quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lição 9 - Adolescentes 2º Trim/2010

LIÇÃO 9
ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS
Texto Bíblico
Atos 13.1-4

ENFOQUE BÍBLICO
"Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?"
Romanos 10. 14

DEVOCIONAL

   Todo educador deve ter a preocupação e o desejo de aplicar uma boa aula. Ou seja, que o ensino que está sob sua responsabilidade seja plenamente compreendidos por seus alunos.
   Para o professor da Escola Dominical, essa preocupação se torna ainda mais intensa porque o seu trabalho não irá apenas proporcionar ensinamentos que contribuirão para uma boa cultura, boa formação e a conquista de uma profissão.
   A Educação Cristã é uma tarefa árdua, mas que contribuirá imensamente para preparar servos fiéis a Seu Deus e que irão morar no céu. Portanto, destacamos hoje o papel da oração.
   A oração é o diálogo entre o crente e Deus. Certamente, para realizarmos essa maravilhosa tarefa de ensinar adolescentes, necessitamos da constante intervenção divina. Por isso, a oração pode ser considerada como o segredo para a aula eficaz.
   Professor, ore sem cessar por sua classe, por seus alunos individualmente e por cada aula!

FIQUE ALERTA

   Imagine que você acabou de ser escolhido por Deus para fazer uma viagem a outro país. Mas existem algumas condições: ir sozinho, ajudar um determinado grupo e residir neste país por pelo menos dois anos. O que você acharia se recebesse essa proposta? Qual seria a sua decisão?
   Muitos achariam essa ideia fantástica e nem pensariam em mais nada; alguns iriam demonstrar uma série de dúvidas, e outros logo rejeitariam a oportunidade. É evidente que se essa fosse uma situação real, a decisão seria tomada junto com o apoio de seus pais e familiares.

QUEBRA-GELO

   Trace, juntamente com seus alunos, o perfil que um missionário deve ter. Solicite aos alunos que falem sobre as características que um missionário deve apresentar e registre-as num cartaz ou no quadro. Depois, faça a seguinte pergunta: O que é preciso para ser um missionário?
   Durante a atividade, não faça intervenções muito específicas, pois é bom permitir que os alunos demonstrem seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
   Leve-os a refletir que existem características comuns a todos os crentes, o que evidencia que a obra missionária precisa da parceria de todos. Mas que também existem características específicas como o chamado, que revela que o Senhor convoca e capacita algumas pessoas em particular.
   Deixe as características relacionadas no quadro expostas durante toda a aula. No final da aula, faça um momento de conclusão em que os alunos vão analisar as características que citaram com o que foi desenvolvido durante a aula. Caso seja necessário, podem ser feitas alterações.

PALAVRA VIVA

   O texto bíblico desta lição apresenta princípios que servem de modelo para as igrejas que desejam enviar missionários ao campo. Observamos claramente nesta narrativa bíblica que tudo se originou e se deu por meio da atuação do Espírito Santo.
   A busca ao Senhor por meio da oração e do jejum é primordial não apenas pelos chamados ao campo missionário, mas também por toda a igreja e liderança.
   Algo muito importante que deve ser considerado é o fato de que os servos do Senhor mencionados na narrativa bíblica em questão, antes de serem chamados ao campo missionário, já estavam plenamente envolvidos com a obra de Deus. Eles então foram separados pelo Senhor para sua obra porque estavam adorando e jejuando.
   Então, estude a lição que baseia-se nos princípios bíblicos e, certamente, você compreenderá o pleno significado de fazer missões e suas implicações para o crescimento do Reino de Deus.

A URGÊNCIA DE PREGAR O EVANGELHO

   De acordo com as Sagradas Escrituras, sabemos que Jesus Cristo voltará para buscar a sua Igreja Universal que é composta por todos aqueles que aceitaram a Cristo como seu Senhor e Salvador e viveram para Ele.
   Porém, para que as pessoas saibam que necessitam de salvação, é fundamental que conheçam a Deus e o seu plano de salvação.
   O nosso planeta é imenso e composto por diversas realidades sociais, culturais e religiosas. Não podemos analisar o desenvolvimento da obra missionária, tomando por base apenas o nosso país. Já que, de estado para estado, de cidade para cidade, também encontramos diferenças nos nomes de objetos, certos alimentos, vestimentas,etc.
   O nosso Deus é justo e bom. Por isso, determinou que todo o ser humano ouvisse o evangelho de Cristo, a fim de aceitá-lo, pois a sua vontade é que todos recebam a salvação em Jesus.
   Em todo o mundo, existem inúmeras almas carentes de conhecer o evangelho e a obrigação da igreja é levá-lo a todo o mundo.
   O Diabo, nosso adversário, tem por objetivo matar, roubar e destruir a humanidade (Jo 10.10). Presenciamos isso diariamente ao nosso redor e de forma global. Quantos jovens têm destruído suas vidas por meio dos vícios, da prostituição, das falsas religiões. Quantas famílias têm sido fatalmente prejudicadas pelas setas inflamadas lançadas por Satanás!
   O mundo clama por Deus! Há urgência na pregação e expansão do evangelho de Cristo.
   Considere o que aconteceria se cada cristão evangélico levasse apenas uma pessoa à fé em Cristo por ano. Se começássemos apenas com doze crentes dedicados, e cada um deles levasse uma pessoa a Cristo e a discipulasse, no ano seguinte haveria 24 crentes. Parece pouco não? Mas se esse processo prosseguisse, milhões de pessoas, já teriam ouvido a mensagem da salvação.
   Se recriássemos esse cenário começando, em vez de doze discípulos, com aproximadamente 174 milhões de crentes então bastariam seis anos para não sobrar ninguém sem ouvir o evangelho!
   Muitas pessoas correm atualmente de igreja para igreja, em busca de experiências maiores e definitivas. Mas nenhuma experiência pode se comparar ao Espírito Santo agindo em você para levar alguém à salvação que há no Senhor Jesus Cristo.

FAZENDO MISSÕES TRANSCULTURAIS

   A transculturação significa encontrar em cada cultura os instrumentos adequados e acessíveis para proclamar de forma clara, aceitável e consciente a mensagem do evangelho. Em outras palavras, é anunciar a mensagem pura e genuína da Palavra de Deus, utilizando-se de alguns elementos da cultura dos povos e nações a serem evangelizados. Os princípios bíblicos são absolutos, inalteráveis e universais.
   A responsabilidade individual do crente em obedecer à ordem de Jesus para a pregação do evangelho deve ser mais difundida em nossas igrejas. Além disso, a igreja local precisa enviar missionários para desenvolver essa tarefa em lugares distantes, com povos de cultura e costumes diferentes. Assim como Deus convocou Saulo e Barnabé para o trabalho missionário, também deseja enviar homens e mulheres comprometidos com as Escrituras para levar o evangelho a outros povos e nações. Entretanto, antes de qualquer crente atuar na obra missionária, é preciso considerar algumas questões fundamentais:

a) Chamada divina
   Fazer missões transculturais não depende somente do desejo pessoal, embora desejar possa ser um indicativo do chamado missionário. Existem muitos que sentem o desejo de ir porque possuem uma ideia distorcida do que seja fazer missões, achando que receberão notoriedade, ficarão livres para fazer o que quiser ou que "pregarão o evangelho" como se faz no púlpito da igreja.
   O genuíno chamado divino à obra missionária acontece de uma maneira muito clara, séria e específica. Não só para o crente como também para a igreja. O chamado pode acontecer gradativa ou rapidamente. Entretanto, possuir certeza do seu chamado não representa a confirmação imediata de sua ida. Por outro lado, a negligência ao chamado é algo muito grave (At 13.1-3).
   Como obter a convicção de uma chamada missionária transcultural? O primeiro passo é conseguir informações a respeito de missões através de boletins, jornais, agências, livros, etc. Escrever a missionários também é uma excelente fonte de contato e informação, pois nos envolve diretamente em oração por suas necessidades. Uma boa orientação da liderança contribuirá para essa confirmação, pois assim poderão desenvolver os interessados em trabalhos evangelísticos e de oração na igreja. Os líderes não podem desanimar dos que os buscam, mas devem orientá-los a descobrirem a vontade de Deus para suas vidas e apóia-los no que for necessário. Há muitas pessoas nas igrejas que se sentem chamadas para missões, porém receosas de comentar o assunto com seus líderes (Manual de Missões, CPAD).

b) Preparo
   O crente que foi convocado por Deus para realizar a obra missionária necessita ser preparado de forma espiritual, emocional, cultural... Ou seja, é importante respeitar todas as áreas que envolvem a realidade do campo missionário e preparar aquele que irá desenvolver esse trabalho (1 Co 14.1).
   Professor, explique aos alunos que, antes de enviar os missionários, é importante que a igreja lhes permita frequentar um curso preparatório de missões transculturais. A experiência tem mostrado que as possibilidades de sucesso de um missionário preparado antecipadamente é bem maior que as daqueles que foram simplesmente enviados, sem nenhum conhecimento prévio que sucederia no campo (Manual de Missões, CPAD).

c) Condições para o envio
   Após todo o processo de preparo que precisa ser desenvolvido com muita seriedade, acontece o momento do envio, que é a concretização do chamado divino.
   Essa etapa não é nada simples porque enviar um crente que, em muitos casos, vai para o campo acompanhado de sua família é uma grande responsabilidade que não pode ser vista como impedimento para a igreja.
   Esta deve dar todo o apoio necessário aos familiares do missionário.
   É preciso organizar uma série de questões como passaportes, vistos, passagens, moradia...

d) Assistência por parte da igreja local ou da entidade mantenedora
   Outro fator muito importante para o desenvolvimento da obra missionária é o levantamento do sustento ao missionário. Nesse aspecto, tem-se cometido inúmeros erros, pois muitos pensam que fazer missões é contar unicamente com a ajuda e a provisão de Deus. Por conseguinte, muitos missionários são enviados ao campo e passam por muitas necessidades.
   O missionário e sua família precisam viver dignamente e, inclusive, ter condições de ajudar os necessitados do seu campo de atuação. Além do sustento com um salário mensal, a igreja pode contribuir materialmente de outras formas; enviando roupas e alimentos, além de estar sempre pronta para socorrer os missionários em casos de emergência.
   Deixar o país, a igreja, a família e os amigos não é tão simples como parece. Quando um crente é chamado ao campo missionário, não significa que ele se transforme em um super-herói, pois continua sensível às mesmas coisas que qualquer outra pessoa. Portanto, apoiar por meio da oração e da comunicação é indispensável para auxiliar o missionário em sua tarefa tão difícil e especial.

VOCÊ E MISSÕES

   Costuma-se dizer que o adolescente é o futuro da igreja. Em parte esta afirmação é verdadeira porque serão os adolescentes de hoje, que darão prosseguimento à igreja de amanhã. Contudo, você é parte da igreja hoje e Deus conta agora com você.
   Procure ser cada vez mais fiel e dedicado. E se foi chamado a esta obra, diga ao Senhor: "- Aqui estou eu. Envia-me a mim!" (ls 6.8).
   Leve a sério a obra de Deus porque é um privilégio fazer parte do exército de Cristo.

CONVERSA FRANCA

   Na condução da nossa vida existe uma "palavrinha" fundamental: PRIORIDADE. Quais são as suas prioridades? Ou seja, o que é mais importante na sua vida? A Bíblia nos ensina que nossa maior prioridade dever ser o nosso Deus. Mas há aqueles que priorizam comprar roupas, fazer viagens ou conectar-se ao MSN (Canal de comunicação via internet).
   Discuta com seus colegas sobre quais questões precisam ser vistas em primeiro lugar e compare-as com a recomendação bíblica do "Ide de Jesus". Reflita a respeito de quais nos levarão a uma vida de fracassos ou de vitórias.
   E as prioridades da igreja? Converse com seus colegas acerca da importância da igreja, saber quais são as áreas de atuação que devem ser primeiramente atendidas, pois todas as atividades desenvolvidas em cada um dos departamentos devem ter como objetivo principal a divulgação e a propagação do evangelho.

Nenhum comentário: