sexta-feira, 4 de junho de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 10

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES

Lição 10
O QUE SIGNIFICA ACEITAR A JESUS?

MENSAGEM DE DEUS PARA VOCÊ
"Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo"  
(Rm 5.1).


PARA GUARDAR NO CORAÇÃO
  Aceitar a Jesus é uma decisão pessoal que tem implicações eternas. Portanto, é preciso que você entenda o alto grau de importância deste fato e receba Jesus em sua vida como seu Salvador, Senhor e como sua esperança para a eternidade.

MENSAGEM DO DIA
Romanos 5. 7, 8
7 - Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.
8 – Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda viviamos no pecado.

ESTUDANDO A BÍBLIA

INTRODUÇÃO

  Você já entregou sua vida a Jesus? Talvez ainda não tenha feito porque não sabe o real significado deste ato. Receber a Cristo é uma decisão pessoal, a melhor e a maior escolha que uma pessoa pode fazer em toda a sua vida. Desejamos que hoje você tome a decisão de seguir a Jesus, confessando-O como seu único e suficiente Salvador. Jesus está de braços abertos esperando por você: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados..." (Mt 11.28).

DESCOBRINDO A VERDADE

I. O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "ACEITAR A JESUS"

  A expressão "aceitar a Jesus" é muito utilizada, e com toda razão, para descrever o momento em que uma pessoa não crente, após ter ouvido a mensagem do evangelho em uma pregação, em uma conversa com um amigo, ou na leitura de um folheto ou livro cristão, decide entregar sua vida a Deus, pedindo perdão por seus pecados e crendo que o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para aproximá-lo de Deus. Com certeza você já recebeu muitos convites na vida. Alguns deles você aceitou, e outros foram considerados não muito importantes, ou simplesmente não puderam ser atendidos. Aceitar a Jesus é o mais importante convite feito, pois Deus é quem convida, e nós optamos por aceitar esse convite ou não. É um momento único, e a decisão mais importante que uma pessoa pode tomar, pois tem resultados que ultrapassam o tempo. Aceitar a Jesus faz com que haja um vínculo entre Deus e a pessoa arrependida. Faz com que suas orações sejam ouvidas e ela tenha paz e seja amiga de Deus. Esses são apenas alguns aspectos do que significa aceitar a Jesus. Portanto, não basta apenas você saber quem de fato é Jesus. É preciso decidir entre aceitá-Lo ou rejeitá-Lo. 

COMPREENDENDO A VERDADE

II. ACEITAR A JESUS IMPLICA TÊ-LO COMO SEU SALVADOR

  Deus, por meio de sua Palavra, deixa claro, e de forma incondicional, que a humanidade está caída em seus pecados e não pode sair desse estado sem o auxílio salvador do próprio Deus. Apesar de o pensamento vigente de nossos dias em relação às questões de fé dizer que cada pessoa tem uma verdade particular (pois não haveria uma verdade absoluta) e que todos os caminhos levam ao mesmo lugar, Deus diz que apenas Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Só Ele pode garantir a salvação do homem e a aproximação deste com Deus. A idéia de salvação na Bíblia se refere ao ato de livrar uma pessoa da morte, ou retirá-la de um caminho do qual pode sofrer algum dano. A Bíblia nos diz que apesar da rebeldia da humanidade, Deus "amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16). Em nenhum momento da história alguém, além do próprio Senhor Jesus Cristo, ofereceu aos homens o perdão de seus pecados. Nenhum homem pode perdoar seus próprios pecados, nem oferecer a vida eterna a si mesmo, nem ainda ser considerado justo pelo próprio Deus se não for pelo sacrifício de Cristo na cruz. Deus mesmo ofereceu, em Jesus, o caminho para que o homem não morra nos seus pecados, cumprindo, desta forma, o que diz as Escrituras: a "salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção" (Sl 3.8). Essa salvação é um presente de Deus àqueles que crerem que Jesus é suficiente para transformar o homem. "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus" (Ef 2.8). Isto é importante, pois todos precisam saber que a salvação é oferecida gratuitamente, que é um presente de Deus e que não pode ser alcançada pela quantidade enorme de coisas que alguém possa fazer para ser uma pessoa melhor. Aceitar a Jesus implica tê-lo como seu Salvador. Nenhum profeta, líder ou outra personalidade na história ofereceu a salvação dos pecados aos seus seguidores por meio de seu próprio sacrifício. Jesus, sim. Ninguém, além de Jesus Cristo, é capaz de oferecer à humanidade a salvação de seus pecados e cumprir o que está prometendo.
  1. Aceitar a Jesus implica tê-Lo como seu Senhor. Na esfera espiritual existe uma relação de Senhorio e servidão. O apóstolo João descreveu isto quando disse: "Quem comete pecado é [pertence, serve] do Diabo, porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para desfazer as obras do Diabo" (l Jo 3.8, ARC). Neste verso, vemos que quem tem uma vida envolta em pecados é servo do Diabo. O apóstolo Paulo confirma a idéia dessa relação de Senhorio e servidão na carta aos Romanos:
"Vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito" (Rm 6.18). Neste verso, vemos que quando aceitamos a Jesus, deixamos de ser servos do pecado para ser servos de Deus e de sua justiça.
  Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e Senhor depositamos toda a nossa vida em suas mãos, crendo que Ele irá dirigi-la de acordo com os planos de Deus. E como servos de Deus, nos comprometemos a obedecer sua vontade em todos os aspectos, para que Deus seja glorificado em nós.
  Para que sejamos servos dEle, Ele muda o nosso caráter, pois uma pessoa rebelde não consegue fazer a vontade de Deus. Paulo lembra aos cristãos romanos que "o pecado não terá domínio sobre vós..." (Rm 6.14a). Portanto, Ele não apenas nos recebe por servos seus, mas nos auxilia, pela pessoa do Espírito Santo, a ser pessoas que têm prazer em realizar a vontade de Deus na Terra.

APLICANDO A VERDADE 

III. ACEITAR A JESUS GARANTE O PERDÃO DE NOSSOS PECADOS 

  O pecado é uma realidade na vida dos homens, uma herança recebida por causa da rebeldia de Adão: "O pecado entrou no mundo por meio de um só homem, e o seu pecado trouxe consigo a morte. Como resultado, a morte se espalhou por toda a raça humana porque todos pecaram" (Rm 5.12). Com o pecado, recebemos também a morte física e espiritual, pois o "salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). O apóstolo Paulo, reconhecendo o perigo do pecado e a sua atuação em toda a esfera da existência humana, resumiu nestes termos a dura realidade por que passam os pecadores: "Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz" (Rm 7.19,20). Por causa de nossa natureza pecaminosa, temos de conviver com a dura realidade de uma inimizade com Deus, diariamente acusados por nossas consciências e tendo o pecado por barreira que nos afasta de Deus. O profeta Isaías descreveu a relação entre os nossos pecados e a impossibilidade de uma aproximação com Deus: "Vocês estão pensando que o Senhor perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações" (ls 59.1,2). A única possibilidade de nos livrarmos do poder do pecado é aceitando a Jesus e recebendo seu perdão. Perdoar é deixar de aplicar uma penalidade, desculpar. Essa prerrogativa de perdoar os pecados dos homens é dada pelo Senhor Jesus Cristo aos que o aceitam pela fé. Pelo perdão dos pecados, somos "justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5.1, ARC). Este perdão é importante porque o pecado impede que nos aproximemos de Deus, e pelo perdão oferecido por Jesus, o pecado deixa de ser uma barreira entre nós e Deus.
  1. Aceitar a Jesus implica tê-Lo como esperança para a eternidade. A vida eterna é uma realidade para aqueles que aceitam a Jesus como seu Salvador e Senhor. Diferente do que ensinam alguns sistemas religiosos, a Bíblia deixa claro que há apenas uma vida terrena, que começa com o nascimento da pessoa e termina com a morte, e não recomeça em outro corpo de carne e osso com o objetivo de um posterior aperfeiçoamento ou a quitação de débitos deixados em uma vida anterior: "Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus" (Hb 9.27). A eternidade é real, como também a exclusividade de uma única vida para cada pessoa. E aqueles que desprezam a Deus e sua oferta de salvação precisam realmente se preocupar com o local onde passarão a eternidade. Sobre este assunto, Jesus deixou claro que há apenas duas possibilidades para a vida pós-morte: a eternidade com Deus no Céu ou sem Ele, no Inferno. Em diversas ocasiões, quando ensinava as pessoas, Jesus deixou cristalina a existência do Céu e do Inferno. Em um desses ensinos, mostrou que o Inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos, e que haveria uma separação entre as pessoas que iriam para o Céu e as que não iam: "Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos" (Mt 25.41). O Inferno não é aqui na terra, nem uma história inventada por pregadores para impressionar seus ouvintes. Ele existe, e Jesus alertou seus ouvintes a que não fossem para lá.
  Clive Staples Lewis, professor de literatura em Oxford e o maior pensador cristão do século 20, era ateu, mas depois de examinar o evangelho decidiu aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador. Em um de seus livros, reconhecendo a seriedade e a necessidade de uma decisão sobre aceitar ou rejeitar Jesus, escreveu: "Só há duas espécies de pessoas no final: os que dizem a Deus 'seja feita a tua vontade', e aqueles a quem Deus diz: 'a tua vontade seja feita'. Todos os que estão no Inferno foi porque escolheram. Sem essa auto-escolha não haveria Inferno." Essa é uma descrição perfeita do que acontece na esfera espiritual de quem aceita ou rejeita a Jesus.

PERGUNTAS E RESPOSTAS!

1. O que significa a expressão "aceitar a Jesus"?
R:

2. O que significa ter Jesus como Senhor?
R:

3. Porque o perdão dos pecados é importante?
R: 

Nenhum comentário: