terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

LIÇÃO 06 - Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 6
FUJA DA IMORALIDADE!

DEVOCIONAL
    "Quem são as pessoas mais felizes do mundo? São os jovens? São as pessoas saudáveis? São as ricas? As pessoas mais felizes do mundo são aquelas que estão realizando seus sonhos. Ao se entregarem a algo maior do que si mesmas, elas adquirem o ímpeto de colocar-se acima dos problemas. Se você quiser conhecer a verdadeira felicidade, sonhe um sonho maior do que você: encontre algo a que possa dedicar a sua vida" ( John C. Maxwell). Você professor, realiza um sonho fantástico: instruir o povo mais feliz da terra e com a sabedoria celestial plena e com o instrumento de sabedoria mais precioso: A Palavra de Deus.

ENFOQUE BÍBLICO
"Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma
cidade sem muralhas."Provérbios 25.28


FIQUE ALERTA
   Você sabia que o sexo foi criado por Deus? Deus criou o sexo puro, sem pecado, com o propósito de proporcionar a propagação da espécie humana e a satisfação do casal no casamento. Satanás, no entanto, perverteu e transtornou o sexo, através do abuso e da distorção desse e de outros preciosos instintos humanos. Conforme vemos na Bíblia, Deus não tolera a imoralidade sexual e espera que tenhamos uma vida de pureza. Se você deseja agradar a Deus e ter uma vida vitoriosa, descubra, neste estudo, o que é imoralidade e como fugir dos desejos e práticas sexuais, que são reprováveis e pecaminosas.

QUEBRA-GELO
    Nesta lição, falamos que Deus requer de seus filhos uma vida de pureza e santidade em relação ao sexo. A palavra-chave da lição é "moral". Distribua uma folha de papel e lápis para cada aluno. Em seguida, peça-lhes para construírem um acróstico com o termo MORAL, utilizando sentenças ou palavras relacionadas a esse termo (conforme o exemplo abaixo). Sorteie alguns alunos para lerem os seus respectivos acrósticos em voz alta.

Alguns exemplos do que eles podem escrever:

                   M oderação
                   O ração
                   R enúncia
                   A mar a Deus
                   L eitura Bíblica

PALAVRA VIVA

    Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar a respeito da necessidade de fugir da prostituição e manter-se puro (2Tm 2.22; Sl 119.9; 1Co 6.9,10). Descobrirá o que significa a imoralidade e quais as suas infelizes consequências. Compreenderá o propósito de Deus em relação ao sexo e como manter uma vida de pureza pelo temor de Deus, pela santidade da vida cristã, pela preservação da família e, principalmente, pelo ensinamento bíblico de que o nosso corpo é instrumento de Deus, dedicado ao seu trabalho e à sua glória.
    Vivemos numa sociedade em que os valores morais foram gravemente corrompidos, especialmente quanto à sexualidade. O desejo desordenado sempre respondeu pelos maiores problemas. Muitos adolescentes acham que se entregando facilmente aos prazeres carnais serão mais felizes. Isso não passa de um prazer momentâneo e ilusório que trarão marcas de culpa e depressão pelo resto da vida.
    Para manter-se puro todo o adolescente precisa ter sua vida pautada em obediência a Palavra de Deus. Ele precisa ter o desejo de memorizar as Escrituras e vivê-las plenamente. Nosso coração e nossos sentimentos de amor e desejo determinam, a maneira como vivemos e porque sempre achamos tempo para fazer o que gostamos. Salomão nos disse que devemos guardar o nosso coração e certifica-nos de que estamos concentrados nos desejos que nos conservarão no caminho certo. Tenha certeza de que seus afetos e de seus alunos o conduzem na direção certa. Oriente os seus alunos a estabelecer limites para os seus desejos; eles não devem seguir tudo, aquilo que veem. Fale para que olhem sempre à frente, mantendo os olhos fixos em Deus e na ua Palavra. Eles não podem se afastar da rota; precisam ser cuidadosos com os desvios que podem levar a tentação.


O DESENVOLVIMENTO DA PUBERDADE
    O início da adolescência é marcado pelo período da puberdade. Esse termo traduz as diversas mudanças físicas: o crescimento físico acelerado e a maturidade reprodutiva. Em nossa sociedade, ela começa aproximadamente aos 12 anos, embora essa idade possa variar.
   Assegure aos adolescentes que as mudanças ocorridas em seus corpos, e as diferenças no desenvolvimento físico de seu grupo são normais. Estão passando por um processo. Vão crescer e parar de crescer; apenas precisam dar tempo para que as mudanças ocorram.

A IMORALIDADE
     Esta é uma fase importantíssima da sua vida, marcada por mudanças no seu corpo e na sua mente. A partir de agora, você estará lidando com sentimentos e impulsos que não conhecia antes, por isso precisa ter cuidado para não ser influenciando pelos apelos da mídia para tornar-se uma pessoa imoral.
     Você sabe o que é imoralidade? O dicionário da língua portuguesa define imoralidade como caráter ou qualidade do que é imoral; conduta ou comportamento que não se pauta pela moralidade; prática de maus costumes, depravação, libertinagem. Uma pessoa indecente não tem controle dos seus impulsos, torna-se imoral, "fica" com várias pessoas e se relaciona sexualmente com elas. Deus não fez o sexo para o pecado. Quem "fica" não respeita o outro; aproveita-se dele instintivamente; não por amor de verdade. Pensa apenas em si mesmo e na satisfação dos seus desejos. Hoje é comum adolescentes que "ficaram" em uma festa, por exemplo, não se falarem no dia seguinte. Esses encontros são, na maioria das vezes, seguidos de intimidades. É estranho como alguém pode se entregar às carícias e intimidades com uma pessoa que acabou de conhecer. O amor verdadeiro, do coração, não pratica essas coisas e não prejudica o outro (Rm 13.10a).
     A responsabilidade está ligada à formação do caráter. Ser responsável é aprender a submeter seus desejos e inclinações à ordem moral e à vontade de Deus. O livro de Provérbios está repleto de conselhos sobre os riscos da imoralidade (Pv 6.24-29). A Bíblia ensina-nos que a vontade de Deus é que conservemos nossa vida em santificação, fugindo da prostituição (1 Ts 4.3-5).

O APELO DA MÍDIA
     O sexo foi criado por Deus para ser desfrutado no âmbito do casamento. Infelizmente vivemos em uma época em que o "sexo livre" é moda; virgindade é coisa do passado; não ter experiência sexual é alvo de deboche. A mídia, através da televisão, do cinema, das revistas pornográficas e, agora, até através do telefone e da internet, estimula os adolescentes e jovens a viverem o sexo sem controle e sem compromisso. A indústria de entretenimento apresenta na televisão shows, filmes e novelas que promovem profanação, violência e sexo ilícito. Cada vez mais as pessoas se tornam imorais agindo desordenadamente. Estas coisas não agradam a Deus. O homem tem afrontado a Deus com suas atitudes e práticas pecaminosas. A infeliz colheita de tudo isso virá, pois o pecado tem "salário" (Rm 6.23).

A BÍBLIA E A SEXUALIDADE
     O que a Bíblia ensina acerca da sexualidade? Vamos observar e aprender alguns aspectos básicos. A Bíblia nos orienta a fugir da imoralidade: "Fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor" (2 T 2.22); e nos ensina a ter domínio próprio: "Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como urna ci dade sem muralhas" (Pv 25.28). O sexo, mais do que nunca, deve ser partilhado com uma única pessoa (marido ou esposa) no casamento.
     De acordo com os princípios bíblicos, não deve haver relacionamento sexual antes do casamento. A prática do sexo entre pessoas solteiras, a Bíblia chama de fornicação. Leia as advertências bíblicas (Ef. 5.5; Hb 12.16; At 15.20b). A fornicação trará sentimentos de culpa e decepções emocionais, que poderão tornar-se uma tortura constante e levá-lo à perda da comunhão com Deus. No entanto, é maravilhoso saber que a graça e o perdão divinos podem alcançar a pessoa que busca a Deus, e que, com sinceridade e arrependimento busca o seu perdão (1 Jo 1.7,9; e Pv 28.13).

O PRINCÍPIO DA PUREZA
     Você sabe o que pode levar alguém a ter uma vida de pureza? O primeiro princípio é o temor a Deus. A Bíblia afirma que, "para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR" (Sl 111.10). Veja outros passos importantes que podem ajudá-lo a manter uma vida de pureza:
     a) Não aceite o padrão estabelecido pela mídia. Como filhos de Deus, precisamos agir de modo diferente dos valores mostrados pela mídia. Lembre-se de que você foi chamado por Deus para fazer a diferença neste mundo (Ml 3.18).
     b) Procure não agir impulsivamente. Pense sempre antes de agir. Muitas atitudes impensadas poderão trazer consequências desastrosas para o resto da vida.
     c) Cultive o Fruto do Espírito (Gl 5.22). Só o Espírito Santo é capaz de nos dar forças para controlarmos os nossos desejos.
     d) Aprenda a ter uma vida disciplinada. Uma boa disciplina não só faz bem ao corpo, como também a alma e o espírito. O apóstolo João dá o seguinte conselho: "Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente" (3 Jo v.2).
     Fuja da imoralidade sexual. Cultive um relacionamento mais íntimo com Deus. Procure a cada dia envolver-se com as atividades da igreja, desenvolvendo uma vida diária de oração e leitura da Bíblia. Ocupe sua mente com coisas boas e pratique exercícios físicos. Encha-se do Espírito Santo e fique firme.

CONVERSA FRANCA
      Faça uma verificação da aprendizagem ao mesmo tempo em que realiza a aplicação prática do conteúdo da lição. Aproveite a ilustração a seguir apresentada na lição ao aluno e inicie uma discussão na classe a partir das perguntas abaixo.
      Lúcia tem 13 anos e Felipe 14. Ele é conhecido na escola como um "Dom Juan", pois costuma "ficar" com todas as meninas da escola. Lúcia é uma menina crente, que gosta de participar do grupo de louvor da igreja. Ela recebe uma proposta para "ficar" com Felipe e sente-se tentada a aceitar. Ele insiste todos os dias. O problema é que está ficando cada vez mais difícil para ela resistir à tentação. O que ela deve fazer? Se estivesse na situação de Lúcia, o que você faria?

Nenhum comentário: