segunda-feira, 29 de março de 2010

CORREÇÃO DO QUEST. LIÇÃO 12 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 12
VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR
QUESTIONÁRIO
NOME:____________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010
1- Qual a explicação do paradoxo do gloriar-se nas fraquezas (12.9,10)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Paulo era conhecido pela sua eloquência no falar e em sua elegância no vestir-se.
( V ) Em uma mente carnal, sofrimento é algo que humilha, que degrada.
( V ) Não se vê nenhuma glória em sofrer, no entanto, Paulo ensina que o sofrer se constitui num degrau para chegar-se à presença de Deus.
( F ) Na mente dos coríntios os verdadeiros apóstolos deveriam ser conhecidos por suas fraquezas.
( V ) Ele preferia gloriar-se nos sofrimentos, pois sua fraqueza é a condição mais apropriada para a demonstração da graça poderosa do Senhor.

2- A que, a igreja coríntia era propensa e por isso foram levados a simpatisarem-se com os falsos mestres? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) À supervalorização do espiritual (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
(    ) À supervalorização do carnal (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
( X ) À supervalorização do sobrenatural (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.

3- Para Paulo o que são as "visões e revelações do Senhor"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) São ações doutrinárias para o andar na fé e ser salvo.
( V ) Não se trata de algum tipo de alucinação nem qualquer distúrbio emocional.
( V ) São experiências sobrenaturais que permitem a um ser humano ver algo que outros não podem ver.
( V ) Tais visões e revelações vêm do Senhor, ou seja, Ele é a causa e a fonte de tal experiência.
( V ) O apóstolo deixa isso claro ao referir-se a si mesmo na terceira pessoa.

4- Somente por causa da atitude dos seus oponentes, o apóstolo se vê obrigado a dar-lhes uma resposta, relatando suas experiências de sofrimento. O que ele diz no versículo 30, em resposta? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha grandeza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha riqueza".

5- O que era o espinho na carne ao qual Paulo referia-se? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Era um demônio que o perturbava constantemente.
( V ) Um tipo de sofrimento que lhe foi imposto por causa das revelações, a fim de ele não se ensoberbecer.
( V ) Uma interpretação que prevalece com aceitação maior entre os estudiosos e exegetas bíblicos é de que "o espinho na carne" que atormentava a Paulo refere-se a uma enfermidade física.
( F ) Era um espinho de certa planta que lhe tinha encravado na pele em sua viagem para a Macedônia e lhe causava grandes dores musculares.
( V ) O que se subentende é que esse "espinho na carne" o atormentava como um "aguilhão", que o fisgava o tempo todo.

6- O que são Visões e revelações? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) São experiências do campo das manifestações carnais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
(    ) São experiências do campo das manifestações da alma que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
( X ) São experiências do campo das manifestações espirituais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.

7- O que é o "Paraíso" na teologia paulina (12.2-4)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar abaixo do terceiro céu, onde os santos esperam a volta de Cristo.
( V ) Esse lugar é a habitação dos santos que morreram, tanto do Antigo como do Novo Testamento, e que aguardam a ressurreição de seus corpos (Lc 16.19-31; 23.43; 1 Co 15.51,52).
( V ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar celestial onde os santos desfrutam da comunhão com Deus.

8- Onde está a maior glória do Apóstolo Paulo? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Em seu enriquecimento por causa do Evangelho.
( X ) Em seu sofrimento padecido por causa do Evangelho.
(    ) Em em sua posição de apóstolo por causa do Evangelho.

9- Por que Paulo reafirma que se gloria na fraqueza (12.10)? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Paulo considerava como maior glória para si a ajuda que recebia das igrejas da Galácia e seu ótimo salário fazendo tendas.
( X ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições.
(    ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições por causa dos apóstolos de Jerusalém.

Nenhum comentário: