quinta-feira, 18 de março de 2010

LIÇÃO 12 Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 12
FUJA DA CONTENDA!


DEVOCIONAL
    "Paulo e Barnabé discordaram abertamente a respeito de Marcos. Paulo não quis levar Marcos em sua segunda viagem porque ele os havia deixado anteriormente (At 15.37). Esta divergência de opiniões levou os dois grandes pregadores a formarem dois grupos e a empreenderem mais esforços missionários; em vez de um grupo, havia dois. Mais tarde, Marcos se tornou uma pessoa muito importante para o ministério de Paulo (CI 4.10). Deus trabalha mesmo através de conflitos e discordâncias.
    Os cristãos nem sempre concordam em tudo, mas os problemas podem ser resolvidos quando aceitamos as diferenças e permitimos que Deus faça a sua vontade" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, p.1518).

ENFOQUE BÍBLICO
"Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal."
Provérbios 3.30
FIQUE ALERTA
    Você costuma brigar com seus irmãos, amigos e familiares? Sente dificuldade em relacionar-se bem com as pessoas à sua volta? Cuidado! As contendas comprometem e afetam a vida social, emocional e espiritual das pessoas. Em Provérbios, aprendemos que "as pessoas revoltadas gostam de briga, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça" (Pv 17.19). Neste estudo, você descobrirá porque muitas pessoas são levadas a viver em brigas e aprenderá a evitar esse terrível mal.

QUEBRA-GELO
    Caro professor, procure aplicar o conteúdo da lição de uma forma criativa. Lembre-se: seus alunos são adolescentes e gostam de atividades dinãmicas e a ativas. O adolescente, apesar da sua inquietação, é participativo. Se você conseguir explorar esse grande potencial, perceberá como é fácil envolvê-los nas atividades da classe. Realize discussões sobre temas atuais, use uma linguagem compreensível e realize atividades como:
    · Trabalhos com apresentação sobre determinados temas;
    · Encenação;
    · Dinâmicas de grupo;
    · Competições, etc.
Para expor esta lição, você pode aplicar a seguinte atividade:
    1. Divida os alunos em grupos.
    2. Coloque dentro de balões (bexigas) perguntas relacionadas aos temas já estudados até aqui. O número de bexigas deve estar de acordo com o número de alunos. Exceto se a turma for muito grande. Neste caso, procure limitar as perguntas.
    3. Os grupos devem ser identificados por letras ou por números.
    4. Um aluno da equipe A ou 1 estourará uma bexiga, e o seu grupo terá 30 segundos para responder a questão. Após esse tempo, a pergunta passa para a equipe seguinte e assim sucessivamente. As equipes responderão às perguntas até que não haja mais balões.

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, você terá a oportunidade de aprender o que é contenda e o cuidado que devemos ter para evitá-la. Descobrirá quais sãos os problemas causados por essa prática e os elementos que geram esse terrível mal.
    Utilize a narrativa abaixo que demorstra como uma adolescente conseguiu superar seus problemas com a fofoca.
    "Por muitos anos, tive problemas com a fofoca. Eu sabia que era errado, mas continuei praticando este pecado. Orei muito sobre isso. Então li duas passagers das Escrituras que me ajudaram a vencer esse mal.
    A primeira está em 1Coríntios 10 13. Esse versículo diz que Deus sempre nos dará uma forma de escapar da tentação. Eu me lembrava disso sempre que me sentia tentada a falar de alguém mas continuei a me entregar ao erro.
    Então, Deus me mostrou um outro texto que me ajudou ainda mais: "Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios" (Sl 141.3) Essa foi exatamente a oração que comecei a fazer sempre que era tentada a falar dos outros. Esse versículo virou a minha oração, e Deus me ajudou a vencer a tentação. Sempre que oro, baseando-me nessa passagem bíblica, descubro que posso manter a minha boca fechada. Separo um momento para direcionar meus pensamentos à oração em vez de dar lugar à tentação de falar alguma coisa inconveniente.
    Essa experiência tem me mostrado exatamente como a Bíblia é prática. Com o poder de Deus, posso vencer qualquer coisa!" (Bíblia do Estudante Aplicação Pessoal. CPAD p 1311).

A CONTENDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
    A contenda é o ato de discutir seriamente com alguém, brigar ou disputar algo. As contendas têm causado estragos incalculáveis na família, no colégio, em vários lugares e em diversos níveis de relacionamento. Muitas amizades já foram destruídas porque deram lugar às intrigas, divisões e separações. As brigas geralmente resultam de um desentendimento entre duas ou mais pessoas. Precisamos ficar sempre vigilantes para não nos envolvermos em discórdias e confusões. Deus não nos criou para brigarmos com o nosso próximo, mas para que pudéssemos amá-lo.
    Dois amigos, Amir e Farid, viajavam juntos. Ao passarem perto de um rio caudaloso, Farid resolveu banhar-se. Em dado momento, distraindo-se, foi arrastado pela correnteza. Amir vendo que seu grande amigo corria risco de vida, atirou-se nas águas e, com muito esforço, conseguiu salvá-lo. Após esse episódio Farid gravou numa pedra a seguinte frase: “Aqui com risco de sua própria vida, Amir salvou seu amigo Farid.” Dias depois os dois tiveram uma grande contenda. Amir perdeu o controle e esbofeteou Farid. Este, com a ponta do seu cajado escreveu na areia a seguinte frase: "aqui, por motivos fúteis, Amir esbofeteou seu amigo Farid." Amir, ao vê-Io escrever na areia, lhe perguntou: "Por que quando fostes salvo gravaste aquele feito numa pedra e agora escreveste na areia o agravo recebido?" Farid prontamente respondeu: "Os atos de bondade, de amor e abnegação devem ser gravados na rocha para serem lembrados, mas quando recebemos uma ofensa, devemos escrevê-la na areia, para que seja apagada pelo vento e esquecida". (autor desconhecido)
    O livro de Provérbios compara a contenda a uma represa quando solta as suas águas. Creio que você se lembra do Furacão Katrina que devastou os Estados Unidos, destruindo quase que totalmente a cidade de Nova Orleans. Quando as águas represadas romperam as dunas de proteção e invadiram aquela cidade drasticamente, muitas casas foram destruídas, e milhares de pessoas morreram. Assim, de igual modo, as brigas têm um efeito devastador (Pv 17.14). As brigas são frutos da nossa natureza pecaminosa e estão relacionadas às obras da carne, segundo Gálatas 5.19-21. Portanto, deixe-se ser guiado pelo Espírito Santo e conseguirá evitá-las (GI 5.18,22).

COISAS QUE LEVAM À CONTENDA
    O que leva uma pessoa a viver constantemente em conflito com algo ou com alguém? Os conflitos surgem quando existem choques de interesses, inveja, orgulho, frustrações, maus hábitos, fofocas e muitas outras coisas. O livro de Provérbios nos mostra que várias coisas podem gerar contendas.
    As fofocas: Fofocar ou mexericar é um mau hábito que tem provocado muitos conflitos entre as pessoas. A Bíblia mostra que quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda segredo (Pv 11.13). Cuidado para não dar ouvidos ao mexeriqueiro e tornar-se cúmplice com ele. Descobrir os segredos alheios ou tecer comentários destrutivos sobre as atitudes e pensamentos de alguém, sem saber se é verdade ou o que levou a pessoa a agir daquela forma, pode ser uma maneira astuciosa de fazer intrigas.
    A ira: A contenda também pode ser inflamada pela ira. (Pv 10.12;
15.18; 30.33). A ira pode levar a pessoa a um estado de loucura e perda total da razão. Por este motivo, ela, é mencionada, na Bíblia, inúmeras vezes em listas de pecados (Ef 4.32; Cl 3.8; Tt 1.7). Uma pessoa que não sabe controlar suas emoções e dá vazão a sua ira, tornase escrava dos seus sentimentos e age inadequadamente com o outro provocando contendas e discórdias. Algumas vezes, a ira causa feridas emocionais difíceis de cicatrizar. Portanto, lembre-se: não são as suas emoções que devem controlar sua vida. Ao contrário, você deve aprender a ter controle sobre suas emoções e não deixar a ira abundar no seu coração.
    A soberba: A soberba também gera contendas (Pv 13.10a; 28.25a). Soberba é sinônimo de orgulho, arrogância e altivez. A soberba leva o indivíduo a achar-se melhor e mais alto do que os outros. Quem é orgulhoso não consegue se humilhar, nunca concorda com nada. Acha que sempre está com a razão e as coisas devem ser unicamente do seu jeito. Sabe o que acontece com quem é soberbo? A Bíblia mostra que a soberba destrói o homem (Pv 29.23). Portanto, tenha cuidado!

APRENDENDO A NÃO BRIGAR
    As brigas resultam de uma busca pelos próprios interesses. As pessoas brigam porque não querem abrir mão do seu direito ou da sua razão. A Bíblia afirma que não convém ao cristão brigar com o seu irmão (2 Tm 2.24-26).
    Você deseja evitar brigas? Então, observe em Provérbios o que deve fazer:
Controlar o ódio e praticar o amor. Segundo o livro de Provérbios, aquele que sabe controlar o ódio e pratica o amor também é capaz de evitar as brigas (Pv 10.12). Um verdadeiro cristão sabe compreender, tolerar, e perdoar aos outros. Isso só é possível quando aprendemos a amar. Quem ama não pensa apenas em si mesmo. A Bíblia ensina que o amor "não busca os seus interesses" (1 Co 13.5). Portanto, procure a cada dia vencer o ódio e o ressentimento. Aprenda a praticar o amor, e assim evitará as confusões.
Praticar a paciência. Uma outra virtude capaz de evitar as confusões é a tolerância (Pv 15. 18). Ser paciente é ser tolerante. A maioria das pessoas vivem no limite da sua paciência e se irritam facilmente, com tudo e com todos. Porém, devemos aprender a desenvolver a nossa paciência.
    Aprenda a desenvolver a tolerância máxima. Nos momentos em que o sangue ameaçar "ferver", procure se controlar. Lembre-se de que Cristo na cruz destruiu a inimizade e a rivalidade e construiu a unidade. A Bíblia nos ensina que em Cristo somos um (Jo 20-22). Portanto, busque sempre a união e a paz com todos.
    Não entre em atritos. Pratique sempre o amor e não busque os seus próprios interesses. Lembre-se: o amor promove a união.

CONVERSA FRANCA
    Leia com a turma Provérbios 16.28:"Os maus provocam discussões, e quem fala mal dos outros separa os maiores amigos."Em seguida, discuta as seguintes questões com os alunos: O que leva uma pessoa a tornarse má a ponto de falar mal dos seus próprios amigos? Você sabia que a inveja, a ambição e o espírito de competição podem levar a pessoa a agir com o propósito de prejudicar o outro? Há pessoas que não aceitam ser superadas, por isso difamam os seus colegas. Você se aborreceria se fosse superado pelos seus companheiros? Como agir nessas situações?

Nenhum comentário: