quarta-feira, 24 de março de 2010

LIÇÃO 13 Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 13
O CAMINHO PARA VIVER

DEVOCIONAL
    "Você já encontrou Jesus, o único caminho para o Pai? Se já o encontrou, então faça uma oração de agradecimento a Deus por não estar mais perdido, debatendo-se em um mundo de pecado e desesperança. Mas esteja preparado para também mostrar o caminho a outros. Quando convidamos humildemente outras pessoas para se unirem a nós nesta jornada – aceitando a Cristo como seu Senhor e Salvador – estamos seguindo o exemplo do apóstolo Paulo: "E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; [...] sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos." (Graça diária. CPAD. p. 70).

ENFOQUE BÍBLICO
"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte."
Provérbios 16.25

FIQUE ALERTA
    Existem pessoas que trilham por caminhos que levam à destruição. Seduzidos pelo prazer, não conseguem enxergar o terrível destino para o qual estão sendo arrastados. Você sabe qual o resultado daqueles que seguem por esses caminhos? Descubra, neste estudo, essa resposta e saiba como encontrar o caminho da vida.

QUEBRA-GELO
    Para expor esta lição, você pode aplicar a seguinte atividade:
    1. Confeccione três caixas de presentes: Uma grande, bonita e colorida;
outra média, menos bonita; e outra pequena, preta e branca, com um aspecto feio. Dentro de cada uma, coloque um envelope contendo um prêmio simbólico, escrito numa tira de papel. Por exemplo: Na caixa grande, perda de todo o seu dinheiro; na média, ganha um chaveiro; na pequena, ganha uma casa.
    2. Solicite três voluntários e peça a cada um para escolher uma caixa.
    3. Depois, entregue-lhes as caixas, a fim de que possam abri-las e verificar seus prêmios.
    4. Observe a reação deles e, em seguida, explique a todos que em nossa vida temos de fazer escolhas. Às vezes aquilo que aparentemente parece bom, bonito e agradável ao final vai revelar-se triste, desagradável e até mesmo uma grande decepção. Por outro lado, outras vezes o que não nos parece muito interessante ao primeiro olhar pode tornar-se uma surpresa muito boa. Por isso, precisamos contar com o Espírito Santo para nos orientar na hora de fazermos qualquer escolha, porquanto somente Ele pode enxergar além da aparência.

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar sobre o caminho da vida. Observará que precisa escolher qual caminho deve trilhar. Descobrirá que há caminhos que levam à morte, mas Jesus, o verdadeiro caminho, nos conduz à vida.

ESCOLHENDO O CAMINHO
    Você está na fase mais importante e decisiva da sua vida. A partir de agora, terá que fazer algumas escolhas que irão determinar o seu futuro. Durante a infãncia, a presença e o controle dos pais nos livram de inúmeras situações de perigo. À medida que crescemos, aprendemos a tomar decisões, a nos defender e a escolher os caminhos que queremos seguir. Ao alcançarmos a idade adulta, os nossos pais já não respondem pelos nossos atos; por isso, você precisa aprender desde agora a assumir a responsabilidade por aquilo que faz, procurando a cada dia desviar-se dos caminhos maus. Uma decisão ou uma escolha errada hoje, poderá comprometer seriamente sua vida futura.
    O mundo está cheio de armadilhas sutis que podem atrapalhar ou destruir a vida. Somente aqueles que temem ao Senhor escapam delas (Pv 14.27).

OS MAUS CAMINHOS
    Há vários caminhos atraentes, empolgantes e espaçosos que levam ao prazer e à diversão; que transformam os nossos sonhos em ilusões doces e agradáveis. Isso tudo é passageiro. Muitos trilham por esses caminhos sem se preocupar com o terrível destino para o qual estão sendo atraídos (Pv 16.25).
    Quantos jovens perderam suas vidas no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição, por não se preocuparem com o destino final dos seus caminhos? Grandes estrelas da música, do cinema, da TV, do esporte, foram arrastadas traiçoeiramente para a morte. Creio que você conheça pessoas que tiveram um destino semelhante. Portanto, tenha cuidado! Lembrese de que a vida não é uma brincadeira. Embora se possa brincar com quase tudo, quem brinca com a vida termina muito mal.

O VERDADEIRO CAMINHO
    Qual o caminho que você pretende escolher? Só há um caminho que conduz à vida - Jesus Cristo (Jo 14.6). Quem é sábio anda por este caminho (Pv 15.24).
    Você já sabe qual é o verdadeiro caminho que deve seguir, mas o que fazer para seguir por esse caminho? O livro de Provérbios nos apresenta pelo menos quatro passos indispensáveis àqueles que desejam seguir o caminho da vida:
a) Entregar ao Senhor as suas obras. Quem deseja trilhar pelo caminho verdadeiro, precisa primeiro aprender a entregar a sua vida e tudo o que faz aos cuidados do Senhor (Pv 16.3).
b) Aprender a andar no temor do Senhor. Temer a Deus é indispensável para aqueles que desejam andar pelo caminho da vida (Pv 16.6). Quando aprendemos a temer a Deus, desenvolvemos uma relação de obediência e reverência para com Ele. Isso nos faz desviar dos caminhos maus. Procuramos agir corretamente, não porque fomos obrigados a isso ou porque sentimos medo de ser castigados, mas porque amamos a Deus. Quando amamos uma pessoa, procuramos respeitá-la e não decepcioná-la.
c) Deixar Deus dirigir os seus passos. Andar na direção de Deus é a melhor forma de se evitar os maus caminhos. Quem dirige os seus passos? Você já experimentou deixar Deus guiar a sua vida? Quando Deus comanda a nossa vida,o nosso destino final é a vida eterna. Porém, quando recusamos ser dirigidos por Ele e seguimos os maus caminhos, o nosso destino é a morte e a condenação (Pv 19.16; 21.16).
d) Guardar os mandamentos do Senhor. Assim como uma locomotiva precisa de trilhos para se locomover, Deus também procurou dar uma direção para a vida do homem. A Palavra de Deus é o roteiro dessa direção, que deve ser seguida. Por isso, é necessário guardá-la com todo o coração e com toda a alma.
    Não se preocupe se alguém chamar você de "careta". Melhor é ser "careta" e entrar no céu, do que seguir no caminho da "liberdade" e ir para o inferno. Deus nunca obrigou o homem a seguir a direção por Ele estabelecida. Porém, andar fora da direção de Deus é como uma locomotiva fora dos trilhos.
    Provérbios é um livro que nos ensina a viver sabiamente. Seu fundamento principal é atitude de uma pessoa em relação a Deus, que é a fonte da sabedoria. Os provérbios destacam vários aspectos do caráter divino. Conhecer o Criador nos ajuda a ser sábios.
    Deus ...
    Está ciente de tudo o que acontece (Pv 15.3).
    Conhece todas as pessoas (Pv 15.11; 16.2;21.2).
    É o Criador de todas as coisas (Pv 16.4).
    Controla todas as coisas (Pv 16.33; 21.30).
    É uma fortaleza (Pv 18.10).
    Resgata seu povo do perigo (Pv 11.8,21).
    Recompensa aqueles que são fiéis (Pv 11.31).
    Abençoa os justos e condena os ímpios (Pv 12.2).
    Deleita-se em nossas orações (Pv 15.8,29).
    Ama aos que lhe obedecem (Pv 11.27; 15.9; 16.20:22.12).
    Cuida dos pobres, dos enfermos e das viúvas (Pv 15.25; 22.22,23).
    Purifica os corações (Pv 17.3) Odeia o mal (Pv 8.13).

    Para trilhar o caminho de vida feliz e agradável a Deus é necessário traçar alguns passos de acordo com o que é afirmado no livro de Provérbios:
    1. Começa com a sabedoria de Deus. Devemos respeitar e apreciar o que Deus é; a reverência e o temor em reconhecer o Deus Todo-Poderoso. É aceitar acima de tudo a sua soberania em agir na nossa vida.
    2. Requer estudo da Palavra. Confiar em Deus e em sua Palavra;
permitir que sua Palavra fale conosco pessoalmente; estar disposto a obedecer.
    3. Requer aplicação prática. Agir conforme a direção de Deus para cada dia.
    4. Esses passos resultarão numa vida feliz. Teremos a tranquilidade de entregar todos os problemas, aflições e anseios nas mãos do Eterno. Consiste também em experimentar o que Deus faz com a nossa obediência. É confiar nas suas promessas, na sua provisão e proteção.
    Além do que foi mencionado anteriomente, é preciso que o crente possua qualidades e habilidades indispensáveis para ser bem-sucedido:
caráter nobre, integridade, paciência, diligência e desenvoltura para resolver as questões mais complexas da vida.

CONVERSA FRANCA
    Em Provérbios aprendemos que "No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles." (Pv 22.5) Podemos perceber que o caminho ruim nos traz muitas dificuldades e problemas. Leia o texto com a turma e, baseado nele, discuta as seguintes questões: Como você descreveria o caminho dos maus? Qual deve ser a atitude correta em relação a esse caminho? Qual a atitude que você deve ter ao perceber que está trilhando um caminho que é mau?

Nenhum comentário: