sexta-feira, 26 de março de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 13
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS - QUESTIONÁRIO
NOME:________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010
1- O que quer dizer a expressão "sede consolados"? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Quer dizer "sede encorajados".
(    ) Quer dizer "sede apoiados".
(    ) Quer dizer "sede advertidos".

2- Como que Paulo pôde afirmar o caráter cristão de seu apostolado, considerando que seu apostolado tinha sido concedido pelo Senhor Jesus e que este era seu modelo de líder-servidor? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Nada mais coerente do que a postura rígida de Paulo contra os pecadores impenitentes.
(    ) Assim como o Senhor Jesus agia com esses (Mt 23.13-33), o apóstolo também deveria agir, a fim de que os crentes em Corinto pudessem constatar o poder de Cristo em seu ministério.
(    ) A Bíblia afirma que o Senhor disciplina aos seus amados filhos, portanto, a correção dos pecados daquela igreja pelo apóstolo revelava o amor que ele, em Cristo, nutria por aqueles crentes.
(    ) Nada mais coerente do que a postura branda de Paulo para com os pecadores impenitentes

3- Quais os pecados que destruíam os alicerces dos coríntios e que tinham de ser eliminados? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Pendências denominacionais, invejas, glutonarias, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
(    ) Pendências judiciais, invejas, iras, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
(    ) Pendências conjugais, invejas, iras, porfias, deformações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade

4- Com qual objetivo o apóstolo Paulo defende o seu ministério? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Provar à igreja que Deus era o com ele, e sua comunhão com a igreja de Jerusalém dava-lhe autoridade para pregar e representá-la perante eles..
(    ) Revelar à igreja que Deus era o seu pai, e sua comunhão com o Espírito Santo dava-lhe respaldo para representá-Lo em qualquer parte.
(    ) Provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para pregar e representá-Lo na terra.

5- Paulo encerra sua carta com uma advertência. Por que o apóstolo recomenda aos crentes que examinem-se e provem-se, a fim de verificarem se Jesus Cristo, de fato, habita neles? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Paulo tinha certeza de que Cristo verdadeiramente habitava em todos eles, mas queria testá-los.
(    ) Até o momento Paulo vinha defendendo seu ministério e sua fé, no entanto, agora, ele resolve testar os cristãos daquela igreja ao admoestá-los que realizem um autoexame.
(    ) Se Cristo verdadeiramente habita neles, não correm o risco de serem reprovados
(    ) Essa certeza é alimentada pela presença imanente de Cristo em suas vidas.
(    ) Se não estão reprovados perante o Senhor, não há o que se duvidar da autenticidade do ministério apostólico de Paulo.
(    ) Paulo sabe que os fiéis não temerão uma auto-avaliação e espera que, assim como reconheceram sua fé em Cristo, sejam capazes de reconhecer o relacionamento sincero e fiel dele com Cristo.

6- Quais os propósitos da disciplina de Paulo à igreja de Corinto? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Promover a paz e o arrependimento dos pecadores.
(    ) Afirmar o caráter cristão de seu apostolado.
(    ) Afastar os falsos mestres e os pecadores do convívio da igreja.

7- Por que o apóstolo afirma aos coríntios: "Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria" (v.20)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) A expressão indica sua preocupação com a igreja, pois alguns crentes achavam-se em falta diante da congregação e diante de Deus.
(    ) Paulo estava ciente de que não podia, como pastor, deixar de tratar os pecados que haviam comprometido a qualidade espiritual daquele rebanho.
(    ) Paulo sabia que a maioria dos Coríntios não tinham qualquer problema espiritual. Viviam unidos e fortes em DEUS.
(    ) Paulo toma atitudes disciplinares severas com relação aos seus membros, a fim de que por ocasião de seu retorno à igreja não encontrasse os mesmos problemas.

8- Como promover a paz e o arrependimento dos pecadores? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Paulo usaria a tática do "fazer vista grossa", assim não haveria mais discussões e desavenças entre ele e os coríntios.
(    ) Paulo deseja fortalecer a fé e desenvolver o amadurecimento espiritual da igreja de Corinto.
(    ) Para levar os pecadores ao arrependimento, teria de ser rigoroso em sua repreensão.
(    ) Os problemas de ordem moral exigiam uma postura firme do apóstolo.
(    ) Caso contrário, as ações diabólicas para destruir a igreja não seriam neutralizadas.

9- Paulo encerra sua carta com um desejo (13.7-9), qual é? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Ele deseja que aqueles cristãos sejam aprovados nessa autoavaliação.
(    ) O apóstolo demonstra que não pensava em sua própria aprovação, mas no bem estar espiritual da igreja.
(    ) O desejo sincero de Paulo é claro: "e o que desejamos é a vossa afeição"
(    ) O desejo sincero de Paulo é evidente: "e o que desejamos é a vossa perfeição"

Nenhum comentário: