segunda-feira, 29 de março de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 01

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES


Lição 1
DEUS SE IMPORTA COMIGO?

MENSAGEM PARA VOCÊ
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO

Embora sejamos tão imperfeitos e rodeados de fraquezas, Deus nos amou de tal maneira que entregou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, resgatandonos da condenação eterna.

MENSAGEM DO DIA
                                           Salmos 8.4-6

4 - que é um simples ser humano para que penses nele?
Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?
5 - No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti
mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei.
6 - Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste;
tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:

ESTUDANDO A BÍBLIA

INTRODUÇÃO
    Será que Deus, realmente, se importa comigo? Todos nós já fizemos esta pergunta muitas vezes, principalmente durante uma crise.
Temos a impressão de que Ele, após ter nos criado, entregou-nos à própria sorte. Nesses momentos, não podemos evitar este questionamento: Se Deus preocupa-se, de fato, comigo por que permite tantos sofrimentos e angústias sobre a minha vida?
    Tais perguntas demonstram que você ainda não teve um encontro experimental com Deus. Quando isto acontecer, você constatará que o Senhor, realmente, se importa com você. É o que estudaremos nesta lição. Inicialmente, mostraremos quem é Deus.

DESCOBRINDO A VERDADADE

I. QUEM É DEUS
    Só viremos a entender quem é Deus, quando entrarmos em contato com a Bíblia. O que você sabe acerca de Deus? Saber que Ele existe não é tudo, conforme escreveu Tiago: "Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo" (Tg 2.19). Por conseguinte, nosso conhecimento de Deus não pode limitar-se a saber que Ele existe. Temos de saber também quem Ele é:
    1. Ele é o criador dos Céus e da terra. "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). Aliás, Ele não somente tudo criou como também tudo sustenta: "O Criador do céu, da terra e do mar de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas" (SI 146.6).
    2. Ele é o criador do ser humano. O homem não é um subproduto de um processo evolutivo; surgiu através de um ato criativo: "Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão" (Gn 1.26).
    3. Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda!" (2 Co 1.3).
    Conforme você poderá facilmente concluir, sendo Deus o criador e sustentador de tudo quanto existe e sendo também Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, como poderia Ele não se importar com você? Portanto não se esqueça: você é precioso aos olhos de Deus.

COMPREENDENDO A VERDADE

II. A REDENÇÃO DO SER HUMANO
    Deus sabia que o ser humano fracassaria? Sendo Onisciente, nada ignora. Todavia, Ele fez questão de criar o homem dotado de livre-arbítrio mesmo sabendo que, mais tarde, viria Adão usar a sua liberdade para desobedecê-Lo. Somente Deus podena dar semelhante liberdade para a sua criatura. Ele, porém, já tinha um plano de redenção para apresentar aos nossos primeiros pais.
    1. A Queda do homem. Ao explicar aos romanos as conseqüências da Queda do ser humano, escreveu o Apóstolo Paulo: "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23). Isto significa que todos, judeus e todos os demais povos, já nascem com tendência para a prática do pecado. Somente o sacrifício de Cristo é capaz de resgatar-nos dessa maldição.
    2. A provisão de salvação. Com a Queda do homem, Deus apresenta o Redentor da raça humana: Cristo Jesus Nosso Senhor, conforme lemos no Apocalipse "todos os que vivem na terra o adorarão, menos aqueles que, desde antes da criação do mundo, têm o nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro, que foi morto" (Ap 13.8).
    Como você observou, Deus se importa muito com a sua vida.
Doutra forma, Ele jamais ter-lhe-ia oferecido um plano tão maravilhoso como a salvação de sua alma. Deus deseja que você aceite a Cristo, a fim de que você possa entrar nos Céus e desfrutar de todas as belezas espirituais ao lado de Jesus, nosso eterno Redentor

III. A GRAÇA

    Você sabe o real significado da graça? Biblicamente, a graça é um favor imerecido que recebemos de Deus. Pense seriamente neste assunto. Aliás, tudo quanto recebemos neste mundo é um favor imerecido que Ele nos concede. Logo, concluímos: Deus realmente se importa conosco. É como se a nossa vida estivesse desenhada na palma de sua mão: "Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim" (ls 49.16, ARC).
    1. A salvação pela graça. O maior favor que de Deus podemos receber não são os bens materiais nem a saúde nem uma vida longa. Tudo isto podemos receber como liberalidade de suas mãos. Enfim, o maior favor que podemos receber de Deus é a salvação de nossas almas: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-Ia. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós" (Ef 2.8-10).
    Talvez, você esteja perguntando neste momento: Quer dizer que não preciso fazer nada para obter a salvação de minha alma? É exatamente isto. Absolutamente nada. Porque tudo o que você procura fazer para salvar a sua alma jamais seria o bastante. Afinal, nossas obras, embora humanamente tidas como meritórias nada representam diante de Deus.
Veja o que diz o profeta Isaías: 'Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe" (ls 64.6). Mas o que não podíamos fazer para obter a salvação, Jesus Cristo o fez por nós.
    2. Jesus, a maior prova de que Deus se importa com você. Jesus é a maior prova de que Deus se importa com você. Sendo o Senhor Jesus o que Deus tinha de mais precioso - o próprio Filho - entregou-o, a fim de que morresse em nosso lugar. Se você abrir a Bíblia no Evangelho de João, ficará mais do que maravilhado diante do amor que Ele devotou-lhe: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" Uo 3.16). Resta-lhe mais alguma dúvida? Deus realmente se importa com você! O apóstolo João assim expressa esse grande e inexplicável amor: "Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus" (l Jo 3.1).

APLICANDO A VERDADE

IV. DEUS REALMENTE SE IMPORTA COMIGO

    Sim, Deus se importa não somente com a sua alma, mas igualmente com o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. Afinal, o que é o bem-estar? De acordo com o Dicionário Aurélio, é o estado de perfeita satisfação física ou moral; conforto.
    1. Bem-estar físico. O Amoroso Pai quer que tenhamos perfeita saúde, como reconhece o salmista Davi: "O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças" (103.3). Além disso, Cristo foi enfermado, para que hoje possamos desfrutar perfeita saúde. Mas, se tivermos de ser provados pela doença, Ele nos afofa o leito: "Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor os ajudará e Ihes dará saúde novamente" (SI 41.3).
    2. Bem-estar psicológico. Não fomos chamados por Cristo para vivermos deprimidos e traumatizados. Ele quer que desfrutemos de um perfeito bem-estar psicológico, conforme nos promete Deus através de Isaías: 'Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti"(Is 26.3, ARC - Versão da Bíblia, "Almeida da Revista e Corrigida").
    3. Bem-estar emocional. Não são poucas as pessoas que, atualmente, enfrentam desequilíbrio emocional. Na Palavra de Deus, porém, aprendemos a educar nossas emoções: "Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.
Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Há um rio que alegra a cidade de Deus, a casa sagrada do Altíssimo" (SI 46.2-4). Quem aceita a Jesus, por conseguinte, mantém-se equilibrado e Senhor de suas emoções em quaisquer circunstâncias. Ele sabe que Deus está no comando de todas as coisas.
    Que Deus se importa com você, não há dúvida. No entanto, você se importa com Deus? Aliás, Ele sempre importou-se com você. É chegado o momento de você preocupar-se com o que o Pai Celeste está oferecendo-lhe - a salvação em Cristo Jesus. Qual a sua decisão?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Qual a maior prova do amor de Deus por nós?

2. Quem criou o homem?

3. Como o pecado entrou no mundo?

4 comentários:

bia pontes disse...

A Paz.
gostaria muito que postasse a continuação desse estudo, pois falta a lição 12 e a 13.

grata

Unknown disse...

A Paz do Senhor!

Mande um e-mail para lucian.machado@hotmail.com que te envio as Lições 12 e 13.

A Graça e a Paz!

Pb. Luciano

Flavio Chaves Santos disse...

Luciano se for possível mande pra meu @ também as lições 12 e 13, esse curso é muito bom.
flachasan@hotmail.com

Unknown disse...

okay