quarta-feira, 19 de maio de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 08

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 8
POR QUE É ERRADO ADORAR ÍDOLOS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
“...Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor  
(Mc 12.29).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
  O Toda a nossa devoção deve ser dirigida exclusivamente a Deus, que é, conforme Jesus mesmo disse, o único Senhor.

MENSAGEM DO DIA
Exodo 20.3-5
3 - Não adore outros deuses; adore somente a mim.
4 - Não faça imagens de . nenhuma coisa que há lá em cima no Céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.
5 - Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos.

ESTUDANDO A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

  Algumas pessoas acham que os evangélicos não gostam de Maria e de outros santos homens e mulheres mencionados na Bíblia ou que foram destaques na história. Isso não é verdade. Não vamos negar que alguns são ásperos quando falam da mãe de Jesus ou de algum outro personagem. Mas não é possível, por estes, acharmos que todos são iguais. Nesta lição, você passará a entender por que nós, crentes, não adoramos qualquer outro ser ou personagem bíblico, além de Deus, Jesus e o Espírito Santo.

DESCOBRINDO A VERDADE

I. UM PERIGO CHAMADO IDOLATRIA

  A idolatria vem de uma idéia deturpada do que seja adorar. Ser idólatra é ser escravo de qualquer produto de fabricação humana ou até mesmo de dias chamados "santos", ainda que não exista nenhuma evidência de que estas ações sejam agradáveis ou mesmo sequer percebidas pelo santo, divindade ou força impessoal a quem elas são dirigidas. O apóstolo Paulo chamou a atenção dos cristãos que residiam em uma região da Ásia Menor (atual Turquia), chamada Galácia, afirmando que eles não deveriam voltar à pratica da idolatria: "No passado vocês não conheciam a Deus e por isso eram escravos de deuses que, de fato, não são deuses. Mas, agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, como é que vocês querem voltar para aqueles poderes espirituais fracos e sem valor? (GI 4.8,9).
  1. Onde nasceu a idolatria. Desde que o homem pela desobediência no Éden – rompeu o relacionamento com Deus, ele tenta, de forma equivocada, restabelecer esta relação. Uma das formas utilizada é sua mania de criar imagens da divindade ou de alguém que ele imagina que a represente. A idéia é venerar, por meio das imagens, o ser ali representado. O problema deste ato é que ele oferece uma satisfação passageira da necessidade que o homem tem de se relacionar com Deus. Sentindo-se insatisfeito, procura outros deuses ou "santos" para idolatrar, tentando suprir a sua carência espiritual que, a cada nova procura, só aumenta ainda mais a sensação de vazio espiritual.
  2. Deus condena qualquer forma de idolatria. Como soberano e Criador, Deus tem poder sobre as nossas vidas e determina o que devemos, ou não, fazermos. Em se tratando de adoração a Ele, é clara sua proibição de qualquer tentativa de representáLo através de imagens de escultura. O próprio Deus, quando da instituição dos Dez Mandamentos, disse a Moisés: ". Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no Céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra" (Êx 20.4). Logo, não temos o direito de violar o seu mandamento com a desculpa de que o estamos honrando ou mesmo reconhecendo alguns "santos" como dignos de veneração. Na realidade, nem os anjos recebem adoração, pois eles sabem que não são dignos (Ap 22.8,9).

COMPREENDENDO A VERDADE

II. COMO DEVEMOS PRESTAR CULTO A DEUS?

  Existe uma forma correta de se prestar culto a Deus? Essa é uma dúvida que as pessoas têm. A Bíblia fala de duas coisas indispensáveis em um culto: "decência e ordem" (1 Co 14.39). Ela também requer que os adoradores tenham uma atitude consciente: "em espírito e em verdade" (Jo 4.24). Em relação à forma, é bom entender que os cristãos do primeiro século não possuíam nenhum roteiro rígido de como deveria ocorrer. A instrução dada pelo apóstolo Paulo aos cristãos da cidade grega de Corinto, foi: "Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja" (1 Co 14.26). O que fica evidente neste texto é a participação comunitária no culto a Deus, diferente do judaísmo, onde somente o sacerdote tinha tal poder.
  1. O correto entendimento do que é ser santo. A maioria das pessoas tem uma noção - muito distante da verdadeira - do que é um santo. Grande parte acredita que santo é alguém já falecido que realizou alguns milagres e, depois de se provar que tais feitos realmente ocorreram, foi beatificado (inscrito, pelo papa, no catálogo dos bem-aventurados, podendo receber adoração em locais específicos para isso) e após passar por diversos rituais e regras do catolicismo romano, acabou sendo finalmente canonizado, ou seja, declarado santo. Se o falecido era simplesmente devoto, mas passou a ter orações realizadas em seu nome e supostos milagres (o que é popularmente conhecido como "receber uma graça") aconteceram, ele pode ser declarado santo pelo papa. Mas o que a Bíblia - autoridade máxima no cristianismo - diz a respeito deste assunto? No Novo Testamento, as pessoas que se converteram à fé cristã e receberam Jesus Cristo como único e suficiente Salvador são chamadas de "santos" pelo evangelista Lucas e pelo próprio apóstolo Paulo (At 9.13; 26.10 ; Rm 15.25; 1 Co 1.2; 6.1,2). A palavra "santo" significa "separado", "consagrado" e "dedicado". Assim, ser santo não é meramente ser portador de um título, mas desfrutar de uma condição que não é obtida por méritos próprios tais como autoflagelação, penitências, pagamentos de promessas ou caridades, mas concedida pelo Único que pode fazê-lo:Jesus Cristo (Rm 5.1-11; 8.1; Ef 2.1-22). Quando a Bíblia menciona "os santos", é à comunidade cristã, a Igreja, em sua coletividade, que está sendo considerada nesta condição especial. Os textos bíblicos citados na primeira frase deste parágrafo mostram esta verdade.
  2. O único meio de salvação. Quando Jesus Cristo iniciou seu ministério, o seu primeiro milagre realizado foi transformar água em vinho em um casamento (Jo 2.1-12). Sua mãe, Maria, não realizou o milagre, mas disse aos empregados da festa: "Façam o que ele mandar". Maria é digna do nosso respeito e consideração, mas só Jesus Cristo merece e deve receber a nossa adoração, visto que só Ele pode nos salvar (1 Tm 1.5,6).

APLICANDO A VERDADE

III. ADORANDO A DEUS VERDADEIRAMENTE

  A adoração não é somente um ato isolado (em um dia próprio, em lugar específico, e de maneira estática), mas um ato consciente que deve marcar nossa vida nas 24 horas do dia, durante sete 7 dias por semana. Por isso, só pode adorar ao Senhor alguém que é consciente do que tal ato representa. Além disso, é preciso conhecer a Deus e ter uma predisposição em servi-lo. O exemplo da mulher samaritana no poço de Jacó ilustra bem esta verdade (Jo 4.1-30). Diante da pergunta que ela fez a Jesus acerca do "local certo" para adorar, Ele respondeu: Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus. Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade. (vv. 22-24). Não saber o que adoração é o mesmo que não adorar a nada ou adorar a um deus inexistente. Já a verdadeira adoração, só pode ser dirigida por quem, de fato, conhece ao Senhor e o reconhece como Deus.
  1. Atendido por Deus e não pelos "santos". Em toda a Bíblia, você não encontrará um único fiel dirigindo suas petições a qualquer outro ser, senão a Deus. O próprio São João, após receber as revelações de Deus descritas no livro de Apocalipse, quis adorar o anjo que o levara a ver os locais celestes, mas foi advertido pelo ser angelical que, não somente rejeitou a adoração, como também o instruiu acerca da proibição de fazer isso em relação a qualquer outro personagem a não ser Deus (Ap 22.8,9).
  2. Pagamento de promessas ou fé. No Antigo Testamento, a Bíblia fala de "votos" (Sl 50.14), ou seja, promessas que alguém fazia a Deus com a finalidade de receber alguma coisa da parte dEle. Quando a pessoa recebia o favor divino, ela deveria cumprir o que havia prometido (Ec 5.4,5). Agora, é importante destacar que o voto era feito a Deus e não a qualquer "santo"! No entanto, no Novo Testamento, a ênfase da Palavra de Deus destaca a fé. E a fé deve estar assegurada na Pessoa de Jesus Cristo (Hb 11.1). A Palavra de Deus ainda nos diz que sem "fé ninguém pode agradar a Deus..." (Hb 11.6).
O maior problema de quem adora ídolos não é simplesmente estar fazendo algo "não muito certo" ou com poucas implicações. Quem não adora a Deus priva-o de ser glorificado em sua vida e, como conseqüência, não poderá entrar na cidade santa, a Nova Jerusalém, o lar celestial: "Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações" (Ap 22.1 5).

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Por que Deus condena a idolatria?
R: 

2. Qual a diferença entre santo, segundo a Bíblia, e “santo canonizado”?
R: 

3. Quais os elementos que não podem faltar na adoração a Deus?
R:


BIBLIOGRAFIA:
O CAMINHO PARA O CÉU
Comentário: CLAUDIONOR DE ANDRADE; MARCOS TULER; ISRAEL DE ARAÚJO; ALEXANDRE COELHO; ESDRAS COSTA BENTHO E CÉSAR MOISÉS CARVALHO

Colsultor Doutrinário e Teológico:
ANTÔNIO GILBERTO

Nenhum comentário: