quarta-feira, 2 de junho de 2010

LIÇÃO 9 - JUVENIS - 2º Trimestre de 2010

LIÇÃO 9
EU & O VIRTUAL
Texto Bíblico
Provérbios 1.7,33; 2.11-13,20; 10.23

ENFOQUE BÍBLICO
"O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte."
Provérbios 14.27

MENSAGEM DA SEMANA

   O relacionamento virtual virou a febre do momento entre muitos jovens. Quem não tem um blog, ou um profile no orkut está desatualizado. O mundo da Internet permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Através dessa ferramenta, pessoas constroem relacionamentos e amizades que são, muitas vezes, baseadas em abstrações, idealizações, mentiras e engano. E por trás do anonimato, muitos jovens têm se enveredado no caminho da morte espiritual.

DEVOCIONAL DIÁRIO

   O estreitamento de sua comunhão com Deus é a chave para você possuir uma vida exemplar neste mundo. Embora você seja o professor, com a função de conduzir seus alunos ao cultivo de uma vida santa, não se esqueça de estar com o coração aberto para receber a mensagem de Deus mediante esta lição. Hoje a internet faz parte da vida dos jovens. Os "relacionamentos virtuais" são uma realidade preocupante. As pessoas se encontram em salas de batepapo, no msn, conversam, trocam informações pessoais e, de acordo com suas afinidades, marcam encontros concretos. Não podemos ignorar esse fato nem tentar impedi-lo, mas precisamos instruir os jovens com sabedoria.

FIQUE ALERTA

   Um papo no msn, um comentário no blog, uma visitinha a uma comunidade virtual... podem parecer divertidos, prazerosos e inofensivos. Entretanto, nós sabemos que também envolve perigo! Na internet há coisas boas e ruins, precisamos ser inteligentes e vigilantes o suficiente para não "comprarmos gato por lebre". Devemos saber selecionar o que nos é oferecido nessa grande rede.

BÍBLIA EM FOCO

A BASE DO RELACIONAMENTO VIRTUAL

   Virtual é algo que é capaz de se realizar; isso fala de potencial, possível, realizável, possibilidade, ou seja, não é concreto. Portanto, um relacionamento virtual é um relacionamento em potencial, que PODE vir a concretizar-se. O perigo dessa palavra é o seguinte: através de uma conversa virtual, a pessoa pode dizer o que quiser sobre si mesma, incluindo conceitos e valores, e pouco se pode fazer para conferir a legitimidade das palavras. A Bíblia declara que a expressão do nosso rosto traduz os sentimentos do coração (Pv 27.19), e as atitudes de uma pessoa revelam se ela é boa ou má (Mt 7.16,17).
   No ambiente da comunicação virtual tudo é possível. Por essa razão, ele exige sensibilidade, perspicácia, inteligência, rapidez de raciocínio, ponderação, espírito crítico e prudência para que não sejamos engodados pela simulação de alguém que quer parecer o que não é. "O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos" (Pv 14.15). Se você é sábio, não se deixe enganar (Pv 1.7).
   A base de muitos relacionamentos virtuais é a mentira, a falsidade, a falta de aceitação pessoal, a idealização de algo que não se pode alcançar etc. Aproveitando-se dessa base, muitos malfeitores atraem menores para o crime, o envolvimento com drogas, a prostituição, a pedofilia etc.

SIMULAÇÃO E ANONIMATO

   O espaço de comunicação virtual, seja uma sala de bate-papo ou qualquer outro ambiente, propicia o anonimato e a simulação (disfarce, fingimento). Nessas circunstâncias, as pessoas se permitem fantasiar, criar idealizações a respeito de si mesmas ou dos outros. Nem sempre por maldade premeditada. Às vezes, são pessoas carentes, solitárias, com problemas de auto-estima e auto-imagem, que procuram esconder as próprias falhas, por trás de uma tela de computador, criando para si uma imagem mais aceitável.
   Entretanto, existem também aquelas que usam a internet para seduzir e enganar com propósitos maliginos, de forma bastante pensada. De qualquer maneira, você deve acautelar-se. "O avisado vê o mal e esconde-se" (Pv 27.12). Se não tomar cuidado, pode "comprar gato por lebre". Mas o que é isso? É você achar que está indo bem em alguma coisa enquanto, na realidade, está sendo enganado. Previna-se em relação a elogios, convites, sugestões e conselhos de alguém que você não conhece realmente. O correto é você evitar tais situações, mas se não for possível, examine tudo com senso crítico e Deus o livrará do mal (Pv 7.33; 2.11; 1 Ts 5.22).

QUEM NÃO TEM NADA A ESCONDER

   Uma amizade via internet não deve ser escondida nesse duvidoso ambiente virtual. Se alguém quer ser seu amigo, conversar sempre com você, mas não quer que outras pessoas saibam (principalmente seus pais, por exemplo), pode ter em mente alguma maldade que em segredo afetará você. É bom tomar cuidado com palavras persuasivas, bajuladoras ou propostas que chocam-se com a ética cristã. "No coração do prudente repousa a sabedoria, mas o que há no interior dos tolos se conhece" (Pv 14.33).
   O jovem cristão deve utilizar-se da tecnologia da qual dispõe, a fim de evangelizar e comunicar o Reino de Deus. E pronto! Portanto, se você usar o msn, ou outros meios de conversa instantânea, não dê informações sobre a sua vida (ou de sua família) a alguém que só conhece virtualmente, e analise bem cada palavra (ouvindo, falando ou lendo). "O temor do Senhor é uma fonte de vida para preservar dos laços da morte" (Pv 14.27).

QUEM PODE SE ESCONDER DE DEUS?

   Ninguém. Deus é poderoso para nos livrar do mal, mas é necessário que também façamos a nossa parte fugindo do mal. Não vamos perder horas preciosas da nossa vida batendo papo com um suposto amigo, totalmente desconhecido, que não acrescentará nada de bom a nossa vida espiritual, pelo contrário, vai nos trazer problemas.
   Amizade pressupõe afeição, estima, ternura. Para construir uma boa amizade, é preciso conhecer o outro, estabelecer afinidades e vínculos. Isso inclui compartilhar princípios, valores, conceitos, crenças. Se andarmos com pessoas que não compartilham nossa fé cristã, nem têm comunhão com Deus, e que pensam diferente de nós em tudo, certamente terminaremos aprendendo e praticando o mal (Pv 22.24,25). Imagine o que pode acontecer se esse "andar" acontece num ambiente virtual, onde cada um pode colocar a máscara que quiser, fingir como desejar. Você não poderá julgar porque não dispõe de recursos para ver além da máscara da hipocrisia, mas Deus tudo vê e tudo sabe (Pv 15.3). Por outro lado, você também pode ser a pessoa que usa essa máscara, o que também não está certo (Jo 8.44). Enfim, dos dois lados você estará correndo o risco de entristecer ao Senhor.
   Se você está com algum tempo ocioso, sentindo-se solitário, incompreendido por seus familiares, ore e siga o conselho que o apóstolo Paulo deu ao jovem Timóteo acerca da Palavra de Deus: “Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas;
porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Tm 4.15,16)

CONVERSA FRANCA

   O mundo contemporâneo está cheio de violência e insegurança. Os relacionamentos estão se tornando fugazes e descartáveis. A correria da vida moderna impõe limitações nos contatos humanos. Uma pessoa que tem um dia inteiro de atividades intensas, muitas delas frustrantes e estressantes, ao chegar em casa, pode sentar diante de um computador e bater um papo com pessoas do mundo inteiro, num clima ameno e amistoso, que pode vir ao encontro de muitas necessidades emocionais. Converse com seus alunos sobre os perigos dessa “receptividade psicológica”, mas tome cuidado para não falar de forma preconceituosa.

Nenhum comentário: