quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

LIÇÃO 07 - Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 7
VENÇA A PREGUIÇA!

DEVOCIONAL

    "Você já olhou para seus alunos e se perguntou o que cada um deles precisa? Que desafio! Se você pedir, Deus poderá lhe dar a visão e o discernimento para entender a personalidade deles, que está sendo influenciada por você e por aqueles que estão ao redor deles.
Como professor, você possui a oportunidade de influenciar os seus alunos aos domingos. Mas, mesmo neste curto período de tempo, Deus pode capacitá-lo para canalizar a energia deles na direção correta, porque Ele tem uma grande visão para cada um. A visão dEle para os seus alunos é de "prosperidade... e um futuro cheio de esperança" (Jeremias 29.11-NTLH).

ENFOQUE BÍBLICO
"Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele não conseguirá, 
mas a pessoa esforçada consegue o que deseja"
Provérbios 13.4
FIQUE ALERTA

    Você já teve a experiência de desejar ficar sem fazer nada, deitado, dormindo ou apenas relaxando? Cuidado! Se isso acontece com muita frequência, você pode estar sofrendo da "síndrome da preguiça". O que você tem feito para afugentar o "bicho preguiça" da sua vida? Neste estudo, você conhecerá os males que a preguiça poderá causar em sua vida e aprenderá algumas estratégias para vencê-la.

QUEBRA-GELO

     Faça a dinâmica sugerida abaixo. Você vai precisar dos seguintes materiais: um relógio com cronômetro para marcar o tempo. Se você não tiver este tipo de relógio, use um comum. Você vai precisar de bolinhas de plástico ou de isopor médias (do tamanho de bola de pingue-pongue) e de dois baldes de plástico grandes. Escolha dois alunos da classe e peça-lhes para executar a seguinte tarefa: Coloque os baldes a uma distância significativa dos alunos no corredor da sala. Um aluno deverá andar com rapidez até o lugar em que está um dos baldes, colocar as bolas (que estarão no ponto de partida) dentro dele, retomar ao ponto de partida e pegar outra bola. Ele deve fazer isso até encher o balde. O outro aluno deverá andar vagarosamente (com a fisionomia de preguiça) até o seu balde e colocar as bolas até enchê-lo. Os dois alunos farão a mesma tarefa simultaneamente. Ao final, veremos que o aluno que andou com rapidez completou primeiramente a prova. E o aluno preguiçoso demorou mais tempo para realizá-la. Converse com a classe sobre a questão do desperdício de tempo. Explique aos alunos que devem evitar a preguiça, dormindo ou esbanjando as horas em que poderiam produzir alguma coisa. Ressalte para a classe que o tempo é uma dádiva de Deus e que é preciso aproveitar as oportunidades que se apresentam para vivermos para glória dEle.

PALAVRA VIVA

     Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar a respeito da preguiça. Perceberá os males que esta pode causar e descobrirá como vencê-la.
     Se a pessoa não estiver disposta a trabalhar ela será capaz de encontrar um grande número de desculpas. Mas a preguiça é mais perigosa que um leão feroz. Quanto meros a pessoa hzer, menos desejara fazer e mais inútil se tornará. Para vencer a preguiça, é necessário a guns passos em direção à mudança. Estabeleça um objetivo concreto e realista. Imagine as medidas necessárias para alcançá-la. Ore, pedindo a Deus a força e a persistência necessárias. E siga cada etapa do plano. Instrua à sua classe a executar os passos para não ser taxado de preguiçoso.
     Cada dia tem vinte quatro horas repletas de oportunidades para crescer servir e ser produtivo. É muito facil desperdiçar o tempo e deixar a vida escapar de nossas mãos. Oriente seus alunos a não serem preguiçosos dormindo ou esbanjando as horas em que poderiam produzir alguma coisa. Eles devem considerar o tempo como uma dádiva de Deus e devem aproveitar as oportunidades que se apresentam para viver para Ele.

OS MALES DA PREGUIÇA

     Você já deixou de realizar algo importante, abandonou as tarefas da escola ou não fez os afazeres de casa por preguiça? Quem pode dizer que nunca teve um momento em sua vida que desejou ficar sem fazer nada, deitado, dormindo ou apenas relaxando?
     Descansar não é errado. Ao contrário, é necessário para que se tenha uma vida saudável. O descanso foi determinado por Deus. Sendo Ele um ser onipotente que não se cansa nem se fatiga precisaria repousar? (Is 40.28) Claro que não! Porém, depois de seis dias de trabalho, criando o universo, no sétimo dia Ele descansou (Gn 2.1-3).
Deus nos deixou o exemplo de que precisamos do descanso. O grande problema está em querer ficar a vida inteira na ociosidade. Há pessoas que não estudam, não realizam as tarefas caseiras, dormem excessivamente e gastam a maior parte do tempo na frente da TV, dos games ou da Internet. Esse tipo de pessoa sofre da síndrome da preguiça.
     Creio que você já tenha ouvido a fábula do bicho preguiça: Um dia, no meio da selva, os animais resolveram dar um festão. Estavam presentes todos os bichos, e cada grupo se divertia como desejava.
Na hora do jantar, descobriram que não havia farinha. Prontamente escolheram o bicho preguiça para ir buscá-la.
      Passaram-se duas horas e nada do bichinho voltar. Todos, impacientes e com fome, começaram a reclamar, até que ouviram um murmúrio: "Se não me pedirem desculpas, não vou mais." O bicho preguiça sequer tinha começado a se movimentar!
      Você não age como "bicho preguiça," não é mesmo? Portanto, tenha cuidado! A preguiça é muito prejudicial. Em Provérbios aprendemos que a preguiça leva o homem à pobreza (Pv 6.11; 10.4; 20.13; 24.34).

O QUE FAVORECE A PREGUIÇA

      Existem, pelo menos, três coisas que podem .alimentar a preguiça:
      a) Deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Imagine uma dona de casa que deixa na pia a louça suja usada no café da manhã. Durante o almoço, ela usa novos pratos e também os deixa na pia para lavar depois, à noite, no jantar, procede da mesma maneira.
      O que acontecerá no dia seguinte quando pensar em lavá-los?Certamente ficará aborrecida com tantos pratos para lavar. Não seria mais fácil se ela tivesse executado a tarefa antes?
      b) O desânimo. O desânimo é um outro elemento que contribui para o aumento da preguiça. Ele é um grande inimigo das nossas realizações. Se você deixar o desânimo vencê-Io, perderá a vontade de fazer aquilo que precisa ser feito.
      c) Querer viver apenas de lazer. Você já imaginou o que aconteceria se, de repente, todo o mundo resolvesse parar de trabalhar e ficasse apenas passeando ou divertindo-se? Se ninguém trabalhasse no mundo, todos morreriam de fome. Portanto, não deixe de fazer aquilo que é necessário na vida. Aprenda a ter responsabilidades (Pv 10.4,5).

O EXEMPLO DAS FORMIGAS

      O Você já observou como as formigas trabalham? A formiga não precisa de um superior para lhe obrigar a cumprir o seu dever. Ela sabe que se não trabalhar no verão, ajuntando o seu mantimento, morrerá de fome no inverno (Pv 6.6-8). Do mesmo modo, quem é preguiçoso e não se preocupa com o seu futuro padecerá necessidades.
      Quem não se esforça hoje terá uma vida difícil no futuro. Como você planeja o seu futuro? O que você espera alcançar em sua vida? Os sonhos podem ser traduzidos por uma forte esperança que a pessoa tem por aquilo que precisa alcançar para sua realização pessoal. Quais os seus sonhos? Na adolescência, parece que os ideais se tornam mais evidentes por ser uma fase importantíssima de decisões e escolhas

COMO VENCER A PREGUIÇA

      Procure deixar a preguiça antes que comece a sentir os prejuízos causados por ela. Observe, a seguir, uma lista de atitudes que podem ajudá-lo a afugentá-la de uma vez.
      a) Durma bem. A falta de sono causa naturalmente uma sensação física de cansaço. Entretanto, o excesso também é prejudicial.
       b) Alimente-se bem. Uma alimentação pobre em nutrientes ou exagerada pode provocar indisposição.
       c) Quebre sempre a rotina. Realizar as coisas sempre do mesmo jeito pode gerar tédio. Procure usar a criatividade e escolher lugares para passear e eventos interessantes.
       d) Pondere sempre o lugar que você escolher para realizar suas tarefas. Por exemplo, ler deitado na cama pode ser um convite para o sono e a preguiça.
       e) Concentre-se naquilo que está fazendo. Estudar e ver TV ao mesmo tempo, por exemplo, é algo incoerente.
      Organize e administre o seu tempo para cada atividade, sem abrir mão da prática da oração e da leitura diária da Bíblia. Assim, você estará dando um passo importante para atingir seus objetivos e concretizar seus ideais. Não desista dos seus sonhos.

CONVERSA FRANCA

      Faça uma verificação da aprendizagem e uma aplicação prática do conteúdo da lição.Aproveite a ilustração abaixo apresentada na lição do aluno e inicie um debate na classe a partir da seguinte questão:Que lição você tira dessa ilustração?
       Era uma vez quatro personagens: TODO O MUNDO, ALGUEM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
       Havia um grande trabalho a ser feito e TODO O MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
       QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fez. ALGUÉM se zangou porque era um trabalho de TODO O MUNDO.
       TODO O MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO O MUNDO deixaria de fazê-lo.
       Ao final, TODO O MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito... (Autor desconhecido)

Nenhum comentário: