quanto existe, tem o Senhor Deus autoridade sobre todas as criaturas morais, e tudo fará a fim de que o seu plano redentivo seja integral e perfeitamente cumprido.
(    ) Deus jamais criaria uns para a salvação e outros para a danação eterna. Isto contrariaria os dois principais atributos de sua bondade: santidade e justiça.

7- Onde devemos estudar, na Bíblia, para melhor compreendermos a parábola do Oleiro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) É necessário que se estude os capítulos doze, quatorze e dezoito do livro de Jeremias.
(    ) É necessário que se estude os capítulos nove, dez e onze da Epístola de Paulo aos Romanos.
(    ) No capítulo nove, discorre o apóstolo acerca da eleição de Israel; no dez, fala sobre a rejeição de Israel como povo eleito; e no onze, trata da futura reconciliação de Israel com o Messias.

8- O que aprendemos, com o profeta Jeremias, sobre a soberania de Deus, no capítulo dezoito de Jeremias? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Que somos salvos e nada nos atrapalhará irmos para o céu, nem mesmo o pecado.
(    ) O Senhor está a ensinar-nos uma grande lição: embora hajamos sido escolhidos para ser a sua particular herança, devemos cumprir as cláusulas da aliança que Ele conosco estabeleceu por intermédio de Cristo Jesus (Hb 12,23,24).
(    ) Caso contrário: haveremos de ser reprovados como o foram os israelitas.
(    ) Não basta ser filho de Abraão; é necessário fazer as obras de Abraão (Mt 3.9; Jo 8.39).

9- Até onde devemos descer para conhecermos a soberana vontade de Deus consoante a Israel, aos gentios e à nossa própria vida? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos a soberana permissão de Deus.
(    ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos a soberana vontade de Deus
(    ) Desçamos à casa do Oleiro. E, aqui, em meio às ferramentas de seu ofício, conheçamos o soberano amor de Deus.

Nenhum comentário: