sexta-feira, 12 de março de 2010

CORREÇÃO DO QUEST. LIÇÃO 10 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 10
A DEFESA DA AUTORIDADE APOSTÓLICA DE PAULO
QUESTIONÁRIO
NOME: ___________________DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010

1- Como é que Paulo responde aos que acusavam de fraqueza? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) "Eu que, na verdade, quando presente entre vós, sou humilde (temeroso), mas ausente, ousado (corajoso) para convosco"
( V ) Na verdade, o apóstolo agia assim para evitar um conflito maior, imitando a serenidade de Cristo
( V ) Paulo não desejava amedrontar os cristãos de Corinto, pois eram seus filhos espirituais

2- O que pretendia dizer o apóstolo Paulo a respeito de sua conduta não ser segundo a carne? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) O apóstolo usa o termo "carne" em dois sentidos. Primeiro para falar da fraqueza, e o segundo sentido da palavra "carne" para ressaltar a natureza pecaminosa
(    ) Paulo almejava que os coríntios lembrassem que ele e seus companheiros eram homens leigos e pecadores
( X ) Paulo estava declarando que não seguimos os desejos da carne, porquanto, embora habitemos em corpos físicos, somos guiados pelo Espírito de Deus (Gl 5.16)

3- Como Paulo nos ensina a vencer a luta entre os desejos da carne e do espírito? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Perseverando todo tempo em orações e súplicas, até o dia do Senhor
( X ) Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne" (Gl 5.16)
(    ) Andando de forma honesta, não defraudando a ninguém, agindo de forma irrepreensível (Fp 2.15)

4- Como eram as armas usadas pelo apóstolo Paulo na batalha espiritual? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Eram carnais e "poderosas sem Deus para destruição das fortalezas.”
( V ) A Palavra de Deus - a espada do Espírito
( V ) A verdade, um caráter justo e reto
( V ) A proclamação do Evangelho da paz, a fé, a certeza da Salvação
( V ) Uma vida de oração (Ef 6.11-18)

5- Qual era a perspectiva de Paulo quanto à autoridade espiritual? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Combatia de modo firme e enérgico àqueles que se opunham ao seu ministério
( V ) O apóstolo também questionava as acusações daqueles homens, pois assim como se autodeclaravam de Cristo, Paulo também podia se declarar
( V ) Acima de tudo, a integridade do seu caráter e ministério era o seu principal argumento e defesa
( F ) Paulo recomenda que nosso padrão de medida deve ser o Pastor da igreja e não os outros, porquanto, se fizermos assim, constataremos que não temos nenhum motivo para se orgulhar
( V ) Outro ponto abordado pelo apóstolo é que ele e seus companheiros tinham sido os primeiros a chegar em Corinto com o evangelho, por isso, a igreja deveria dar crédito à sua palavra

6- Qual foi o posicionamento do Apóstolo Paulo ao tratar os seus adversários? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Paulo era um homem que, à nossa semelhança, sofria os efeitos das emoções
( V ) Tinha todas as características, positivas e negativas, de um ser humano normal
( V ) Entretanto, por ser extremamente emotivo, sentiu fortemente as injustiças que lhe fizeram alguns coríntios
( V ) A aspereza de suas palavras em 2.4 e 7.8, quando se refere aos seus opositores, provocou uma reação ainda mais hostil por parte de alguns membros da igreja
( V ) Todo obreiro, portanto, é um ser humano dotado de sentimentos e que reage às situações; controlado, porém, pelo Espírito, não perde jamais a compostura cristã

7- Por que alguns estudiosos chegam a pensar que os capítulos 10 a 13 de 2 Coríntios não foram escritos por Paulo? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Por não mais falar sobre o mesmo assunto de antes
( X ) Por causa da mudança na forma de escrever do apóstolo ser tão drástica nestes capítulos
(    ) Por uma questão bem simples: não consta nestes capítulos a saudação que comprova a sua autoria

8- Quais foram os inimigos interiores que atingiram a igreja de Corinto? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Eram os argumentos contra o Evangelho puro, simples e verdadeiro de Jesus Cristo, que Paulo pregava e ensinava, bem como as falsas acusações contra seu ministério
( F ) Foram os gnósticos (filosofia religiosa do segundo século da era cristã)
( F ) Os judaizantes (Judeu-cristão que insistia que para alguém ser salvo era necessário também guardar as leis básicas do JUDAÍSMO)

9- Qual é o propósito de Paulo ao apelar para a mansidão e ternura de Cristo? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Ao apelar para as virtudes de Cristo ele queria deixar bem claro que todos nós podemos ser superiores aos nossos irmãos
( V ) Paulo foge ao padrão mundano; opta por uma resposta branda
( V ) Porque Jesus é o grande exemplo (Mt 11.29)

Nenhum comentário: