sexta-feira, 12 de março de 2010

LIÇÃO 11 Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 11
SEJA PRUDENTE!


DEVOCIONAL
    "Você sabe o que o Espírito Santo deseja fazer por você? Ele quer, com a sua armadura, ajudá-lo a resistir nos diversos estágio que o separam do pecado. O Espírito diz”: Agora basta. Daqui você pode ver o fim." E se você ignorar a advertência e seguir em frente, estará acarretando a si próprio grande desgraça.
    Você realmente deseja obter vitória sobre a tentação? Você está disposto a avaliar cada situação à luz de suas experiências passadas, seu presente estado mental e seus objetivos, planos e sonhos para o futuro? Se assim é, por que não tira alguns minutos, agora mesmo, para pensar sobre as áreas em que precisa dar um passo à frente ou dois atrás?" (STANLEY, Charles. Em contato com Deus. p. 87).

ENFOQUE BÍBLICO
"O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo
anuncia a sua ignorância."
Provérbios 13.16
FIQUE ALERTA
    Como você classificaria uma pessoa que normalmente toma decisões certas, conserva a calma diante das situações mais difíceis, age pela razão e procura sempre desviar-se do mal? Essas são características de uma pessoa prudente. Você sabia que a prudência é uma virtude que pode ser adquirida? Se você deseja que tudo na sua vida corra bem, descubra, neste estudo, como tornar-se uma pessoa prudente.

QUEBRA-GELO
    Antes de iniciar o comentário da lição, realize a seguinte atividade:
    1. Leve para a sala de aula, revistas e jornais que mostrem fatos referentes às consequências da imprudência (acidentes de trânsito, brigas, mortes etc.)
    2. Divida a classe em grupos de acordo com a quantidade de reportagens que você tiver. Cada grupo deve ler o fato e comentar entre si acerca das causas de tais imprudências e do que poderia ser feito para evitar essas situações desagradáveis. Dê aproximadamente 10 minutos para esta parte ser realizada.
    3. Ao final dos 10 minutos, um representante de cada grupo deve apresentar o fato e a opinião do grupo para a classe. 

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar sobre a prudência. Descobrirá o seu significado e conhecerá algumas atitudes que o tornarão mais prudente. Verá os riscos da imprudência e suas consequências.
    “Rocha e areia. Não, não são dois tipos de alicerce. A areia não é fundamento, somente a rocha o é. No entanto, há muita gente edificando na areia. Pensando apenas no presente, não consideram que a areia é traiçoeira; buscando a facilidade do terreno nivelado e sem obstáculos alicerçam-se em coisas que Deus não aprovou.
    O caminho da obediência quase nunca é fácil. Pôr em prática tudo o que se ouviu do Mestre na montanha equivale a cavar na rocha. Você acha fácil viver de um modo que contradiz o mundo?
    Acha fácil abrir mão de seus direitos para beneficiar os outros? Regozijar-se quando perseguido? Dar também o seu casaco, se alguém lhe exigir a camisa? Caminnhar dois quilômetros com quem o obriga a caminhar um? Falar bem dos que falam mal de você? Orar pelos que o maltratam? Não andar solícito pelo sustento de hoje, nem o se inquietar pelo amanhã? Não é reparar no cisco que está no olho o do irmão? Andar por um caminho o apertado, e ainda produzir bons frutos? Cavar na rocha exige esforço e suor, mas o alicerce é sólido e oferece a firmeza que a casa precisa. E edificar a casa sobre a rocha impede que ela seja açoitada pelas tempestades. Certo? Errado. Também contra a casa da rocha: "desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto" (Mt 7.25). Os sofrimentos temporais, as provações e tentações atacam também os que praticam as palavras de Jesus, e que nEle estão firmados. Contudo, não caem, porque estão fundados na Rocha" (Marta Doreto).

O QUE SIGNIFICA PRUDÊNCIA
    Você sabe o que significa prudência? A prudência é uma virtude que nos ajuda a agir com cautela diante das situações da vida. Quem é prudente consegue refletir sobre os efeitos que podem produzir suas palavras e ações. Por isso, procura ser cuidadoso em qualquer circunstância.
    Seja prevenido quando os colegas tentarem influenciá-lo. Ser prevenido não é ser covarde ou medroso, é ter atitudes sábias que evitarão problemas futuros. Tenha cuidado para não fazer determinadas coisas, mesmo sabendo que estão erradas, apenas para mostrar coragem e ousadia para os outros. Não importa o que pensem de você, não queira bancar o herói apenas para impressionar as pessoas.

A IMPRUDÊNCIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
    A falta de prudência sempre trará consequências graves em várias circunstâncias da vida. Você sabia que a grande maioria dos nossos erros acontece por não pensarmos antes de agir?

O PORQUÊ DA IMPRUDÊNCIA
    Alguns insistem em fazer determinadas coisas apenas porque está "na moda" e não pensam nas consequências que isso pode trazer para sua vida, muitos vão a lugares pouco recomendáveis, achando que as coisas ruins só acontecem com os outros. Há ainda aqueles que querem participar de atividades esportivas de alto risco sem ter uma preparação necessária; e assim sucessivamente. A Bíblia orienta a nos afastarmos da aparência do mal (1Ts 5.22).

RISCOS DA IMPRUDÊNCIA
    É importante que tenhamos controle sobre as nossas ações, para não prejudicarmos a nós mesmos e aos outros. Em Provérbios, aprendemos que quem é sábio foge do mal (Pv 14.16). A Bíblia revela que todas as pessoas que agiram imprudentemente sofreram danos terríveis.

TORNANDO-SE PRUDENTE
    A prudência é uma coluna do caráter que você pode cultivar. Uma pessoa prudente pode até errar, mas ela tem a habilidade de reconhecer os seus erros. É capaz de aceitar conselhos, pedir perdão e consertar o que fez de errado.
    Você deseja tornar-se uma pessoa prudente? Em Provérbios, você encontra características básicas de uma pessoa prudente. Veja alguns exemplos:
    a) Quem é prudente age pela razão (Pv 13.16);
    b) Quem é prudente não dá crédito a tudo que ouve (Pv 14.15);
    c) Quem é prudente desvia-se do mal (Pv 14.16);
    d) Quem é prudente controla a sua ira (Pv 14.17; 30.33);
    e) Quem é prudente não se apressa a revelar aquilo que vê (Pv 25.S);
    f) Quem é prudente não se intromete em questões alheias (Pv 20.3).
    Aquele que age prudentemente é abençoado por Deus.
José tornou-se governador do Egito; Daniel destacou-se entre os sábios da Babilônia; Davi tornou-se um rei segundo o coração de Deus. Aja sempre prudentemente e torne-se uma pessoa abençoada e próspera na vida.

MEIOS QUE LEVAM À PRUDÊNCIA
    Talvez você esteja se perguntando agora: "É possível alguém que sempre agiu impulsivamente tornar-se uma pessoa prudente?" É claro que sim. Porém, há algumas coisas que são necessárias para que ocorra essa mudança. Você precisará:
Controlar seus impulsos. Aprender a controlar os impulsos é o passo inicial para quem pretende tornar-se prudente (Pv 16.32; 21.17; 25.28).
Para isso, é necessário: objetivo, força de vontade, paciência, disciplina e, sobretudo, temor a Deus.
Agir pela razão: Quem usa a razão é capaz de pensar antes de agir para não errar. Portanto, procure refletir sobre quem manda em você, se a razão ou a emoção. Tome consciência dos seus atos e suas ações, tendo o cuidado para agir sempre com prudência.
Deixar o Espírito Santo atuar em seu caráter: Para tornar-se prudente, algumas pessoas precisam aperfeiçoar o seu caráter por meio da atuação do Espírito Santo. O caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de uma pessoa que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesma e ao próximo. Pelo nosso caráter, mostramos aos outros como agimos. Percebeu? Para ter o caráter moldado pelo Consolador, é preciso ocorrer duas coisas: você precisa livrar-se do antigo modo de vida e revestir-se do Espírito Santo.
Revestir é vestir-se novamente. Nesse caso, o Espírito Santo passa a controlá-lo por completo, de modo que suas ações passam a serem moldadas por Ele (Rm 8.5-11).
    Portanto, trabalhe em conjunto com o Espírito Santo para o aperfeiçoamento do seu caráter (2 Co 3.18).
    Independentemente das circunstâncias, pense sempre antes de agir, tome as melhores decisões da sua vida. Não aja pelo impulso, mas pela razão. Quando escolhemos fazer aquilo que é certo, evitamos graves problemas em nossa vida.

CONVERSA FRANCA
    Explique aos alunos a parábola bíblica, relatada em Mateus 7.24-27, onde Jesus fala acerca de duas construções. Um construtor foi prudente em construir o alicerce de sua casa sobre uma rocha, onde nem a chuva, as enchentes e o vento foram capazes de derrubá-la. Por outro lado, um segundo construtor foi imprudente, pois construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento, e tudo foi destruído porque não tinha segurança.
    Peça aos alunos para exemplificarem situações que demonstrem claramente o que ocorre com aquele que age imprudentemente.

Nenhum comentário: