quarta-feira, 9 de junho de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 11

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 11
QUAL O REAL SIGNIFICADO DO BATISMO?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
""... Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo" 
(At 2.38).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
   O batismo em águas é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e um testemunho público de nossa fé cristã.

MENSAGEM DO DIA
Romanos 6.1-8
1 - Portanto o que vamos dizer? Que devemos continuar a viver no pecado para que a graça de Deus cresça ainda mais?
2 - É claro que não! Já morremos para o pecado; então como podemos continuar vivendo nele?
3 - Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte.

ESTUDANDOABÍBLIA

INTRODUÇÃO
   É provável que você tenha muitas interrogações a respeito do batismo: O que é o batismo? Por que é necessário se batizar para ser membro de uma igreja cristã? Que importância tem o batismo para o relacionamento do homem com Deus? Em que sentido a vida espiritual de uma pessoa pode melhorar a partir do batismo? Enfim, qual é o real significado do batismo? Esta lição pretende ajudá-lo a encontrar as respostas destes e de tantos outros questionamentos.

DESCOBRINDO A VERDADE

I. O QUE É O BATISMO EM ÁGUAS?

   A palavra batismo vem do grego e significa "mergulho", "submersão", O batismo é a primeira ordenança de Jesus; é através dele que o novo convertido passa a fazer parte de uma igreja local. Pode-se dizer que pelo batismo o crente inicia sua vida espiritual. Assim como o batismo de Jesus no Jordão serviu para identificá-Lo com a humanidade, o do crente traduz-se numa declaração pública de sua identificação com Cristo, em sua morte e ressurreição.
   A Bíblia diz que os que são batizados em Cristo são revestidos dEle. Desse modo, pelo batismo, o crente se reveste de todo o seu caráter, sua vontade, sua obra, sua morte, seu sepultamento e sua gloriosa ressurreição.
   1. O batismo é símbolo da morte do crente para o mundo de pecado. Quando a pessoa aceita a Cristo como único e suficiente Salvador, passa por uma transformação tão radical, que só pode ser explicada como sendo morte e sepultamento do velho ser e ressurreição de uma nova criatura para viver uma nova vida com Deus. Em outras palavras, quando o homem aceita a morte de Jesus como morte substitutiva, isto é, para substituí-lo diante da justiça de Deus, morre também com Ele.
Mas, assim como Jesus não ficou na sepultura, antes ressuscitou, o que nEle crê também não ficará morto, ressuscitará com Ele, para viver eternamente. Desse modo, o batismo simboliza a morte para o mundo e a ressurreição para uma nova vida de fé em Cristo Jesus.
   É evidente que essa regeneração para uma nova vida de fé não se dá no momento em que a pessoa se batiza, mas sim no momento em que a pessoa se submete a Cristo pela fé. O batismo simboliza simplesmente uma realidade já alcançada pelo homem.
   2. O batismo identifica o crente com Cristo: em sua morte, sepultamento e ressurreição.
   a) Na sua morte. Pelo ato de descermos às águas do batismo, declaramos publicamente que Cristo morreu em nosso lugar e que nós merecíamos justamente o que Ele sofreu. Condenados estão, portanto, à morte a velha natureza, o velho "ego" e tudo quanto lhe pertence. Reconhecemos que somos "mortos com Cristo", como lemos em Romanos 6.3 (ARC): "... Os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte", e no versículo 6: Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado. Naturalmente isso indica que já antes confessamos os nossos pecados a Jesus, pedindo-lhe perdão, tendo nos arrependido e crido com todo o coração, sem o que, de nada valeria o batismo.
   b) No seu sepultamento. Como o crente se identifica com a morte de Jesus ao ser descido às águas, assim ele se une ao sepultamento de Cristo ao ser momentaneamente sepultado nas águas. Diz Paulo em Romanos 6.4: "... Fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele..." Como o cadáver necessita de sepultamento, assim convém também sepultar (ou pôr fora de vista) o velho homem.
   c) Na sua ressurreição. O ato de sair das águas batismais é o magnífico símbolo que Jesus escolheu para nos identificar com sua gloriosa ressurreição, como um memorial perpétuo daquela manhã esplêndida quando as barras da morte não mais puderam prender o Senhor Jesus.
O crente exclama: "Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova" (Rm 6.4). 

COMPREENDENDO A VERDADE

II. QUAL É A NECESSIDADE DO BATISMO?

   1. O batismo é uma ordenança de Nosso Senhor Jesus Cristo. O batismo nas águas não é uma opção para o crente; é um mandamento do Senhor Jesus: "Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28.19). Todo crente fiel, e que de fato ama ao Senhor, sentirá prazer em cumprir esse mandamento. A admissão no Reino de Deus se dá através da fé no sacrifício de Cristo associada ao verdadeiro arrependimento. Todavia, é o ato do batismo que possibilita o acesso à igreja local, visível.
   2. Cristo nos deu o exemplo. "Naqueles dias, Jesus foi da Caliléia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista. Mas João tentou convencê-lo a mudar de idéia, dizendo assim: - Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize? Mas Jesus respondeu: - Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou. Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O Céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e E pousar sobre ele. E do Céu veio uma voz, que disse: - Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!" e (Mateus 3.13-17). e Era da vontade de Deus que se e batizassem todos os que aceitassem o seu reino, de que João Batista era o precursor. Por isso, Jesus, que veio para instruí-lo, deu o exemplo, batizando-se também. Além disso, no batismo Jesus estava se identificando com a raça de que veio ser representante para salvá-la. Se o próprio Jesus foi batizado, não há como se entender que um crente não o queira. A necessidade é evidente.
   3. Os crentes do início da igreja cristã nos deixaram o exemplo. Após terem sido cheios do Espírito Santo e ouvirem o inflamado sermão do apóstolo Pedro, os primeiros crentes de Jerusalém não hesitaram diante da oportunidade de serem batizados: "Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus" (Atos 2.41). 

APLICANDO A VERDADE

III. QUEM DEVE SER BATIZADO?

   1. Os discípulos do Senhor. Discípulo quer dizer aluno. Nós somos alunos de Cristo, seguidores de suas pisadas (Mt 28.19).
   2. Aquele que crer. "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc 16.16). Concluímos que o batismo não é para recém-nascidos, pois eles não têm condições de crer. Um infante, que ainda nem começou a falar, e, portanto, não tem consciência de pecado e não pode converter-se, não pode ser candidato ao batismo em água. Em toda a Bíblia, não encontramos sequer uma passagem que faça referência ao batismo de crianças. Cristo não foi batizado quando criança, mas sim apresentado ao Senhor, conforme Lucas 22.27,28.
   3. Os arrependidos. O apóstolo Pedro, em um de seus sermões, quando respondia à pergunta de seus ouvintes, afirmou: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo" (At 2.38). Não somos batizados para sermos salvos, mas somos salvos para sermos batizados.

IV. A IMPORTÂNCIA DO BATISMO

   Compreendemos pela Palavra de Deus que o batismo em águas não é um cerimonial facultativo, opcional, mas sim uma doutrina ordenada pelo Senhor Jesus (Mt 28.19).
Em suma, o batismo em águas é um ato de obediência e submissão ao Senhorio de Cristo e um testemunho público de nossa fé cristã.
   Se de fato amamos a Jesus, e cremos piamente em seus ensinamentos, devemos com alegria mergulhar nas águas batismais, demonstrando para todo o mundo que cremos nEle e nosso desejo é segui-Lo para sempre.
   Em algumas igrejas consideradas cristãs, o batismo perdeu o valor que lhe fora atribuído pelo próprio Cristo e confirmado por seus santos apóstolos. Infelizmente, sem qualquer constrangimento, relegaram-no a um ritual obsoleto e dispensável.
   1. O batismo é a porta de acesso à igreja. Você já pôde observar que o batismo é assunto de extrema importância para a igreja e especialmente para os novos convertidos. Como sempre aconteceu, ainda hoje é pelo batismo que o novo crente, a igreja e o mundo reconhecem a identificação do batizado com Cristo e com a igreja local. Sem batismo ninguém é aceito como parte do povo de Deus. Sem fazer parte desse povo, dessa família divina, você fica impossibilitado de crescer espiritualmente conforme deseja o Senhor Jesus. Somente em comunhão com a igreja, você crescerá dia após dia.

PERGUNTAS E RESPOSTAS! 

1. Quem ordenou o batismo em águas?
R: 

2. Qual é a importância do batismo bíblico?
R: 

3. Qual é o significado da palavra batismo?
R:


BIBLIOGRAFIA:
O CAMINHO PARA O CÉU
Comentário: CLAUDIONOR DE ANDRADE; MARCOS TULER; ISRAEL DE ARAÚJO; ALEXANDRE COELHO; ESDRAS COSTA BENTHO E CÉSAR MOISÉS CARVALHO

Colsultor Doutrinário e Teológico:
ANTÔNIO GILBERTO

Nenhum comentário: