sexta-feira, 4 de junho de 2010

LIÇÃO 10 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

Lição 10
EU & O GRUPO
Texto Bíblico
1 Pedro 4.2-4,14-16

ENFOQUE BÍBLICO
"Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo".
Filipenses 2.15

MENSAGEM DA SEMANA

   Não é fácil relacionar-se, no entanto, o ser humano vive em sociedade e, portanto, precisa aprender a fazer isso. Nesta lição, vamos estudar sobre as dificuldades no convívio social; as cobranças das pessoas não-crentes; as razões das incompatibilidades; a necessidade natural de aceitação e auto-afirmação do ser humano. Enfim, traçaremos um perfil do comportamento do jovem cristão diante da sociedade.

DEVOCIONAL DIÁRIO

   Os relacionamentos sociais são fundamentais na vida de qualquer ser humano. Há aqueles que trazem benefícios como também há outros acompanhados de inúmeros males. Durante esta semana, peça ao Senhor para tornar seus relacionamentos sociais mais agradáveis. Rogue-lhe que não lhe permita ser influenciado negativamente por nenhuma das pessoas com as quais você se relaciona. Ore por quem você não tem muita afinidade, a fim de que haja harmonia entre vocês. Você, professor da Escola Dominical, tem a grande responsabilidade de influenciar aqueles que o cercam e não se deixar ser influenciado.
   Há um hino da Harpa Cristã (113) que diz: "Celeste Diretor! Já fizeste em mim morada, Tu és meu dominador; ó transforma a minha vida; seja meu o teu querer".

FIQUE ALERTA

   Qual deve ser a forma de nós, crentes, nos relacionarmos com outras pessoas da sociedade? Pessoas que pensam e agem diferente de nós, vestem-se diferente, frequentam outros ambientes, têm gostos e preferências divergentes. Tentaremos descobrir se existe um perfil ideal para o jovem cristão. Contamos com você para discutirmos muitas coisas a respeito do seu relacionamento social.

BÍBLIA EM FOCO

TER VONTADE PRÓPRIA É ERRADO?

   Se a nossa vontade não ferir os mandamentos divinos e superar o desejo e a obra de Deus em nossa vida, não é pecado termos vontades.
   A Bíblia diz que Cristo sofreu e morreu para que não fôssemos mais escravizados pelos desejos humanos (1 Pe 4.1-2). Porém, o que significa isso? Que não teremos mais impulsos, desejos, vontades, gostos? Certamente que não se trata disso. Deus não quer fazer de você uma marionete. Ao contrário, Ele capacita o homem para que este tenha condições de fazer boas escolhas para si mesmo. Quando estamos ligados a Jesus, a Videira Verdadeira, sua seiva, o Espírito Santo, nos alimenta e nos dá saúde física, mental e espiritual. E a partir daí, nos identificamos com a mente de Cristo, ou seja, com a vontade de Deus. Passamos a enxergar com mais clareza, e nosso senso de julgamento de valores fica mais atento e ajustado aos desígnios de nosso Pai.

A SOCIEDADE IMPÕE EXIGÊNCIAS

   A Palavra de Deus nos adverte que os ímpios acham estranho não fazermos o que fazem, não pensarmos como pensam (1 Pe 4.4). É provável que você já tenha sido pressionado(a) por colegas em determinadas situações. Se toda a turma vai a festas mundanas, por que o jovem crente não pode ir? Se grande parte dos meus amigos pode experimentar novas sensações, por que não posso? Você não pode porque é salvo e crente em Jesus. As suas atitudes devem ser guiadas pela Palavra de Deus e não pela sociedade. Será que esses jovens, aparentemente livres, estão fazendo as escolhas certas? Ou estão sendo iludidos e tomando decisões inconsequentes?
   Jesus certa vez afirmou que somos o sal da terra (Mt 4.13). Não sei se você a já notou, o sal não é "maioria" em nenhum pranto. O sal talvez seja a menor porção em qualquer situação culinária, todavia, sabemos como é desagradável comer um simples pastelzinho sem sal. Pipoca, então, nem se fala! Você é sal da terra. Portanto, deve ser diferente! Mesmo sendo em pouca quantidade, você deve influenciar, fazer a diferença e não se deixar ser influenciado.
   Nós temos duas cidadanias: a terrena e a celestial. Jesus nos consolou dizendo: "Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim" (Jo 15.18). Ele explicou que o mundo nos odeia porque não fazemos parte de sua forma de pensar e agir. Estamos em outra direção, temos outro rumo. Buscamos agradar a Deus para ganharmos o céu.

NUMA RUA DE MÃO ÚNICA

   A Bíblia ensina que não devemos nos meter em jugo desigual com os não-crentes (2 Co 6.14,15; Am 3.3; Tg 4.4). Se você tem, por exemplo, um amigo ou amiga não-crente, com quem você sempre compartilha todas as suas experiências pessoais, está correndo o risco de influenciar e ser influenciado por esta pessoa. Isto porque numa amizade verdadeira a troca é inevitável; não dá para manter fechadas, preservadas, algumas áreas da vida e outras não. Você acha que é possível um relacionamento de troca, sem prejuízos, entre um jovem crente e um não-crente? Com certeza, isso é muito difícil de acontecer.
   Nossa convivência com os não-crentes é um caminho de mão única. Ou seja, temos de influenciá-los com nossas características cristãs, sem absorvermos as deles. Precisamos dar bom testemunho em todas e quaisquer situações (Ef 6.5-7; Cl 3.22-24; 1 Pe 2.13-17). É certo que o esforço é muito grande. Mas contamos com a virtude e o poder do Espírito Santo para testemunhar. Você não está sozinho neste negócio, em Cristo, somos mais que vencedores!

EU QUERO ME DAR BEM!

   O crente deve cultivar boas amizades. É preciso evitar conflitos desnecessários (Pv 16.17). Não é nada agradável ser conhecido como uma pessoa de difícil relacionamento, que não consegue fazer amigos. Alguém de quem os outros se afastam. Deus não quer isso de nós. Portanto, devemos ser benevolentes com as outras pessoas. E só conseguiremos isso, quando buscarmos o fruto do Espírito Santo. Ora, se você possui a paz do Espírito, deixará um rastro de pacificação, de serenidade, por onde passar. Se tem alegria do Espírito, as pessoas ao seu lado experimentarão uma agradável sensação de contentamento. E se você é paciente, benigno, bondoso, perseverante, é certo que atrairá excelentes relacionamentos. Todavia, não espere unanimidade. O impiedoso, normalmente não se dá bem com pessoas virtuosas. Não se preocupe com isso! Quem sabe se estes, olhando você de longe, não desejam as virtudes que você tem?
   Deus é fiel! Seja diferente do mundo e receba as bênçãos de Deus na sua vida. Creia nisso!

CONVERSA FRANCA

   No mundo, as normas que ditam os costumes são tão flutuantes que nos deixam tontos. Isso porque as regras de convívio social são de acordo com a época, a cultura, a classe social etc. Você sabia que em alguns países árabes é normal arrotar antes da sobremesa? Cuidado! Se tentar fazer isso amanhã na hora do almoço, provavelmente será repreendido por seus pais.
   As primeiras normas de educação e cortesia escritas no Ocidente datam de 1530. Tais normas constavam de um manual de conselhos elaborados por Erasmo de Rotterdam para o pequeno príncipe Henrique de Borgonha. O livro, intitulado A Educação Pueril e Honesta, entre outras coisas, advertia: "O nariz sujo de muco é típico de um homem mal-educado. (...) E não é correto assoar o nariz com a mão e depois limpá-la na roupa”. Como é que você conseguiu viver até hoje sem conhecer essas "normas" tão vitais?
   E os conceitos de beleza? As jovens masai do Quênia raspam completamente a cabeça para destacar o rosto e as jóias. As chinesas sofreram atrofiamento dos pés por 13 séculos. Enquanto isso, as gabonesas da África Ocidental são mais apreciadas quanto maiores forem seus pés. As mulheres da tribo toposa, no Sudão, são apreciadas pela protuberância do maxilar, que as assemelham às vacas, divindade suprema da tribo.
   Os costumes mudam, as regras sociais mudam, mas o Todo-Poderoso diz: "Porque eu, o SENHOR, não mudo" (Ml 3.6). Sua Palavra permanece para sempre (Mt 24.35). Vejam o que a Bíblia diz a respeito em Tiago 1.17.

Nenhum comentário: