quarta-feira, 25 de novembro de 2009

QUEST. DA LIÇÃO 08 - Aluno

LIÇÃO 08
 O PECADO DE DAVI E SUAS CONSEQUENCIAS
QUESTIONÁRIO
NOME: __________ DATA: 22/11/2009 - 4º TRIM/2009
1. A vida de Davi como homem comum pode ser dividida em dois momentos. Quais são? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Antes e depois das conseqüências.
(    ) Depois de sua queda e antes da tentação.
(    ) Antes e depois de sua tentação e queda.
2. Por que Davi caiu em pecado? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Porque não foi a guerra junto com o exercito de Israel como era de costume.
(    ) Pelo fato de que a mulher que ele avistou se banhando era muito bonita e irresistível.
(    ) Com certeza, ele não vigiou espiritualmente, como reiteradas vezes nos adverte as Sagradas Escrituras a fazermos.
(    ) Poder ser que Davi não tenha considerado as conseqüências que seu ato lhe traria.
3. Quais os acontecimentos que são os mais condenáveis e repulsivos já narrados na história bíblica? Coloque
"X" na resposta correta:
(    ) Enviou o comandante Joabe para guerrear em seu lugar, enquanto descansava no palácio.
(    ) O planejamento e execução dos filhos e Amom de forma cruel e violenta.
(    ) O adultério de Davi com Bate-Seba, o planejamento e a covarde execução de Urias, o esposo de Bate-Seba.
4. Quais a atitudes de Deus, o Senhor de toda justiça, para com Davi? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Repreendeu a Davi por sua atitude leviana, punindo-o severamente por causa do seu pecado.
(    ) Reprovou o ato de Davi (2 Sm 11.27)
(    ) Perdoou-lhe somente quando este abandonou Bate-Seba e o filho que ela estava esperando.
(    ) Em sua infinita misericórdia, perdoou-lhe quando este demonstrou arrependimento (Sl 51).
5. Qual a responsabilidade de Bate-Seba no pecado de Davi? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Incitou o rei com sua sensualidade, fazendo com que o este pecasse.
(    ) Desencadeou uma tragédia nacional, traindo a confiança do seu esposo Urias que esta na guerra.
(    ) Portava-se indevidamente em local praticamente público e veio a se tornar objeto de cobiça do rei.
6. Quais são as fontes de tentação, segundo o que revela a Escritura? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) O mundo, como sistema e filosofia de vida, é inimigo dos valores cristãos. 
(    ) O Diabo é um ser espiritual, "o maligno" (Mt 13.19), que se opõe a Deus e à sua criação
(    ) e a carne no sentido bíblico é a natureza humana, depravada, decaída e propensa ao pecado (Rm 7.18).
7. De que forma podemos escapar destas fontes de tentação? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) No que diz respeito ao Tentador, a recomendação bíblica é que devemos resisti-lo e assim ele fugirá (Tg 4.7)
(    ) Quanto aos apelos do mundo, a Palavra nos instrui a que não o amemos (1 Jo 2.15)..
(    ) Devemos insistir com o Diabo e ele fugirá de nós, pois esta é a recomendação bíblica.
(    ) Em relação à carne, somos advertidos a não somente "viver", mas também a "andar" em Espírito (Gl 5.25).
8. As tentativas de Davi foram cada vez mais pecaminosas. Isso sempre acontece com quem tenta esconder seu pecado. Como Davi camuflou o seu pecado? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Davi ordenou que Urias viesse da guerra para dar-lhe notícias dela, em seguida, ofereceu-lhe um presente e deu-lhe licença para ir a sua própria casa.
(    ) Davi insistiu que Urias permanecesse em casa, noutras palavras reincidiu no mal.
(    ) Davi ofereceu um banquete a Urias com vinho embriagante.
(    ) Davi enviou uma carta real ao comandante Joabe, através de Urias, onde estava contida a sentença de morte do próprio portador).
9. Como é a atitude de alguém que pecou e não tratou de forma devida o seu pecado? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Projetar um sentimento de "justiça" e uma falsa santidade perante os outros.
(    ) Exige dos outros aquilo que ele mesmo não fez.
(    ) Cobra santidade, requer compromisso, exige dedicação.
(    ) Nega com a sua prática a eficácia desses valores.
10. Onde estão os maiores efeitos do pecado de Davi? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Estão na esfera espiritual.
(    ) Em sua vida sentimental e emocional.
(    ) Atingiu somente sua vida pessoal.

Novo Windows 7: Seu computador mais simples e fácil. Conheça!

Nenhum comentário: