sexta-feira, 7 de maio de 2010

LIÇÃO 6 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

Lição 6
EU & OS AMIGOS

MENSAGEM DA SEMANA
    Nesta lição vamos estudar sobre o relacionamento do jovem com os seus amigos. Vamos pensar sobre os modelos de amizade que temos e sobre o que queremos. O que esperamos de um amigo? O que um amigo espera de nós? Quem são nossos amigos hoje? O que fazemos com nossas amizades? Temos sidos bons amigos para os nossos amigos? Qual é o tipo de amizade que devemos ter? O que é ser amigo? Vamos pensar sobre isso?! 

ENFOQUE BÍBLICO
“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado que um irmão”.
Provérbios 18.24

DEVOCIONAl DIÁRIO
    Jesus tinha autoridade no ensino porque vivia o que ensinava. Para ensinarmos nossos alunos sobre a importância da oração, é imprescindível nossa experiência nessa área. Se o ensino é sobre a necessidade de se ler a Palavra de Deus diariamente, precisamos nós mesmos estabelecer esta prática. Uma vez que passaremos um trimestre estudando sobre relacionamentos, é urgente examinarmos os nossos, a fim de investirmos em melhorias pessoais.

FIQUE ALERTA
    Muitas vezes esperamos de nossos amigos um grau de tolerância e paciência com os nossos erros, que não somos capazes de ter. Parece até que merecemos ser compreendidos, mas os outros, não. Algumas vezes, cobramos mais do que damos em matéria de amizade, de companheirismo, seja com os pais, os irmãos, ou os amigos, não é?

BÍBLIA EM FOCO

AMIGO É ALGUÉM QUE SE LEMBRA DA GENTE
    Por ter interpretado o sonho do rei Nabucodonosor, o jovem Daniel obteve muita admiração do rei. Tornou-se chefe dos sábios e governador de toda a província da Babilônia. Apesar disso, não ficou orgulhoso. Portou-se com humildade e temor a Deus, transferindo toda a glória para Ele (Dn 2.47).
    Mas uma coisa merece destaque nessa história: o caráter de Daniel como amigo. Ao ser prestigiado pelo rei, Daniel lembrou-se dos amigos e pediu-lhe que concedesse a Sadraque, Mesaque e Abdnego, importantes cargos nos negócios da Babilônia. (Leia todo o livro de Daniel, e você saberá detalhes dessa história).
    Como identificar um amigo? Amigo é alguém que se preocupa conosco, não nos abandona, está sempre disposto a nos ajudar. Jesus é o maior exemplo disso. Nunca nos abandona. Próximo da sua morte na cruz, intercedeu pelos discípulos e por nós com a sincera preocupação de um amigo: "Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim" (Jo 17.20). Ele nunca nos esquece. Aleluia!

AMIGO É ALGUÉM QUE SOFRE JUNTO
    A Bíblia diz que devemos chorar com os que choram (Rm 12.15). Isso fala de solidariedade. A jovem Rute, quando ficou viúva, teve a oportunidade de abandonar Noemi, sua sogra. Por causa daquela situação, Noemi propôs às suas noras que voltassem para a casa de seus pais, e ela voltaria para a sua terra. Era natural que se separassem. Cada uma para a sua terra, para a sua família. Orfa acatou a sugestão e partiu. Rute, porém, disse: "Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e (...) o teu povo é o meu povo e o teu Deus é o meu Deus" (Rt 1.16).
    Noemi era velha, não poderia mais ter filhos que cuidassem dela. Estava só e sem saber o que fazer da vida. Rute poderia voltar à sua casa, casar, ter filhos. Entretanto, optou por ficar com a sogra e ajudá-la. Deus honrou aquela moça de maneira espetacular, tanto que ela aparece na genealogia de Jesus. (Leia toda a história no livro de Rute).
    Jesus está sempre atento às nossas necessidades. Por isso, Ele nos enviou o Consolador, o Espírito Santo, que nos auxilia em nossas fraquezas, ajuda-nos a orar, aquieta o nosso coração com a sua doce presença (Jo 14.16; Rm 8.26).

O AMIGO NOS AMA APESAR DE...
    É fácil gostar de pessoas boas, leais, que não mentem, não decepcionam, estão sempre dispostas e toleram tudo. Mas precisamos lembrar que nossos amigos não são perfeitos, assim como também não somos. Entretanto, algumas coisas são fundamentais numa amizade: sinceridade, honestidade, lealdade, confiança, humildade e respeito. Sem isso, nenhum relacionamento sobrevive por muito tempo. Você não pode manter uma amizade com mentiras, deslealdades; não é saudável ter amizade com uma pessoa que não lhe respeita. Mas, um deslize, acompanhado de arrependimento genuíno e mudança de atitude, merece perdão e consideração.
    Jesus nos amou quando éramos ainda pecadores (Rm 5.6-8), numa iniciativa pessoal, estendeu a mão para uma amizade especial conosco (1 Jo 4.15-19). Por isso, não devemos amar os outros "por causa de", mas "apesar de".
    Paulo nos aconselha a suportar as fraquezas uns dos outros (Rm 15.1). Pedro disse que devemos nos esforçar para compartilhar sentimentos verdadeiros de compaixão, evitando intenção de vingança, abençoando os que estão a nossa volta (1 Pe 3.8,9).

UM GESTO AMIGO PODE MUDAR UMA VIDA
    Você já ouviu falar de José, também conhecido como Barnabé (que traduzido, é filho da consolação)? Ele era importante, rico, doutor, generoso com a obra do Senhor, sincero, simples e prestativo (Leia Atos 4.36,37).
    Quando Paulo se converteu, Barnabé foi um grande amigo para ele. Trabalharam juntos na obra do Senhor durante muito tempo (At 9.26-28). Numa das viagens, João Marcos entrou no grupo (At 12.25). Mais tarde, ele desistiu e voltou para Jerusalém (At 13.13). Paulo não se agradou dessa atitude. É muito ruim quando alguém desiste da igreja, da obra do Senhor, de um trabalho... Marcos passou rapidamente de cooperador (At 13.5) para desertor inconsequente (At 13.13; 15.36-39).
Quando surgiu uma outra viagem, Barnabé lembrou-se do jovem Marcos. Porém, Paulo não gostou da idéia, afinal, se Marcos os abandonara uma vez, não hesitaria em fazê-lo novamente. Logo, Barnabé tomou uma posição: resolveu ajudar o jovem. Ele estava atento aos sentimentos e sofrimentos dos outros. Paulo prosseguiu com Silas; Barnabé tomou outro caminho com Marcos. O resultado do gesto amigo e solidário de Barnabé vai ser percebido por Paulo no fim de sua vida: "toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério" (2 Tm 4.11). Alguém investiu nesse jovem, senão, provavelmente, ele não seria mais útil.
    Mas o maior gesto de amor tivemos de nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a sua vida para salvar a nossa. Amou-nos de uma maneira tão grande que se entregou por nós numa morte terrível e maldita. Por Ele, fomos reconciliados com Deus, isto é, voltamos a ser amigos de Deus.

CONVERSA FRANCA
    Um certo pai, a fim de castigar o filho, ordenou-lhe que dormisse no sótão. Lá pela meia noite decidiu ir vê-lo. O pai encontrou o menino com os olhos arregalados e morrendo de medo. Então o filho disse: "Pai, perdoa-me. Deixe-me dormir na minha cama". "Não, meu filho, o castigo não pode ser retirado. Você vai passar a noite aqui, mas o papai vem dormir com você".
    Quão amigo era esse pai! Apesar de o filho realmente precisar de repreensão, o pai encontrou uma forma de dizer: "enquanto você está sendo castigado, conte comigo. Nunca lhe deixarei". É assim que Deus faz conosco. Ele nunca nos abandona. Como está escrito em Isaías 49.15: "Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti."
    Essa promessa de Deus cumpre-se diariamente em nossa vida. Nos momentos mais difíceis Ele nos toma em seus braços, está disposto a nos ouvir e nos consolar como um verdadeiro amigo. Dê oportunidade para os alunos testemunharem do cuidado do Senhor com a vida deles.

Nenhum comentário: