quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

CORREÇÃO QUEST. LIÇÃO 05 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 05
TESOURO EM VASOS DE BARRO
QUESTIONÁRIO
NOME:                                     DATA: ___/___/___ - 1º TRIM/2010
1- Como é o poder que transformará os vasos de barro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Os versículos 13 e 14 indicam que o ato de crer e anunciar baseia-se na verdade de que, assim como Jesus ressuscitou, os crentes também um dia ressuscitarão.
( F ) A esperança que dominava o coração de Paulo, era algo que se restringe somente a ele, não abrange todos os crentes em Cristo
( V ) Seus corpos transitórios e corruptíveis serão transformados em corpos gloriosos.

2- O que declara o Apóstolo Paulo no versículo 1 do capítulo 4 de 2 Coríntios? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) A misericórdia divina foi o dom imerecido que tornou possível ao seu ministério revelar a nova aliança como superior à luz do esplendor de Moisés (3.6-18).
( V ) O Apóstolo Paulo declara que se sentia privilegiado pelo Senhor trazer à tona o que estava encoberto.
( V ) Esse privilégio deu-lhe conta de sua própria indignidade (1 Tm 1.12-17), mas, ao mesmo tempo, ofereceu-lhe a oportunidade de demonstrar a glória de Deus.
( F ) O Apóstolo Paulo faz comparações de seu ministério com o de Moisés

3- Quais são os três elementos do conteúdo do tesouro guardado em "vasos de barro"? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) "Palavra de Deus", "verdade" e "Pregação".
(    ) "Palavra de Deus", "sinceridade" e "Pregação".
( X ) "Palavra de Deus", "verdade" e "Evangelho".

4- O que quer dizer sofrer pela Igreja, segundo escreveu o Apóstolo Paulo em 2 Coríntios 4.11,12? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) No sofrimento físico de Paulo, Deus o aperfeiçoou, produzindo no apóstolo um senso de total dependência (v.11).
( V ) Se, por um lado, os sofrimentos experimentados por Paulo fizeram-no chegar bem próximo da morte física, por outro, serviram para beneficiar a Igreja de Cristo (v.15).
( V ) Paulo, não tinha dificuldade em enfrentar a morte por amor à Igreja
( F ) Os sofrimentos experimentados por Paulo fizeram-no chegar bem próximo aos demais apóstolos que estavam em Jerusalém.

5- Qual era a esperança capaz de superar os sofrimentos, segundo Paulo? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Paulo reitera, no versículo 15, que todo o sofrimento experimentado por ele era por amor aos coríntios.
( V ) Sua fraqueza física manifestaria o poder do Espírito Santo, a fim de que a obra de Deus fosse realizada por meio dele.
( V ) Ainda que tenha enfrentado a morte muitas vezes, o coração do apóstolo não desfaleceu (v.16).
( F ) Paulo diz que, interiormente, nosso espírito se desgastam, mas a fé na ressurreição garante a vida eterna.

6- Por que Paulo usa a metáfora do vaso de barro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Paulo fica extasiado diante do contraste entre o glorioso Evangelho e a indignidade e fragilidade de seus proclamadores.
( F ) A mensagem de salvação é revelada mediante uma demonstração sobrenatural
( V ) A glória do Evangelho é manifesta através de homens frágeis - vasos de barro.
( V ) Deus tem poder sobre o barro e sobre os vasos; Ele é o Oleiro.

7- Naqueles dias, surgiam pregadores que falavam como meros profissionais. Qual era o conteúdo de suas mensagens? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Sem nenhum compromisso com a veracidade daquilo que pregavam.
( V ) Eram discursos vazios, com elementos falsos, à semelhança dos comerciantes desonestos, que adulteram as substâncias originais de seus produtos, misturando-as com algo mais barato para enganar seus clientes.
( F ) Com todo conhecimento bíblico, pois só queriam saber de ajudar o seus clientes

8- Qual é o conteúdo dos vasos de barro, segundo Paulo? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Um conteúdo genuíno; um conteúdo que rejeitava coisas falsificadas; um conteúdo de coisas espirituais transparentes.
(    ) Um conteúdo que rejeitava coisas falsificadas; um conteúdo de coisas materiais: um conteúdo legítimo
(    ) Um conteúdo genuíno; um conteúdo de coisas indescritíveis; um conteúdo de coisas espirituais transparentes.

9- No versículo 4, Paulo chama Satanás de "deus deste século", a fim de mostrar que o opositor rege o pensamento predominante no mundo. O que isto quer dizer? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) A palavra "século" aparece no grego bíblico como aion e pode significar, dependendo do contexto, "era", "época", "tempo".
( F ) A palavra "século" aparece no hebraico como ayon e que pode significar, dependendo do contexto, "geração", "era", "tempo".
( V ) Neste caso, aion se traduz por "era" e pode ser entendido como "pensamento que predomina numa época".
( V ) Paulo fala do Diabo como "deus deste século", referindo-se à ação entorpecente do pecado que obstrui os entendimentos dos incrédulos, impossibilitando-os de captarem o conteúdo do Evangelho.

Nenhum comentário: