sexta-feira, 4 de junho de 2010

Lição 10 - Adolescentes 2º Trim/2010

Lição 10
CONHECENDO OS POVOS NÃO-ALCANÇADOS
Texto Bíblico
Romanos 16.25-27

ENFOQUE BÍBLICO
"Esperem a vinda do Dia de Deus e façam o possível para que venha logo. Naquele dia os céus serão destruídos com fogo, e tudo o que há no Universo ficará derretido."
2 Pedro 3.12

DEVOCIONAL
 
   A vida espiritual abundante tem sido almejada por muitos crentes fiéis e comprometidos. Porém, alguns a compreendem de uma maneira equivocada, achando que ser espiritual é ser manipulado por "animadores de auditório", repetir chavões ou priorizar somente o lado exterior.
   Quando refletimos na profundidade da vida espiritual, percebemos que para vivê-la é necessária plena comunhão com Deus.
   Jesus disse: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada um a sua cruz e siga-me"(Mc 8.34). Recebemos o convite para seguir a Jesus de forma voluntária, mas para isso temos uma condição: "levar a cruz", ou seja, renunciar a nossa vontade para que Cristo tenha total domínio da nossa vida.
   Nisso consiste a essência da vida espiritual: voltar-se para Deus, obedecer a sua Palavra e adorá-lo em espírito e verdade.
   Professor, busque uma comunhão com Deus tão intensa a ponto de poder dizer como o apóstolo Paulo "não sou eu quem vivo, mas Cristo vive em mim".

FIQUE ALERTA

   Numa guerra as estratégias utilizadas são fundamentais para a garantia da vitória.
Se você comandasse uma grande tropa e soubesse que a batalha está mais intensa numa determinada área, e que o inimigo persiste em avançar mais um pouco... O que você faria? Deixaria tudo como está? Manteria os mesmos soldados nessa área ou enviaria um bom reforço para combater a tropa inimiga, impedindo seu avanço e eliminando qualquer possibilidade de vitória do oponente?
   Fique firme nesta batalha, pois o Senhor é o seu ajudador!

QUEBRA-GELO

   Na última lição a classe ficou com uma importante tarefa para cumprir durante a semana: realizar uma pesquisa sobre vários aspectos de algumas nações selecionadas. Então, inicie a aula com a apresentação dos grupos.
   Se for possível, utilize o mapa-múndi para ajudar na localização dos países abordados.
   Durante as apresentações, incentive a participação do grupo, destaque os aspectos mais relevantes, sobretudo, concernentes à obra missionária e ressalte a importância do conhecimento histórico, cultural, social e religioso para o êxito no desenvolvimento da Obra Missionária Transcultural.
   Organize com a turma a exposição dos trabalhos para as outras classes e até mesmo para a igreja de forma geral, pois devemos aproveitar todas as oportunidades para despertar o interesse e responsabilidade sobre missões.

PALAVRA VIVA

   Nesta lição conversaremos acerca da realidade da obra missionária em outros países, considerando a carência de missionários para atuar junto aos povos que ainda não receberam o evangelho.
   Você verá quais dificuldades se apresentam e precisam ser superadas pelo nosso exército. Perceberá que ainda há muita coisa a ser feita, pois missões é um desafio para hoje!
   Para facilitar a compreensão do tema tratado nesta lição, vamos analisar alguns dados estatísticos, sendo necessário considerar que não se tratam de dados exatos, mas que nos possibilitarão entender alguns problemas que os missionários enfrentam no campo.
   Há aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas no mundo. Sendo 5 bilhões com acesso ao evangelho e 1.3 bilhões que ainda não conhecem a Palavra de Deus.
   Estima-se o número de 285.000 missionários trabalhando nos campos, mas somente 15.000 trabalham com os povos não-alcançados.

CONHECENDO OS POVOS NÃO-ALCANÇADOS

   Existem algumas definições distintas a respeito dos aspectos a serem considerados para que um povo possa ser chamado de não-alcançado. Mas o nosso objetivo aqui não é perder o foco com discussões que, para nós, seriam irrelevantes.
   Desta forma, chamaremos de povos não-alcançados todas as nações, povos ou tribos onde a entrada do evangelho é muito restrita ou ainda não tenha chegado.
   Como observamos os dados analisados anteriormente, há no mundo um número assustador de pessoas sem acesso ao evangelho. Essas informações precisam servir como trampolins para que a igreja se lance completamente nesta obra.
   Há, aproximadamente, 8 mil povos não-alcançados. Entre eles, encontram-se as comunidades tribais, os budistas, os hindus, os mulçumanos e os chineses.
   Nesse grupo estão os adeptos do Islã, ou seja, os mulçumanos. Eles tem se espalhado pelo mundo somando milhões de seguidores.
   Professor, você sabe o que é a Janela 10/40? É o maior desafio missionário da igreja.
na JANELA 10/40? É uma faixa de terra que se estende do Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai, até a Ásia. A partir da Linha do Equador, subindo, forma um retângulo entre os graus 10 e 40. A esse retângulo denomina-se JANELA 10/40.
   Calcula-se que até hoje menos da metade da população mundial com as suas etnias e línguas tenham sido confrontadas com o evangelho. A outra parte, com sua maioria absoluta na Janela 10/40 representa uma grande multidão de cerca de 3,2 bilhões de pessoas que ainda são objetos dos empreendimentos missiorarios do povo de Deus.
   Os países com as maiores populações não cristãs são. CHINA, ÍNDIA, INDONÉSIA, JAPAO, BAN GLADESH, PAQUISTÃO, NIGÉRIA, TURQUIA e IRÃ, todos na Janela 10/40.
   Devido a estes fatos, torna-se primordial para nós, cristãos, neste milênio, focalizar nossos recursos, sejam espirituais, financeiros ou sociais, sobre os necessitados povos que vivem na Janela 10/40.
   Se desejarmos mudar este quadro, devemos considerar alguns fatos de muita importância:
- O significado bíblico e histórico;
- O domínio do islamismo. do hinduismo e do budismo;
- A pobreza acentuada;
- A diversidade de línguas e culturas;
- A concentraçao de seitas diabólicas. (Extraído do site www semani.com.br acessado em 17/01/2008)

O DESAFIO DE ANUNCIAR O EVANGELHO

   Diante deste contexto apresentado a você - querido adolescente precisa entender que tem um grande desafio: anunciar o evangelho a esses povos com agilidade e romper os impedimentos que se apresentam para a realização dessa tarefa. Vejamos abaixo. alguns obstáculos mais comuns para a propagação da mensagem de salvação nos diversos povos e nações:
   São três as características utilizadas nos dias de hoje, que definem um "povo não-alcançado”. Cada característica possui pontos positivos e negativos. As três definições clássicas usadas internacionalmente em missiologia:
   a. Um povo é considerado não-alcançado quando não possui uma igreja cristã evangélica e crentes em meio à sua população.
   b. Um povo é considerado não-alcançado quando em sua população o número de cristãos é inferior a 20% (vinte por cento) Essa definição considera os católicos e outros grupos não-evangélicos como cristãos.
   c. Um povo é considerado não-alcançado quando não há uma igreja representativamente forte para evangelizar o restante do próprio povo. O ponto fraco desta definiçáo é que, até agora não foi elaborado nenhum criténo para se definir claramente o termo Igreja (Guia Prático de Missões, EMAD).

a) Obstáculos Geográficos:
   Para sair do seu país sempre há algumas dificuldades de ordem administrativa ou financeira: providenciar o passaporte, conseguir visto, comprar passagem...
   Se, fazer uma viagem de turismo para o exterior traz benefícios para o país de destino e envolve certas complicações, imagine, então, sair do país para fazer missões e, principalmente, num lugar onde o evangelho é proibido?
   Paulo enfrentou muitos perigos em suas viagens missionárias (2 Co 11.26-28).
   É muito difícil levar missionários para atuar entre os povos não-alcançados. Atualmente, a maioria desses irmãos só consegue autorização para entrar nessas nações mediante a apresentação de outras justificativas para sua ida, jamais revelando que são missionários.
   As condições físicas e climáticas de um país podem refletir favoravelmente ou não. Cabe ao missionário estar preparado para enfrentar esses e outros problemas.

b) Obstáculos Culturais:
   A cultura está intimamente ligada à cosmovisão, que quer dizer, a maneira particular de um povo ver o mundo que o cerca.
   É por isso que ouvimos muitos relatos que, para nós, são no mínimo muito estranhos.
   A questão cultural é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados por quem realiza missões, pois compromete sua própria cultura, que está ligada às atitudes diárias, aos hábitos de higiene, vestuário, alimentação e relacionamento social (At 13.4-12). Além disso, é necessário adaptar-se a uma outra cultura estabelecida. Isso implica em uma forma completamente diferente de ver o mundo, provocando, sem dúvida, um choque. Por isso, é importante capacitar o missionário para projetá-lo numa nova cultura.
   Para promover o acesso de outros povos ao evangelho, é necessário comunicar-se de forma satisfatória, conhecendo o idioma ou dialeto e fornecendo a Bíblia Sagrada traduzida.
   Porém, grande parte dos chamados povos não-alcançados, embora tenha em sua nação um idioma considerado como oficial, na verdade, fala dialetos. Em muitas nações existem milhares de dialetos, o que dificulta em grande parte a divulgação do evangelho, a distribuição de exemplares da Bíblia e o discipulado.
   Entretanto, devemos compreender que nem tudo que é diferente é errado ou demoníaco, por outro lado, nem tudo que é cultural é puro ou correto. Somente a mensagem do evangelho poderá operar a redenção que está em Jesus.

c) Obstáculos Espirituais:
   Os países que se declaram 100 por cento praticantes de um determinado credo religioso, na prática, não possuem esse total de seguidores fiéis, mas sim de pessoas dominadas e obrigadas a seguirem tradições, rituais e práticas culturalmente impostas à população.
   A realidade é que estamos numa batalha espiritual. De um lado, o inimigo que deseja ardentemente se apossar dos corações humanos e de outro, Deus, o Todo-Poderoso, que por meio de Jesus Cristo resgata o homem das garras de nosso adversário.

AS AGÊNCIAS MISSIONÁRIAS

   O nosso Deus comissionou a Igreja como a responsável pela divulgação de evangelho em todo o mundo. Mas, como analisamos nesta lição, muitos obstáculos se levantam para impedir o desenvolvimento dessa obra. Portanto, é necessário utilizar estratégias bem elaboradas para avançar nesta guerra.
   As agências missionárias têm desenvolvido um importante papel no apoio à igreja, pois são instituições que se organizam exclusivamente para selecionar, preparar e enviar os missionários, agindo como facilitadores do trabalho das igrejas.
   Diante das dificuldades, seria ainda mais complicado se cada igreja tivesse que enfrentar sozinha tantos obstáculos. As agências missionárias possuem uma estrutura mais específica e já conhecem os meios mais práticos para colaborarem com o desenvolvimento da obra missionária.

CONVERSA FRANCA

   Você gosta de desafios? Grande parte dos adolescentes responderia que sim. Nesta fase da vida se sentir desafiado serve como estímulo para seu crescimento. É por isso que você gosta, por exemplo, de praticar esportes radicais e não se preocupa com as consequências, pois o foco está no prazer da aventura e da superação.
   Pense em como seria útil e maravilhoso canalizar toda esta vontade de enfrentar desafios para: a evangelização. Afinal, o desafio de missões é para você também!
   O prêmio não será um prazer passageiro, ou uma conquista individual, mas um prazer eterno e coletivo. Aquele que encara o desafio tem a certeza de que fez a Vontade do Pai, cumpriu a ordem de Cristo, irá viver eternamente no céu junto com outros que ajudou a conduzir até lá.

Nenhum comentário: