quarta-feira, 31 de março de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 01 - 2º TRIM/2010

LIÇÃO 1
JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
QUESTIONÁRIO
NOME:____________________ DATA: ___/___/____ - 2º TRIM/2010

1- Por que Jeremias permaneceu solteiro? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Jeremias, devido às suas constantes viagens proféticas, não tinha tempo para uma esposa e filhos.
(    ) Devido às urgências daquele tempo e das tormentas que se avizinhavam.
(    ) Ordenou-lhe o Senhor: "Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar.

2- Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Não importa; nossa capacidade vem de DEUS!
(    ) Não importa; nossa capacidade será vista por DEUS!
(    ) Não importa; nossa capacidade glorificará a DEUS!

3- O que quer dizer o vocábulo hebraico na'artem? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, jovem ou adulto.
(    ) Ampla conotação; tanto pode significar adolescente ou jovem ou adulto.
(    ) Ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem.

4- Onde nasceu, qual o ministério e em que época atuou Jeremias? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
(    ) Nasceu na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns sete quilômetros a nordeste de Samaria, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.
(    ) Nasceu na cidade sacerdotal de Antioquia, que distava uns dez quilômetros a nordeste de Jerusalém, exerceu o ministério de profeta entre 626 a 586 a.C.

5- Quais as três coisas que fez o Senhor em relação a Jeremias? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Conheceu-o, santificou-o e o deu às nações.
(    ) Conheceu-o, honrou-o e o deu às nações.
(    ) Conheceu-o, glorificou-o e o deu às nações.

6- Como Jeremias é conhecido? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) O profeta preso.
(    ) O profeta repudiado.
(    ) O profeta das lágrimas.

7- Qual era a incapacidade que Jeremias apresentou diante do Senhor para não ser o seu porta voz? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Como ser o seu porta-voz se não tenho ministério? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
(    ) Como ser o seu porta-voz se não tenho voz? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"
(    ) Como ser o seu porta-voz se não tenho condição financeira? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança"

8- Como o Senhor vocacionou o jovem de Anatote (Jeremias)? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta".
(    ) "Antes que teus pais o formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta"
(    ) "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por sacerdote"

9- Qual a resposta de DEUS ao jovem profeta diante de sua alegação de incapacidade? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) "Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
(    ) Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR" (Jr 1.7,8).
(    ) Em seguida, o Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1.9).
(    ) A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por DEUS a exercer o ministério.
(    ) Do Senhor, recebe ele o mandato: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" (Jr 1.10).

10- De quem foi contemporâneo o profeta Jeremias? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Dos reis Acabe, Jeoaquim e Zedequias (Cr 1.31), Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
(    ) Dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (Jr 1.3), Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
(    ) Dos reis Josafá, Jeoaquim e Zedequias (Rs 1.31), Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.

11- Como Eugene H. Peterson busca descrever o caráter do mais sofrido dos mensageiros de JEOVÁ?Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Jeremias - "Vigoroso na guerra, desafiou e contestou a realeza, o ministério sacerdotal e a teocracia".
(    ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania".
(    ) Jeremias - "Vigoroso na batalha, serviu fielmente aos reis de judá".

LIÇÃO 1 - 2º TRIMESTRE DE 2010

Lição 1
04 de abril de 2010
JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA

TEXTO ÁUREO
"Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás" (Jr 1.7).

VERDADE.PRÁTICA
A missão do homem de Deus é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.

HINOS SUGERIDOS: 18, 127, 132

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
JEREMIAS 1.1-10
 COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
     "Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania", Assim Eugene H. Peterson busca descrever o caráter do mais sofrido dos mensageiros de Jeová. O profeta das lágrimas, como Jeremias é conhecido, tudo fez por reconduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor. Suas advertências, infelizmente, não encontraram guarida no coração dos judeus. Diante da apostasia destes, o profeta é obrigado a suportar o insuportável:
     "Atendei e vede se há dor como a minha dor" (Lm 1.12).
     No transcorrer deste trimestre, estará você acompanhando os principais lances do ministério daquele que é considerado o mais introspectivo dos profetas do Senhor. Ele viveu num tempo que, em nada, diferia do nosso, quanto à falta de fé em Deus (cf. Lc 18.8), e ao desinteresse pelo cultivo da íntima comunhão com o Eterno. Que Deus nos ajude a absorver o exemplo santo e edificante de Jeremias.

I. A ORIGEM SACERDOTAL DO PROFETA JEREMIAS
     Nascido na cidade sacerdotal de Anatote, que distava uns seis quilômetros a nordeste de Jerusalém, o profeta Jeremias exerceu o seu ministério entre 626 a 586 a.c. Pela sua linhagem, poderia ter exercido o ofício levítico, que lhe teria proporcionado prestígio e segurança. Em Israel, diz Flávio Josefo, os sacerdotes eram honrados como se pertencessem à nobreza.
     Contemporâneo dos reis Josias, Jeoaquim e Zedequias (Jr 1.3), Jeremias profetizou no período mais crítico da história de Israel.
     Querido irmão, não se deixe abater nem esfriar-se na fé ante a decadência moral e espiritual deste século. Cumpra a missão que lhe confiou o Senhor em Cristo Jesus; porte-se como homem de Deus resoluto e vencedor. Aja com de1 nodo e coragem, buscando sempre, agradar, em tudo, aquEle que o salvou e o convocou para a peleja. Jamais se furte à verdade do evangelho; aja como fiel testemunha de Nosso Senhor Jesus Cristo.

II. A VOCAÇÃO DE JEREMIAS
     1. O jovem Jeremias. Não sabemos a idade de Jeremias, quando Deus o chamou para o ministério profético. Vinte e um anos? Ou era ele um típico adolescente levítico que sonhava exercer o ministério do altar?
    A Bíblia limita-se a informar que não passava ele de uma criança (Jr 1.6). O vocábulo hebraico na'artem ampla conotação; tanto pode significar menino, adolescente ou jovem. De qualquer forma, foi o profeta vocacionado por Deus ainda na flor de seus dias, para que viesse a florescer serviços e frutificar devoções ao Santo de Israel.
     Obreiro de Cristo, disponha-se. Apresente-se ao Senhor da Seara, e continue em sua presença. Ele precisa de seu trabalho. É o tempo de segar!
     2. O chamamento de Jeremias. Eis como o Senhor vocacionou o jovem de Anatote: "Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta" (Jr 1. 5).
     Três coisas fez o Senhor em relação a Jeremias: conheceu-o, santificou-o e o deu às nações. O profeta ainda não existia, mas já era conhecido por Deus; ainda não estava ciente de sua missão, porém já se achava santificado para o ministério; ainda não sabia falar, todavia, o Senhor já o tinha dado aos povos como arauto.
     Jeremias assusta-se; quer recuar. Sobre a reação do profeta, escreve F. B. Meyer: “Jeremias era muito jovem e tentou esquivar-se da grande missão a ele confiada. Os mais nobres sempre agem assim" (cf. Êx 4.10). Mais adiante, conclui o erudito: "Sempre que Ele nos dá uma comissão, assume a responsabilidade da sua execução em nós, conosco, ou através de nós".
     Você se sente assustado diante da missão que lhe confiou o Senhor? Não se acha capaz? Ânimo! Nossa capacidade vem do Senhor..Entregue-se inteiramente a Deus; Ele é responsável por você e por mim.
     3. A incapacidade de Jeremias. Se não sei falar, como ser mensageiro de Jeová? Como ser o seu porta-voz se não tenho voz? Foi a escusa que Jeremias apresentou ao Senhor: "Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança" (Jr 1.6).
     Talvez esteja você apresentando as mesmas alegações ao Senhor. Ele o chamou para o ministério; você se acha incapaz. Aliás, diante dos desafios de Deus, quem se sente apto? Conforte-se nestas palavras do apóstolo Paulo: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (2 Co 3.4,5).
     Ao jovem profeta, responde Jeová: "Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR" (Jr 1.7,8). Em seguida, o Senhor toca-lhe os lábios: "Eis que ponho as minhas palavras na tua boca" (Jr 1.9).
     A partir desse momento, estava Jeremias não somente comissionado, mas plenamente capacitado por Deus a exercer o ministério. Do Senhor, recebe ele o mandato: "Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" (Jr 1 .10).
     Como um jovem tão gentil e tenro poderia desempenhar semelhante missão? Não importa; nossa capacidade vem de Deus! (Leia com atenção Atos 1.8). Lembro-me de um corinho que ouvia lá pelas décadas de 60 e 70 na Assembléia de Deus em São Bernardo do Campo: "Uma mensagem revestida de poder/Uma mensagem com poder pentecostal Uma mensagem pode converter o mundo/Uma mensagem com poder celestial".
     Você já foi batizado no Espírito Santo? Já foi revestido do poder do alto? Vive na plenitude do Espírito? É hora de buscar a prometida unção. O evangelista Stanley Jones afirmou mui acertadamente: "A vida do cristão começa no Calvário, mas o trabalho eficiente, no Pentecostes".

III. O ESTADO CIVIL DE JEREMIAS
     Devido às urgências daquele tempo e das tormentas que se avizinhavam, ordenou-lhe o Senhor: "Não tomarás para ti mulher, nem terás filhos nem filhas neste lugar. Porque assim diz o SENHOR acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta terra" (Jr 16.2,3).
     Jovem, você tem realmente uma chamada divina para o santo ministério? Não se case fora da direção de Deus. Tenha uma vida pura e santa. Que o seu namoro, noivado e casamento glorifiquem o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Não são poucos os ministérios arruinados em consequência de casamentos movidos única e exclusivamente pela paixão carnal.

IV. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
     Jeremias não fora chamado para ser homem do povo. Não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação nem estava preocupado com o marketing pessoal. Também não achava que a voz do povo era a voz de Deus. A voz de Deus era e continua a ser a Palavra de Deus – a Bíblia Sagrada.
     Consciente de sua chamada, Jeremias adotou uma posição que viria a desagradar à nobreza e ao povo. Mas que poderia ele fazer? Naquele momento, não havia alternativas: se agradasse aos poderosos de Judá viria a desagradar ao Todo-Poderoso de Israel.
     A quem estamos agradando? Se nos fizermos amigos do mundo, teremos a Deus como opositor. É chegado o momento de os arautos de Cristo proclamarmos, com mais intrepidez e perseverança, "todo o conselho de Deus" (At 20.27). Quer nos ouçam, quer nos deixem de ouvir, saberão todos que neste mundo há um povo sacerdotal e profético – a Igreja de Deus, cujo único compromisso é pregar o evangelho completo a toda criatura, em toda a parte (1 Pe 2.9; Mc 16.15).

CONCLUSÃO
     Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério; falou a Palavra de Deus; combateu as iniquidades e conclamou a nação ao arrependimento. Em nenhum momento, recuou. Mostrou-se, em tudo, um autêntico homem de Deus.

EXERCÍCIOS
1. Qual a origem de Jeremias?
R. Nascido em Anatote, filho de Hilquias.
2. Como se deu a vocação de Jeremias?
R. O profeta foi vocacionado por Deus ainda na flor de seus dias.
4. Qual a postura profética de Jeremias?
R. Jeremias não estava preocupado em agradar ao povo, mas a Deus, que o vocacionou e chamou para sua obra.
5. Sendo a voz profética de Deus, como deve agir a Igreja de Cristo?
R. A igreja deve pregar o evangelho completo a toda criatura, em toda parte.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O CAMINHO PARA O CÉU - LIÇÃO 01

CURSO BÍBLICO PARA OS NÃO CRENTES


Lição 1
DEUS SE IMPORTA COMIGO?

MENSAGEM PARA VOCÊ
"Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

PARA GUARDAR NO CORAÇÃO

Embora sejamos tão imperfeitos e rodeados de fraquezas, Deus nos amou de tal maneira que entregou seu Filho, Jesus Cristo, para morrer em nosso lugar, resgatandonos da condenação eterna.

MENSAGEM DO DIA
                                           Salmos 8.4-6

4 - que é um simples ser humano para que penses nele?
Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?
5 - No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti
mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei.
6 - Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste;
tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele:

ESTUDANDO A BÍBLIA

INTRODUÇÃO
    Será que Deus, realmente, se importa comigo? Todos nós já fizemos esta pergunta muitas vezes, principalmente durante uma crise.
Temos a impressão de que Ele, após ter nos criado, entregou-nos à própria sorte. Nesses momentos, não podemos evitar este questionamento: Se Deus preocupa-se, de fato, comigo por que permite tantos sofrimentos e angústias sobre a minha vida?
    Tais perguntas demonstram que você ainda não teve um encontro experimental com Deus. Quando isto acontecer, você constatará que o Senhor, realmente, se importa com você. É o que estudaremos nesta lição. Inicialmente, mostraremos quem é Deus.

DESCOBRINDO A VERDADADE

I. QUEM É DEUS
    Só viremos a entender quem é Deus, quando entrarmos em contato com a Bíblia. O que você sabe acerca de Deus? Saber que Ele existe não é tudo, conforme escreveu Tiago: "Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também crêem e tremem de medo" (Tg 2.19). Por conseguinte, nosso conhecimento de Deus não pode limitar-se a saber que Ele existe. Temos de saber também quem Ele é:
    1. Ele é o criador dos Céus e da terra. "No princípio, criou Deus os céus e a terra" (Gn 1.1). Aliás, Ele não somente tudo criou como também tudo sustenta: "O Criador do céu, da terra e do mar de tudo o que neles existe! O Senhor sempre cumpre as suas promessas" (SI 146.6).
    2. Ele é o criador do ser humano. O homem não é um subproduto de um processo evolutivo; surgiu através de um ato criativo: "Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão" (Gn 1.26).
    3. Ele é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda!" (2 Co 1.3).
    Conforme você poderá facilmente concluir, sendo Deus o criador e sustentador de tudo quanto existe e sendo também Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, como poderia Ele não se importar com você? Portanto não se esqueça: você é precioso aos olhos de Deus.

COMPREENDENDO A VERDADE

II. A REDENÇÃO DO SER HUMANO
    Deus sabia que o ser humano fracassaria? Sendo Onisciente, nada ignora. Todavia, Ele fez questão de criar o homem dotado de livre-arbítrio mesmo sabendo que, mais tarde, viria Adão usar a sua liberdade para desobedecê-Lo. Somente Deus podena dar semelhante liberdade para a sua criatura. Ele, porém, já tinha um plano de redenção para apresentar aos nossos primeiros pais.
    1. A Queda do homem. Ao explicar aos romanos as conseqüências da Queda do ser humano, escreveu o Apóstolo Paulo: "Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus" (Rm 3.23). Isto significa que todos, judeus e todos os demais povos, já nascem com tendência para a prática do pecado. Somente o sacrifício de Cristo é capaz de resgatar-nos dessa maldição.
    2. A provisão de salvação. Com a Queda do homem, Deus apresenta o Redentor da raça humana: Cristo Jesus Nosso Senhor, conforme lemos no Apocalipse "todos os que vivem na terra o adorarão, menos aqueles que, desde antes da criação do mundo, têm o nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro, que foi morto" (Ap 13.8).
    Como você observou, Deus se importa muito com a sua vida.
Doutra forma, Ele jamais ter-lhe-ia oferecido um plano tão maravilhoso como a salvação de sua alma. Deus deseja que você aceite a Cristo, a fim de que você possa entrar nos Céus e desfrutar de todas as belezas espirituais ao lado de Jesus, nosso eterno Redentor

III. A GRAÇA

    Você sabe o real significado da graça? Biblicamente, a graça é um favor imerecido que recebemos de Deus. Pense seriamente neste assunto. Aliás, tudo quanto recebemos neste mundo é um favor imerecido que Ele nos concede. Logo, concluímos: Deus realmente se importa conosco. É como se a nossa vida estivesse desenhada na palma de sua mão: "Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim" (ls 49.16, ARC).
    1. A salvação pela graça. O maior favor que de Deus podemos receber não são os bens materiais nem a saúde nem uma vida longa. Tudo isto podemos receber como liberalidade de suas mãos. Enfim, o maior favor que podemos receber de Deus é a salvação de nossas almas: "Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-Ia. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós" (Ef 2.8-10).
    Talvez, você esteja perguntando neste momento: Quer dizer que não preciso fazer nada para obter a salvação de minha alma? É exatamente isto. Absolutamente nada. Porque tudo o que você procura fazer para salvar a sua alma jamais seria o bastante. Afinal, nossas obras, embora humanamente tidas como meritórias nada representam diante de Deus.
Veja o que diz o profeta Isaías: 'Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe" (ls 64.6). Mas o que não podíamos fazer para obter a salvação, Jesus Cristo o fez por nós.
    2. Jesus, a maior prova de que Deus se importa com você. Jesus é a maior prova de que Deus se importa com você. Sendo o Senhor Jesus o que Deus tinha de mais precioso - o próprio Filho - entregou-o, a fim de que morresse em nosso lugar. Se você abrir a Bíblia no Evangelho de João, ficará mais do que maravilhado diante do amor que Ele devotou-lhe: "Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna" Uo 3.16). Resta-lhe mais alguma dúvida? Deus realmente se importa com você! O apóstolo João assim expressa esse grande e inexplicável amor: "Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus" (l Jo 3.1).

APLICANDO A VERDADE

IV. DEUS REALMENTE SE IMPORTA COMIGO

    Sim, Deus se importa não somente com a sua alma, mas igualmente com o seu bem-estar físico, psicológico e emocional. Afinal, o que é o bem-estar? De acordo com o Dicionário Aurélio, é o estado de perfeita satisfação física ou moral; conforto.
    1. Bem-estar físico. O Amoroso Pai quer que tenhamos perfeita saúde, como reconhece o salmista Davi: "O Senhor perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças" (103.3). Além disso, Cristo foi enfermado, para que hoje possamos desfrutar perfeita saúde. Mas, se tivermos de ser provados pela doença, Ele nos afofa o leito: "Quando estiverem doentes, de cama, o Senhor os ajudará e Ihes dará saúde novamente" (SI 41.3).
    2. Bem-estar psicológico. Não fomos chamados por Cristo para vivermos deprimidos e traumatizados. Ele quer que desfrutemos de um perfeito bem-estar psicológico, conforme nos promete Deus através de Isaías: 'Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti"(Is 26.3, ARC - Versão da Bíblia, "Almeida da Revista e Corrigida").
    3. Bem-estar emocional. Não são poucas as pessoas que, atualmente, enfrentam desequilíbrio emocional. Na Palavra de Deus, porém, aprendemos a educar nossas emoções: "Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano.
Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Há um rio que alegra a cidade de Deus, a casa sagrada do Altíssimo" (SI 46.2-4). Quem aceita a Jesus, por conseguinte, mantém-se equilibrado e Senhor de suas emoções em quaisquer circunstâncias. Ele sabe que Deus está no comando de todas as coisas.
    Que Deus se importa com você, não há dúvida. No entanto, você se importa com Deus? Aliás, Ele sempre importou-se com você. É chegado o momento de você preocupar-se com o que o Pai Celeste está oferecendo-lhe - a salvação em Cristo Jesus. Qual a sua decisão?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1. Qual a maior prova do amor de Deus por nós?

2. Quem criou o homem?

3. Como o pecado entrou no mundo?

TABELA - JEREMIAS O PROFETA DAS LÁGRIMAS

SUBSIDIO DA LIÇÃO 01 - 2º TRIM/2010

LIÇÃO 01
JEREMIAS, O PROFETA DA ESPERANÇA
Texto Áureo: Jr. 1.7 
Leitura Bíblica em Classe: Jr. 1.1-10.


Pb. José Roberto A. Barbosa
http://www.subsidioebd.blogspot.com/

Objetivo: Mostrar que a missão do homem e da mulher de Deus é inegociável. Por serem chamados para cuidar dos interesses do Senhor, não podem se eximir da proclamação da Palavra, fazendo-o com dedicação e coragem.

INTRODUÇÃO
Nas próximas 13 semanas estudaremos a mensagem profética de Jeremias. Numa época marcada pelo desespero, Jeremias se revela, mesmo em meio ao caos, como o profeta da esperança. As lições serão as seguintes: 1) Jeremias, o profeta da esperança; 2) os perigos do desvio espiritual; 3) anunciando ousadamente a Palavra de Deus; 4) chorando aos pés do Senhor; 5) o poder da intercessão; 6) a soberania e a autoridade de Deus; 7) o cuidado com as ovelhas; 8) o poder da berdadeira profecia; 9) esperando contra a esperança; 10) o valor da temperança; 11) a excelência do ministério; 120 a opção pelo povo de Deus; e 13) esperança na lamentação. Na lição de hoje, trataremos a respeito da vocação do profeta Jeremias.

1. JEREMIAS, O LIVRO E O PROFETA
O livro de Jememias, cujo nome significa “O Senhor é Alto”, tem como tema central: a mensagem de arrependimento e retorno para o Senhor antes que o julgamento chegue. O versículo-chave se encontra em Jr. 3.22: “Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos a ti; porque tu és o Senhor nosso Deus”. Ele exerceu o ministério profético entre os anos 626 a 586 a.C. Ele nasceu em Ananote, a uns cinco quilômetros, à nordeste de Jerusalém, numa família de sacerdotes. Seu livro é composto por uma coletânea de sermões pregados durante 20 anos. Como os demais profetas bíblicos, Jeremias experimentou a impopularidade em toda a sua intensidade. A mensagem de Jeremias é dramática, repletas de denuncias contra o pecado e advertências quanto ao juízo iminente. O livro não contém uma estrutura lógica, por isso, é difícil sistematiza-lo. Na tentativa de esboçá-lo, apontamos: A missão de Jeremias (1-10), a violação da aliança (11-20), a aproximação do julgamento (27-29), a nova aliança (30-33) e a queda de Jerusalém (34-42). Esse é um livro extramente pessoal, pois nele Jeremias relata sua experiência profunda com o Senhor. Jeremias é um profeta malvisto tanto pelo poder religioso quanto político da sua época. Por esse motivo, os poderosos articularem, sem sucesso, várias estratégias a fim de desqualificá-lo enquanto profeta do Senhor.

2. A VOCAÇÃO PROFÉTICA DE JEREMIAS
Ainda na juventude, por volta dos 16 a 20 anos, Jeremias foi chamado pelo Senhor para profetizar. Ele vinha de uma família sacerdotal, seu próprio pai, Hilquias, havia sido sacerdote (Jr. 1.1). Esperava-se que Jeremias, seguindo essa linhagem, também viesse servir diante do altar. Mas o Senhor o chamou para ser profeta, e provavelmente, Jeremias sabia da responsabilidade imposta, por isso, evitou acatar essa vocação de imediato. Ser sacerdote é bem mais cômodo do que ser profeta. O ministério sacerdotal costuma ser previsível, pois o sacerdote precisa apenas cumprir os rituais do culto. Mas o profeta jamais sabe o que o Senhor vai colocar na sua boca, o que terá de anunciar. O sacerdote costuma estar preocupado com o passado, para que as tradições sejam preservadas. O profeta, por sua vez, se volta para o futuro, a fim de conduzir o povo para a direção correta. O sacerdote costuma se voltar para as práticas exteriores, enquanto que o profeta se dedica a levar o povo à transformação interna, das intenções do coração. O profeta, como aconteceu com Jeremias, não fala de si mesmo, mas da Palavra do Senhor que a ele vem (Jr. 1.2). O Senhor testemunhou que o havia escolhido ainda no ventre da sua mãe (v. 5) para o ministério profético. Por isso, ainda que ele relutasse (v. 6,7), não havia outra opção senão dobrar-se perante a Palavra do Senhor. Jeremias estava temeroso por causa da responsabilidade profética, o Senhor, contudo, o advertiu para que não tivesse medo. Esse sentimento pode levar as pessoas a deixarem de assumir as atitudes necessárias. Quantas pessoas não ficam paralizadas devido ao medo de que algo de mal venha a acontecer? Não temas Jeremias, disse o Senhor ao profeta. Essa mesma mensagem se aplica aos cristãos temerosos de hoje, que hesitam em se posicionar em conformidade com a Palavra de Deus, com receio de serem politicamente incorretos.

3. A POSTURA PROFÉTICA DE JEREMIAS
O Senhor se dirigiu Jeremias do mesmo modo que o fez com Josué (Dt. 31.6-8; Js. 1.6-9), anulando seu medo paralizante (Jr. 1.17-19). Esse receio é destruído por meio da fé, sem qual ninguém se posicionar profeticamente, o que também se constitui em pecado (Rm. 14.23). O cristão recebe, do Senhor, a direção para que permaneça firme (Ef. 6.14). Deus prometeu estar presente com ele em todas as circunstâncias, mesmo diante das mais adversas (Jr. 1.8). A vitória espiritual, portanto, não vem do homem, mas de Deus. Não podemos alegar limitações pessoais para desempenhar o ministério profético (Jr. 1.19). Sendo assim, o profeta deveria cingir os seus lombos, dispor-se e dizer ao povo tudo o que o Senhor lhe mandasse (Jr. 1.17). Deus dá, então, uma visão ao profeta a fim de fundamentar sua fé. Ele pergunta: “Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la”. Deus faz um jogo de palavras, pois, em hebraico, amendoeira é “saqued”, já que responde com “soqued”, que significa “velar”, dizendo, “eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la” (Jr. 1.11,12). A postura profética da igreja não se encontra nos méritos humanos, na verdade, apesar das suas limitações, ela é coluna e baluarte da verdade (I Tm. 3.15). Por isso, diante das oposições, sejam elas religiosas ou políticas, cabe a esta, a tarefa de denunciar, com amor, as práticas que se opõem à Palavra de Deus.

CONCLUSÃO
Jeremias é o profeta da Esperança e figura o papel da igreja cristã no contexto moderno. A sociedade contemporânea perdeu o norte, não sabe mais para onde está caminhando. Por desconhecer ao Deus Vivo e Verdadeiro, segue a esmo, tomada pela angústia. Mas ainda há esperança, e essa se encontra no Senhor, que se revela em Sua palavra. Somente assim “há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos” (Jó. 14.17). Cientes dessa verdade, nós, os cristãos, não podemos viver como os demais, que não têm esperança (I Ts. 2.16).

BIBLIOGRAFIA
HARRISON, R. K. Jeremias e Lamentações. São Paulo: Vida Nova, 1980.
LONGMAN III, T. Jeremiah & Lamentations. Peabody, Mass: Hendrickson, 2008.

LIÇÕES BIBLICAS - 2º TRIMESTRE DE 2010

[Capa+2+trimestre+2010.jpg]

A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.
No 2º trimestre de 2010, estaremos estudando o tema Jeremias, esperança em tempos de crise.

Comentarista: Pastor Claudionor de Andrade

SUMÁRIO DA LIÇÃO:
1- Jeremias, o profeta da esperança
2- Os perigos do desvio espiritual
3- Anunciando ousadamente a Palavra de Deus
4- Chorando aos pés do Senhor
5- O poder da intercessão
6- A soberania e autoridade de Deus
7- O cuidado com as ovelhas
8- O poder da verdadeira profecia
9- Esperando contra esperança
10- O valor da esperança
11- O dilema de um jovem
12- A opção pelo povo de Deus
13- Esperança na lamentação

PERGUNTA - 5ª SEMANA DE MARÇO DE 2010

A PERGUNTA DA SEMANA É:

Quais os personagens bíblicos que foram chamados por nome de planetas e quais os nomes destes planetas?


As respostas poderão ser enviadas para o seguinte e-mail:
lucian.machado@hotmail.com

Obs.: Na resposta deve conter o nome do livro, o capítulo e o versículo da Bíblia

CORREÇÃO QUEST. LIÇÃO 13 - Adolescentes

LIÇÃO 13
O CAMINHO PARA VIVER
QUESTIONÁRIO DOS ADOLESCENTES
NOME: ________________ DATA: ____/____/_____ - 1º. TRIM/2010
1- A presença e o controle dos pais nos livram de inúmeras situações de perigo. O que é que aprendemos à medida que crescemos? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Tomar decisões, a nos defender e a escolher os caminhos que queremos seguir.
( V ) Ao alcançarmos a idade adulta, os nossos pais já não respondem pelos nossos atos.
( V ) Assumir a responsabilidade por aquilo que faz, procurando a cada dia desviar-se dos caminhos maus.

2- Por que muitos jovens perdem suas vidas no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Por não se preocuparem com o destino final dos seus caminhos.
( V ) Embora se possa brincar com quase tudo, quem brinca com a vida termina muito mal.
( F ) Por não se preocuparem em ir aos cultos da igreja.

3- Só há um caminho que conduz à vida. Que caminho é este? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Jesus Cristo (Jo 14.6)
(    ) O Espírito Santo (Jo 15.32)
(    ) O Espírito de Deus (Jo 14.20)

4- Qual é a fase mais importante e decisiva da vida? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) A juventude
(    ) A infância
( X ) A Adolescência

5- O que fazer para seguir o único caminho verdadeiro que conduz à vida? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Entregar ao Senhor as suas obras; aprender a andar no temor do Senhor.
( V ) Deixar Deus dirigir os seus passos; guardar os mandamentos do Senhor.
( F ) Dirigir os seus próprios passos; guardar as instruções do pastor.

6- Temer a Deus não significa sentir medo de sermos castigados. Por que então devemos temê-Lo? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) É indispensável para aqueles que desejam andar pelo caminho da vida (Pv 16.6).
( V ) Quando aprendemos a temer a Deus, desenvolvemos uma relação de obediência e reverência para com Ele.
( V ) Nos faz desviar dos caminhos maus.

7- Qual é a conseqüência de uma decisão ou uma escolha errada? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Frustração e baixa estima.
(    ) Depressão e angústia.
( X ) Poderá comprometer seriamente sua vida futura.

8- Qual é a melhor forma de evitar os maus caminhos? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Andar na direção de Deus.
(    ) Andar na direção dos amigos.
(    ) Andar na direção daqueles que aparentemente servem a Deus

9- Por que algumas pessoas trilham por caminhos que levam a destruição? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) São seduzidas pelo prazer.
( V ) Não conseguem enxergar o terrível destino para o qual estão sendo arrastados.
( F ) Por causa das más companhias e conversações.

10- Quantos passos indispensáveis o Livro de Provérbios apresenta àqueles que desejam seguir o caminho da vida? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Pelo menos quatro passos
(    ) Pelo menos cinco passos
(    ) Pelo menos seis passos

CORREÇÃO QUEST. LIÇÃO 13 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 13
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS
NOME:__________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010
1- O que quer dizer a expressão "sede consolados"? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Quer dizer "sede encorajados".
(    ) Quer dizer "sede apoiados".
(    ) Quer dizer "sede advertidos".

2- Como que Paulo pôde afirmar o caráter cristão de seu apostolado, considerando que seu apostolado tinha sido concedido pelo Senhor Jesus e que este era seu modelo de líder-servidor? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Nada mais coerente do que a postura rígida de Paulo contra os pecadores impenitentes.
( V ) Assim como o Senhor Jesus agia com esses (Mt 23.13-33), o apóstolo também deveria agir, a fim de que os crentes em Corinto pudessem constatar o poder de Cristo em seu ministério.
( V ) A Bíblia afirma que o Senhor disciplina aos seus amados filhos, portanto, a correção dos pecados daquela igreja pelo apóstolo revelava o amor que ele, em Cristo, nutria por aqueles crentes.
( F ) Nada mais coerente do que a postura branda de Paulo para com os pecadores impenitentes

3- Quais os pecados que destruíam os alicerces dos coríntios e que tinham de ser eliminados? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Pendências denominacionais, invejas, glutonarias, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
( X ) Pendências judiciais, invejas, iras, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
(    ) Pendências conjugais, invejas, iras, porfias, deformações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade

4- Com qual objetivo o apóstolo Paulo defende o seu ministério? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Provar à igreja que Deus era o com ele, e sua comunhão com a igreja de Jerusalém dava-lhe autoridade para pregar e representá-la perante eles..
(    ) Revelar à igreja que Deus era o seu pai, e sua comunhão com o Espírito Santo dava-lhe respaldo para representá-Lo em qualquer parte.
( X ) Provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para pregar e representá-Lo na terra.

5- Paulo encerra sua carta com uma advertência. Por que o apóstolo recomenda aos crentes que examinem-se e provem-se, a fim de verificarem se Jesus Cristo, de fato, habita neles? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Paulo tinha certeza de que Cristo verdadeiramente habitava em todos eles, mas queria testá-los.
( V ) Até o momento Paulo vinha defendendo seu ministério e sua fé, no entanto, agora, ele resolve testar os cristãos daquela igreja ao admoestá-los que realizem um autoexame.
( V ) Se Cristo verdadeiramente habita neles, não correm o risco de serem reprovados
( V ) Essa certeza é alimentada pela presença imanente de Cristo em suas vidas.
( V ) Se não estão reprovados perante o Senhor, não há o que se duvidar da autenticidade do ministério apostólico de Paulo.
( V ) Paulo sabe que os fiéis não temerão uma auto-avaliação e espera que, assim como reconheceram sua fé em Cristo, sejam capazes de reconhecer o relacionamento sincero e fiel dele com Cristo.

6- Quais os propósitos da disciplina de Paulo à igreja de Corinto? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Promover a paz e o arrependimento dos pecadores.
( V ) Afirmar o caráter cristão de seu apostolado.
( F ) Afastar os falsos mestres e os pecadores do convívio da igreja.

7- Por que o apóstolo afirma aos coríntios: "Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria" (v.20)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) A expressão indica sua preocupação com a igreja, pois alguns crentes achavam-se em falta diante da congregação e diante de Deus.
( V ) Paulo estava ciente de que não podia, como pastor, deixar de tratar os pecados que haviam comprometido a qualidade espiritual daquele rebanho.
( F ) Paulo sabia que a maioria dos Coríntios não tinham qualquer problema espiritual. Viviam unidos e fortes em DEUS.
( V ) Paulo toma atitudes disciplinares severas com relação aos seus membros, a fim de que por ocasião de seu retorno à igreja não encontrasse os mesmos problemas.

8- Como promover a paz e o arrependimento dos pecadores? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Paulo usaria a tática do "fazer vista grossa", assim não haveria mais discussões e desavenças entre ele e os coríntios.
( V ) Paulo deseja fortalecer a fé e desenvolver o amadurecimento espiritual da igreja de Corinto.
( V ) Para levar os pecadores ao arrependimento, teria de ser rigoroso em sua repreensão.
( V ) Os problemas de ordem moral exigiam uma postura firme do apóstolo.
( V ) Caso contrário, as ações diabólicas para destruir a igreja não seriam neutralizadas.

9- Paulo encerra sua carta com um desejo (13.7-9), qual é? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( V ) Ele deseja que aqueles cristãos sejam aprovados nessa autoavaliação.
( V ) O apóstolo demonstra que não pensava em sua própria aprovação, mas no bem estar espiritual da igreja.
( F ) O desejo sincero de Paulo é claro: "e o que desejamos é a vossa afeição"
( V ) O desejo sincero de Paulo é evidente: "e o que desejamos é a vossa perfeição"

CORREÇÃO QUEST. LIÇÃO 12 - Adolescentes

LIÇÃO 12
FUJA DA CONTENDA!
QUESTIONÁRIO DOS ADOLESCENTES
NOME: __________________ DATA: ____/____/_____ - 1º. TRIM/2010
1- O que é que compromete e afeta a vida social, emocional e espiritual das pessoas? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) As revoltas.
(    ) As palavras.
( X ) As contendas.

2- O que é contenda? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) É o ato de discutir seriamente com alguém.
( V ) Brigar ou disputar algo.
( F ) São brigas que geralmente resultam de um bom relacionamento entre duas ou mais pessoas.

3- Quais são as consequências provocadas pelas contendas? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Estragos incalculáveis na família, no colégio, em vários lugares e em diversos níveis de relacionamento.
( V ) Desentendimento entre duas ou mais pessoas.
( V ) Amizades já foram destruídas porque deram lugar às intrigas, divisões e separações.

4- O livro de Provérbios nos mostra que várias coisas podem gerar contendas. Quais são? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) As fofocas, a soberba e a ira.
(    ) A ira, as fofocas e a inveja.
(    ) A soberbas, a ira e o ciúme.

5- O que significa fofocar ou mexericar? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) É um mau hábito que tem provocado muitos conflitos entre as pessoas
( V ) A Bíblia mostra que quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda segredo
( V ) Descobrir os segredos alheios ou tecer comentários destrutivos sobre as atitudes e pensamentos de alguém.

6- A contenda também pode ser inflamada pela ira, provocando sérias consequências. Que consequências são estas? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Levar a pessoa a um estado de loucura e perda total da razão.
( V ) Torna-se escrava dos seus sentimentos e age inadequadamente com o outro provocando contendas e discórdias.
( V ) Causa feridas emocionais difíceis de cicatrizar.

7- Qual é o sinônimo de soberba? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) Orgulho, arrogância e altivez.
(    ) Orgulho, arrogância e avareza.
(    ) Orgulho, arrogância e ganância.

8- A soberba leva o indivíduo à que? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Achar-se melhor e mais alto do que os outros.
( V ) Achar que sempre está com a razão e as coisas devem ser unicamente do seu jeito.
( V ) A Bíblia mostra que a soberba destrói o homem (Pv 29.23).

9- Em que resultam as brigas? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Uma forma de provar que é corajoso(a).
( X ) Uma busca pelos próprios interesses.
(    ) Uma forma de dizer que está sempre certo independente de qualquer situação.

10- Como podemos evitar as brigas, de acordo com o livro de Provérbios? Coloque
“V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( V ) Controlar o ódio e praticar o amor.
( F ) Ficar calado e ignorar.
( V ) Praticar a paciência.

CORREÇÃO DO QUEST. LIÇÃO 12 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 12
VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR
QUESTIONÁRIO
NOME:____________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010
1- Qual a explicação do paradoxo do gloriar-se nas fraquezas (12.9,10)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Paulo era conhecido pela sua eloquência no falar e em sua elegância no vestir-se.
( V ) Em uma mente carnal, sofrimento é algo que humilha, que degrada.
( V ) Não se vê nenhuma glória em sofrer, no entanto, Paulo ensina que o sofrer se constitui num degrau para chegar-se à presença de Deus.
( F ) Na mente dos coríntios os verdadeiros apóstolos deveriam ser conhecidos por suas fraquezas.
( V ) Ele preferia gloriar-se nos sofrimentos, pois sua fraqueza é a condição mais apropriada para a demonstração da graça poderosa do Senhor.

2- A que, a igreja coríntia era propensa e por isso foram levados a simpatisarem-se com os falsos mestres? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) À supervalorização do espiritual (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
(    ) À supervalorização do carnal (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
( X ) À supervalorização do sobrenatural (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.

3- Para Paulo o que são as "visões e revelações do Senhor"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) São ações doutrinárias para o andar na fé e ser salvo.
( V ) Não se trata de algum tipo de alucinação nem qualquer distúrbio emocional.
( V ) São experiências sobrenaturais que permitem a um ser humano ver algo que outros não podem ver.
( V ) Tais visões e revelações vêm do Senhor, ou seja, Ele é a causa e a fonte de tal experiência.
( V ) O apóstolo deixa isso claro ao referir-se a si mesmo na terceira pessoa.

4- Somente por causa da atitude dos seus oponentes, o apóstolo se vê obrigado a dar-lhes uma resposta, relatando suas experiências de sofrimento. O que ele diz no versículo 30, em resposta? Coloque "X" na resposta correta:
( X ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha grandeza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha riqueza".

5- O que era o espinho na carne ao qual Paulo referia-se? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Era um demônio que o perturbava constantemente.
( V ) Um tipo de sofrimento que lhe foi imposto por causa das revelações, a fim de ele não se ensoberbecer.
( V ) Uma interpretação que prevalece com aceitação maior entre os estudiosos e exegetas bíblicos é de que "o espinho na carne" que atormentava a Paulo refere-se a uma enfermidade física.
( F ) Era um espinho de certa planta que lhe tinha encravado na pele em sua viagem para a Macedônia e lhe causava grandes dores musculares.
( V ) O que se subentende é que esse "espinho na carne" o atormentava como um "aguilhão", que o fisgava o tempo todo.

6- O que são Visões e revelações? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) São experiências do campo das manifestações carnais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
(    ) São experiências do campo das manifestações da alma que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
( X ) São experiências do campo das manifestações espirituais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.

7- O que é o "Paraíso" na teologia paulina (12.2-4)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
( F ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar abaixo do terceiro céu, onde os santos esperam a volta de Cristo.
( V ) Esse lugar é a habitação dos santos que morreram, tanto do Antigo como do Novo Testamento, e que aguardam a ressurreição de seus corpos (Lc 16.19-31; 23.43; 1 Co 15.51,52).
( V ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar celestial onde os santos desfrutam da comunhão com Deus.

8- Onde está a maior glória do Apóstolo Paulo? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Em seu enriquecimento por causa do Evangelho.
( X ) Em seu sofrimento padecido por causa do Evangelho.
(    ) Em em sua posição de apóstolo por causa do Evangelho.

9- Por que Paulo reafirma que se gloria na fraqueza (12.10)? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Paulo considerava como maior glória para si a ajuda que recebia das igrejas da Galácia e seu ótimo salário fazendo tendas.
( X ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições.
(    ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições por causa dos apóstolos de Jerusalém.

sexta-feira, 26 de março de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 13
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS - QUESTIONÁRIO
NOME:________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010
1- O que quer dizer a expressão "sede consolados"? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Quer dizer "sede encorajados".
(    ) Quer dizer "sede apoiados".
(    ) Quer dizer "sede advertidos".

2- Como que Paulo pôde afirmar o caráter cristão de seu apostolado, considerando que seu apostolado tinha sido concedido pelo Senhor Jesus e que este era seu modelo de líder-servidor? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Nada mais coerente do que a postura rígida de Paulo contra os pecadores impenitentes.
(    ) Assim como o Senhor Jesus agia com esses (Mt 23.13-33), o apóstolo também deveria agir, a fim de que os crentes em Corinto pudessem constatar o poder de Cristo em seu ministério.
(    ) A Bíblia afirma que o Senhor disciplina aos seus amados filhos, portanto, a correção dos pecados daquela igreja pelo apóstolo revelava o amor que ele, em Cristo, nutria por aqueles crentes.
(    ) Nada mais coerente do que a postura branda de Paulo para com os pecadores impenitentes

3- Quais os pecados que destruíam os alicerces dos coríntios e que tinham de ser eliminados? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Pendências denominacionais, invejas, glutonarias, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
(    ) Pendências judiciais, invejas, iras, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade
(    ) Pendências conjugais, invejas, iras, porfias, deformações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade

4- Com qual objetivo o apóstolo Paulo defende o seu ministério? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Provar à igreja que Deus era o com ele, e sua comunhão com a igreja de Jerusalém dava-lhe autoridade para pregar e representá-la perante eles..
(    ) Revelar à igreja que Deus era o seu pai, e sua comunhão com o Espírito Santo dava-lhe respaldo para representá-Lo em qualquer parte.
(    ) Provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para pregar e representá-Lo na terra.

5- Paulo encerra sua carta com uma advertência. Por que o apóstolo recomenda aos crentes que examinem-se e provem-se, a fim de verificarem se Jesus Cristo, de fato, habita neles? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Paulo tinha certeza de que Cristo verdadeiramente habitava em todos eles, mas queria testá-los.
(    ) Até o momento Paulo vinha defendendo seu ministério e sua fé, no entanto, agora, ele resolve testar os cristãos daquela igreja ao admoestá-los que realizem um autoexame.
(    ) Se Cristo verdadeiramente habita neles, não correm o risco de serem reprovados
(    ) Essa certeza é alimentada pela presença imanente de Cristo em suas vidas.
(    ) Se não estão reprovados perante o Senhor, não há o que se duvidar da autenticidade do ministério apostólico de Paulo.
(    ) Paulo sabe que os fiéis não temerão uma auto-avaliação e espera que, assim como reconheceram sua fé em Cristo, sejam capazes de reconhecer o relacionamento sincero e fiel dele com Cristo.

6- Quais os propósitos da disciplina de Paulo à igreja de Corinto? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Promover a paz e o arrependimento dos pecadores.
(    ) Afirmar o caráter cristão de seu apostolado.
(    ) Afastar os falsos mestres e os pecadores do convívio da igreja.

7- Por que o apóstolo afirma aos coríntios: "Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria" (v.20)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) A expressão indica sua preocupação com a igreja, pois alguns crentes achavam-se em falta diante da congregação e diante de Deus.
(    ) Paulo estava ciente de que não podia, como pastor, deixar de tratar os pecados que haviam comprometido a qualidade espiritual daquele rebanho.
(    ) Paulo sabia que a maioria dos Coríntios não tinham qualquer problema espiritual. Viviam unidos e fortes em DEUS.
(    ) Paulo toma atitudes disciplinares severas com relação aos seus membros, a fim de que por ocasião de seu retorno à igreja não encontrasse os mesmos problemas.

8- Como promover a paz e o arrependimento dos pecadores? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Paulo usaria a tática do "fazer vista grossa", assim não haveria mais discussões e desavenças entre ele e os coríntios.
(    ) Paulo deseja fortalecer a fé e desenvolver o amadurecimento espiritual da igreja de Corinto.
(    ) Para levar os pecadores ao arrependimento, teria de ser rigoroso em sua repreensão.
(    ) Os problemas de ordem moral exigiam uma postura firme do apóstolo.
(    ) Caso contrário, as ações diabólicas para destruir a igreja não seriam neutralizadas.

9- Paulo encerra sua carta com um desejo (13.7-9), qual é? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Ele deseja que aqueles cristãos sejam aprovados nessa autoavaliação.
(    ) O apóstolo demonstra que não pensava em sua própria aprovação, mas no bem estar espiritual da igreja.
(    ) O desejo sincero de Paulo é claro: "e o que desejamos é a vossa afeição"
(    ) O desejo sincero de Paulo é evidente: "e o que desejamos é a vossa perfeição"

QUEST. LIÇÃO 13 - Adolescentes 1 TRIM/2010

LIÇÃO 13
O CAMINHO PARA VIVER
QUESTIONÁRIO DOS ADOLESCENTES

NOME: ______________ DATA: ____/____/_____ - 1º. TRIM/2010
1- A presença e o controle dos pais nos livram de inúmeras situações de perigo. O que é que aprendemos à medida que crescemos? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Tomar decisões, a nos defender e a escolher os caminhos que queremos seguir.
(    ) Ao alcançarmos a idade adulta, os nossos pais já não respondem pelos nossos atos.
(    ) Assumir a responsabilidade por aquilo que faz, procurando a cada dia desviar-se dos caminhos maus.

2- Por que muitos jovens perdem suas vidas no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Por não se preocuparem com o destino final dos seus caminhos.
(    ) Embora se possa brincar com quase tudo, quem brinca com a vida termina muito mal.
(    ) Por não se preocuparem em ir aos cultos da igreja.

3- Só há um caminho que conduz à vida. Que caminho é este? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Jesus Cristo (Jo 14.6)
(    ) O Espírito Santo (Jo 15.32)
(    ) O Espírito de Deus (Jo 14.20)

4- Qual é a fase mais importante e decisiva da vida? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) A juventude
(    ) A infância
(    ) A Adolescência

5- O que fazer para seguir o único caminho verdadeiro que conduz à vida? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Entregar ao Senhor as suas obras; aprender a andar no temor do Senhor.
(    ) Deixar Deus dirigir os seus passos; guardar os mandamentos do Senhor.
(    ) Dirigir os seus próprios passos; guardar as instruções do pastor.

6- Temer a Deus não significa sentir medo de sermos castigados. Por que então devemos temê-Lo? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) É indispensável para aqueles que desejam andar pelo caminho da vida (Pv 16.6).
(    ) Quando aprendemos a temer a Deus, desenvolvemos uma relação de obediência e reverência para com Ele.
(    ) Nos faz desviar dos caminhos maus.

7- Qual é a conseqüência de uma decisão ou uma escolha errada? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Frustração e baixa estima.
(    ) Depressão e angústia.
(    ) Poderá comprometer seriamente sua vida futura.

8- Qual é a melhor forma de evitar os maus caminhos? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Andar na direção de Deus.
(    ) Andar na direção dos amigos.
(    ) Andar na direção daqueles que aparentemente servem a Deus

9- Por que algumas pessoas trilham por caminhos que levam a destruição? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) São seduzidas pelo prazer.
(    ) Não conseguem enxergar o terrível destino para o qual estão sendo arrastados.
(    ) Por causa das más companhias e conversações.

10- Quantos passos indispensáveis o Livro de Provérbios apresenta àqueles que desejam seguir o caminho da vida? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Pelo menos quatro passos
(    ) Pelo menos cinco passos
(    ) Pelo menos seis passos

quinta-feira, 25 de março de 2010

QUEST. LIÇÃO 12 - Adolescentes 1 TRIM/2010

LIÇÃO 12
FUJA DA CONTENDA!
QUESTIONÁRIO DOS ADOLESCENTES

NOME: ________ DATA: ____/____/_____ - 1º. TRIM/2010

1- O que é que compromete e afeta a vida social, emocional e espiritual das pessoas? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) As revoltas.
(    ) As palavras.
(    ) As contendas.

2- O que é contenda? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) É o ato de discutir seriamente com alguém.
(    ) Brigar ou disputar algo.
(    ) São brigas que geralmente resultam de um bom relacionamento entre duas ou mais pessoas.

3- Quais são as consequências provocadas pelas contendas? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Estragos incalculáveis na família, no colégio, em vários lugares e em diversos níveis de relacionamento.
(    ) Desentendimento entre duas ou mais pessoas.
(    ) Amizades já foram destruídas porque deram lugar às intrigas, divisões e separações.

4- O livro de Provérbios nos mostra que várias coisas podem gerar contendas. Quais são? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) As fofocas, a soberba e a ira.
(    ) A ira, as fofocas e a inveja.
(    ) A soberbas, a ira e o ciúme.

5- O que significa fofocar ou mexericar? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) É um mau hábito que tem provocado muitos conflitos entre as pessoas
(    ) A Bíblia mostra que quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda segredo
(    ) Descobrir os segredos alheios ou tecer comentários destrutivos sobre as atitudes e pensamentos de alguém.

6- A contenda também pode ser inflamada pela ira, provocando sérias consequências. Que consequências são estas? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Levar a pessoa a um estado de loucura e perda total da razão.
(    ) Torna-se escrava dos seus sentimentos e age inadequadamente com o outro provocando contendas e discórdias.
(    ) Causa feridas emocionais difíceis de cicatrizar.

7- Qual é o sinônimo de soberba? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Orgulho, arrogância e altivez.
(    ) Orgulho, arrogância e avareza.
(    ) Orgulho, arrogância e ganância.

8- A soberba leva o indivíduo à que? Coloque “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Achar-se melhor e mais alto do que os outros.
(    ) Achar que sempre está com a razão e as coisas devem ser unicamente do seu jeito.
(    ) A Bíblia mostra que a soberba destrói o homem (Pv 29.23).

9- Em que resultam as brigas? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Uma forma de provar que é corajoso(a).
(    ) Uma busca pelos próprios interesses.
(    ) Uma forma de dizer que está sempre certo independente de qualquer situação.

10- Como podemos evitar as brigas, de acordo com o livro de Provérbios? Coloque
“V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
(    ) Controlar o ódio e praticar o amor.
(    ) Ficar calado e ignorar.
(    ) Praticar a paciência.

quarta-feira, 24 de março de 2010

LIÇÃO 13 Adolescentes 1 Trimestre de 2010

LIÇÃO 13
O CAMINHO PARA VIVER

DEVOCIONAL
    "Você já encontrou Jesus, o único caminho para o Pai? Se já o encontrou, então faça uma oração de agradecimento a Deus por não estar mais perdido, debatendo-se em um mundo de pecado e desesperança. Mas esteja preparado para também mostrar o caminho a outros. Quando convidamos humildemente outras pessoas para se unirem a nós nesta jornada – aceitando a Cristo como seu Senhor e Salvador – estamos seguindo o exemplo do apóstolo Paulo: "E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados; [...] sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis muito queridos." (Graça diária. CPAD. p. 70).

ENFOQUE BÍBLICO
"Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte."
Provérbios 16.25

FIQUE ALERTA
    Existem pessoas que trilham por caminhos que levam à destruição. Seduzidos pelo prazer, não conseguem enxergar o terrível destino para o qual estão sendo arrastados. Você sabe qual o resultado daqueles que seguem por esses caminhos? Descubra, neste estudo, essa resposta e saiba como encontrar o caminho da vida.

QUEBRA-GELO
    Para expor esta lição, você pode aplicar a seguinte atividade:
    1. Confeccione três caixas de presentes: Uma grande, bonita e colorida;
outra média, menos bonita; e outra pequena, preta e branca, com um aspecto feio. Dentro de cada uma, coloque um envelope contendo um prêmio simbólico, escrito numa tira de papel. Por exemplo: Na caixa grande, perda de todo o seu dinheiro; na média, ganha um chaveiro; na pequena, ganha uma casa.
    2. Solicite três voluntários e peça a cada um para escolher uma caixa.
    3. Depois, entregue-lhes as caixas, a fim de que possam abri-las e verificar seus prêmios.
    4. Observe a reação deles e, em seguida, explique a todos que em nossa vida temos de fazer escolhas. Às vezes aquilo que aparentemente parece bom, bonito e agradável ao final vai revelar-se triste, desagradável e até mesmo uma grande decepção. Por outro lado, outras vezes o que não nos parece muito interessante ao primeiro olhar pode tornar-se uma surpresa muito boa. Por isso, precisamos contar com o Espírito Santo para nos orientar na hora de fazermos qualquer escolha, porquanto somente Ele pode enxergar além da aparência.

PALAVRA VIVA
    Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar sobre o caminho da vida. Observará que precisa escolher qual caminho deve trilhar. Descobrirá que há caminhos que levam à morte, mas Jesus, o verdadeiro caminho, nos conduz à vida.

ESCOLHENDO O CAMINHO
    Você está na fase mais importante e decisiva da sua vida. A partir de agora, terá que fazer algumas escolhas que irão determinar o seu futuro. Durante a infãncia, a presença e o controle dos pais nos livram de inúmeras situações de perigo. À medida que crescemos, aprendemos a tomar decisões, a nos defender e a escolher os caminhos que queremos seguir. Ao alcançarmos a idade adulta, os nossos pais já não respondem pelos nossos atos; por isso, você precisa aprender desde agora a assumir a responsabilidade por aquilo que faz, procurando a cada dia desviar-se dos caminhos maus. Uma decisão ou uma escolha errada hoje, poderá comprometer seriamente sua vida futura.
    O mundo está cheio de armadilhas sutis que podem atrapalhar ou destruir a vida. Somente aqueles que temem ao Senhor escapam delas (Pv 14.27).

OS MAUS CAMINHOS
    Há vários caminhos atraentes, empolgantes e espaçosos que levam ao prazer e à diversão; que transformam os nossos sonhos em ilusões doces e agradáveis. Isso tudo é passageiro. Muitos trilham por esses caminhos sem se preocupar com o terrível destino para o qual estão sendo atraídos (Pv 16.25).
    Quantos jovens perderam suas vidas no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição, por não se preocuparem com o destino final dos seus caminhos? Grandes estrelas da música, do cinema, da TV, do esporte, foram arrastadas traiçoeiramente para a morte. Creio que você conheça pessoas que tiveram um destino semelhante. Portanto, tenha cuidado! Lembrese de que a vida não é uma brincadeira. Embora se possa brincar com quase tudo, quem brinca com a vida termina muito mal.

O VERDADEIRO CAMINHO
    Qual o caminho que você pretende escolher? Só há um caminho que conduz à vida - Jesus Cristo (Jo 14.6). Quem é sábio anda por este caminho (Pv 15.24).
    Você já sabe qual é o verdadeiro caminho que deve seguir, mas o que fazer para seguir por esse caminho? O livro de Provérbios nos apresenta pelo menos quatro passos indispensáveis àqueles que desejam seguir o caminho da vida:
a) Entregar ao Senhor as suas obras. Quem deseja trilhar pelo caminho verdadeiro, precisa primeiro aprender a entregar a sua vida e tudo o que faz aos cuidados do Senhor (Pv 16.3).
b) Aprender a andar no temor do Senhor. Temer a Deus é indispensável para aqueles que desejam andar pelo caminho da vida (Pv 16.6). Quando aprendemos a temer a Deus, desenvolvemos uma relação de obediência e reverência para com Ele. Isso nos faz desviar dos caminhos maus. Procuramos agir corretamente, não porque fomos obrigados a isso ou porque sentimos medo de ser castigados, mas porque amamos a Deus. Quando amamos uma pessoa, procuramos respeitá-la e não decepcioná-la.
c) Deixar Deus dirigir os seus passos. Andar na direção de Deus é a melhor forma de se evitar os maus caminhos. Quem dirige os seus passos? Você já experimentou deixar Deus guiar a sua vida? Quando Deus comanda a nossa vida,o nosso destino final é a vida eterna. Porém, quando recusamos ser dirigidos por Ele e seguimos os maus caminhos, o nosso destino é a morte e a condenação (Pv 19.16; 21.16).
d) Guardar os mandamentos do Senhor. Assim como uma locomotiva precisa de trilhos para se locomover, Deus também procurou dar uma direção para a vida do homem. A Palavra de Deus é o roteiro dessa direção, que deve ser seguida. Por isso, é necessário guardá-la com todo o coração e com toda a alma.
    Não se preocupe se alguém chamar você de "careta". Melhor é ser "careta" e entrar no céu, do que seguir no caminho da "liberdade" e ir para o inferno. Deus nunca obrigou o homem a seguir a direção por Ele estabelecida. Porém, andar fora da direção de Deus é como uma locomotiva fora dos trilhos.
    Provérbios é um livro que nos ensina a viver sabiamente. Seu fundamento principal é atitude de uma pessoa em relação a Deus, que é a fonte da sabedoria. Os provérbios destacam vários aspectos do caráter divino. Conhecer o Criador nos ajuda a ser sábios.
    Deus ...
    Está ciente de tudo o que acontece (Pv 15.3).
    Conhece todas as pessoas (Pv 15.11; 16.2;21.2).
    É o Criador de todas as coisas (Pv 16.4).
    Controla todas as coisas (Pv 16.33; 21.30).
    É uma fortaleza (Pv 18.10).
    Resgata seu povo do perigo (Pv 11.8,21).
    Recompensa aqueles que são fiéis (Pv 11.31).
    Abençoa os justos e condena os ímpios (Pv 12.2).
    Deleita-se em nossas orações (Pv 15.8,29).
    Ama aos que lhe obedecem (Pv 11.27; 15.9; 16.20:22.12).
    Cuida dos pobres, dos enfermos e das viúvas (Pv 15.25; 22.22,23).
    Purifica os corações (Pv 17.3) Odeia o mal (Pv 8.13).

    Para trilhar o caminho de vida feliz e agradável a Deus é necessário traçar alguns passos de acordo com o que é afirmado no livro de Provérbios:
    1. Começa com a sabedoria de Deus. Devemos respeitar e apreciar o que Deus é; a reverência e o temor em reconhecer o Deus Todo-Poderoso. É aceitar acima de tudo a sua soberania em agir na nossa vida.
    2. Requer estudo da Palavra. Confiar em Deus e em sua Palavra;
permitir que sua Palavra fale conosco pessoalmente; estar disposto a obedecer.
    3. Requer aplicação prática. Agir conforme a direção de Deus para cada dia.
    4. Esses passos resultarão numa vida feliz. Teremos a tranquilidade de entregar todos os problemas, aflições e anseios nas mãos do Eterno. Consiste também em experimentar o que Deus faz com a nossa obediência. É confiar nas suas promessas, na sua provisão e proteção.
    Além do que foi mencionado anteriomente, é preciso que o crente possua qualidades e habilidades indispensáveis para ser bem-sucedido:
caráter nobre, integridade, paciência, diligência e desenvoltura para resolver as questões mais complexas da vida.

CONVERSA FRANCA
    Em Provérbios aprendemos que "No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles." (Pv 22.5) Podemos perceber que o caminho ruim nos traz muitas dificuldades e problemas. Leia o texto com a turma e, baseado nele, discuta as seguintes questões: Como você descreveria o caminho dos maus? Qual deve ser a atitude correta em relação a esse caminho? Qual a atitude que você deve ter ao perceber que está trilhando um caminho que é mau?

LIÇÃO 12 - 1 TRIMESTRE DE 2010

Lição 13
28 DE MARÇO DE 2010
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS

TEXTO ÁUREO
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos"
(2 Co 13.5a).

VERDADE PRÁTICA

Uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta desenvolva-se
espiritualmente sadia.

HINOS SUGERIDOS: 298, 305, 340

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

2 Coríntios 12.19-21; 13.5,8-11

COMENTÁRIO


INTRODUÇÃO

    Nos capítulos finais desta segunda epístola, Paulo conclui a defesa de sua autoridade apostólica com uma série de advertências à igreja de Corinto e a prepara para a sua terceira visita pastoral. Na primeira visitação, ele a estabeleceu; na segunda, teve uma experiência dolorosa (2.1; 7.12). Agora, porém, apronta-a para uma visita conciliadora e, ao mesmo tempo, disciplinar (13.1,2). Sua responsabilidade pastoral era muito grande, por isso, esforçava-se para solucionar as dúvidas e consolidar a fé dos santos que viviam em Corinto.

I. PREOCUPAÇÕES PASTORAIS DE PAULO (12.19-21)

    1. Defender seu apostolado em Cristo (v.19). Paulo, mais uma vez, deixa claro que sua intenção não é se justificar diante de seus acusadores, mas defender seu ministério perante o Senhor que havia lhe chamado. Sua defesa, portanto, tinha por objetivo provar à igreja que Deus era o seu Juiz, e sua comunhão com Cristo dava-lhe autoridade para pregar e representá-Lo na terra.
    2. O temor de Paulo em relação à igreja de Corinto (v.20). O apóstolo afirma aos coríntios: "Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria" (v.20). A expressão indica sua preocupação com a igreja, pois alguns crentes achavam-se em falta diante da congregação e diante de Deus. Como poderia ele, sendo apóstolo e líder espiritual daquele rebanho, deixar as ovelhas sem a ministração da Palavra de Deus? Por que ele deixaria de usar sua autoridade apostólica em Cristo? Paulo estava ciente de que não podia, como pastor, deixar de tratar os pecados que haviam comprometido a qualidade espiritual daquele rebanho.
    Portanto, ele toma atitudes disciplinares severas com relação aos seus membros, a fim de que por ocasião de seu retorno à igreja não encontrasse os mesmos problemas.
    3. A situação da igreja de Corinto (v.20,21). Os pecados que destruíam os alicerces dos coríntios tinham de ser eliminados: pendências judiciais, invejas, iras, porfias, difamações, mexericos, orgulhos, tumultos, imundícia, prostituição e desonestidade. Tudo isso evidenciava o quê? Eles ainda não estavam andando plenamente no Espírito.
    Lendo a lista acima, nem parece tratar-se de uma igreja com tantos dons. Contudo, isso significa que a espiritualidade de uma igreja não pode ser avaliada pela quantidade de dons, mas pelo seu caráter e amor a Deus e ao próximo. Tais pecados estavam corrompendo os bons costumes, anulando a ética cristã e promovendo dissensões e divisões entre os santos. A disciplina de Paulo parece dura, no entanto, é amorosa, uma vez que ele menciona sua tristeza e frustração por aqueles que, porventura, não se arrependessem (v.21).

II. O PROPÓSITO DA DISCIPLINA DA IGREJA POR PAULO (12.21; 13.2-4)

    1. Promover a paz e o arrependimento dos pecadores (vv.12.21; 13.2). Paulo deseja fortalecer a fé e desenvolver o amadurecimento espiritual da igreja de Corinto. Para levar os pecadores ao arrependimento, teria de ser rigoroso em sua repreensão. Os problemas de ordem moral exigiam uma postura firme do apóstolo. Caso contrário, as ações diabólicas para destruir a igreja não seriam neutralizadas.
    2. Afirmar o caráter cristão de seu apostolado (13.2,3). Considerando que seu apostolado tinha sido concedido pelo Senhor Jesus e que este era seu modelo de líder-servidor, nada mais coerente do que a postura rígida de Paulo contra os pecadores impenitentes. Assim como o Senhor Jesus agia com esses (Mt 23.13-33), o apóstolo também deveria agir, a fim de que os crentes em Corinto pudessem constatar o poder de Cristo em seu ministério.
    A Bíblia afirma que o Senhor disciplina aos seus amados filhos, portanto, a correção dos pecados daquela igreja pelo apóstolo revelava o amor que ele, em Cristo, nutria por aqueles crentes.

III. ALGUMAS RECOMENDAÇÕES FINAIS (VV.5-11)

    1. Paulo encerra sua carta com uma advertência (13.5). O apóstolo recomenda aos crentes que examinem-se e provem-se, a fim de verificarem se Jesus Cristo, de fato, habita neles.
    Até o momento Paulo vinha defendendo seu ministério e sua fé, no entanto, agora, ele resolve testar os cristãos daquela igreja ao admoestá-los que realizem um autoexame. Ora, se Cristo verdadeiramente habita neles, não correm o risco de serem reprovados (v.5). Essa certeza é alimentada pela presença imanente de Cristo em suas vidas. Se não estão reprovados perante o Senhor, não há o que se duvidar da autenticidade do ministério apostólico de Paulo.
    Paulo sabe que os fiéis não temerão uma autoavaliação e espera que, assim como reconheceram sua fé em Cristo, sejam capazes de reconhecer o relacionamento sincero e fiel dele com Cristo.
    2. Paulo encerra sua carta com um desejo (13.7-9). Ele deseja que aqueles cristãos sejam aprovados nessa autoavaliação. Nesses versículos, o apóstolo demonstra que não pensava em sua própria aprovação, mas no bem estar espiritual da igreja. O desejo sincero de Paulo é evidente: "e o que desejamos é a vossa perfeição" (v.9).
    3. Últimas recomendações (13.11). Parece contraditório regozijar-se após tantas advertências, mas eles deveriam estar felizes por serem disciplinados, porque isso revelava o amor de Deus Pai (Hb 5-11).
    Paulo também recomenda que os coríntios busquem a maturidade cristã, a fim de que não sejam enganados por falsos mestres.
    A expressão "sede consolados" quer dizer "sede encorajados". O apóstolo desejava que sua carta servisse de motivação para a mudança de comportamento dos crentes daquela igreja. Por último, ele admoesta-os a serem de um mesmo parecer e a viverem em paz. Isto é, todos deveriam estar comprometidos com a verdade do Evangelho e unidos em prol da manutenção desse compromisso.

CONCLUSÃO

    Após tantas defesas, advertências e recomendações severas, Paulo encerra sua carta usando um tom mais ameno e suave. O apóstolo enfatiza a síntese do evangelho mediante a gloriosa bênção trinitariana: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos" (2 Co 13.13). Que esta segunda carta aos coríntios possa produzir em cada crente uma reflexão a respeito de seu ministério, a fim de que possamos declarar como Paulo: "Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas" (2 Co12.15).

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 13 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 13
SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS
Texto Áureo: II Co. 13.5

Pb. José Roberto A. Barbosa
www.subsidioebd.blogspot.com

Objetivo: Mostrar que uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta se desenvolva espiritualmente sadia.

INTRODUÇÃO
Na aula de hoje, trataremos a respeito da intenção de Paulo de visitar Corinto. Para essa visita, ele ameaça tomar providências disciplinares contra aqueles que se opõem ao evangelho de Cristo. Em seguida, discorreremos sobre algumas advertências e saudações do Apóstolo para os coríntios. Ao final, meditaremos a respeito da benção apostólica, destacando seu valor para a igreja.

1. PROVIDÊNCIAS DISCIPLINARES
Paulo pretende visitar os coríntios pela terceira vez, e, como conseqüência desta, tomará as medidas disciplinares cabíveis contra aqueles que se opõem ao evangelho de Cristo (Mt. 18.16). Para tanto, apelará para as testemunhas a fim de consolidar sua reprimenda contra os falsos líderes (II Co. 13.1; Dt. 19.15; Jo. 8.17; I Tm. 5.19; Hb. 10.28; I Jo. 5.8). O Apóstolo objetiva, com este aviso, provocar mudanças no comportamento dos seus ofensores. Na carta severa, escrita por Paulo anteriormente, ele já havia dito, e agora, repete, que não os poupará quando chegar a Corinto (II Co. 12.2). Ele diz também que vai prover as provas necessárias contra aqueles que descredenciam seu ministério. Paulo assume que Cristo havia operando entre os coríntios, por meio dEle, realizados sinais que reforçavam seu apostolado (II Co. 12.3,12; Rm. 15.18,19). Aqueles que querem transformar o evangelho numa ostentação de poder, de riqueza e sabedoria, precisam saber que Cristo foi crucificado em fraqueza. Do mesmo modo, os obreiros do Senhor, ainda que fracos, viverão com Ele, pelo poder de Deus (II Co. 13.4). Consoante ao exposto, os obreiros devem avaliar se de fato estão na fé, ou se estão apenas servindo a si mesmos. Há obreiros que estão diante das igrejas, mas que não têm compromisso têm com o senhorio de Cristo. Quando forem avaliados por Deus, na eternidade, serão reprovados (II Co. 13.5). Mas Paulo sabe a quem está servindo, e tem as motivações corretas. Ele espera que os coríntios reconheçam essa verdade, pois sua posição espiritual comprova que seu apostolado é genuíno. Embora não tivesse uma aparência atrativa, como os líderes opositores, ele sabe que é aprovado pelo Senhor (II Co. 13.7). A reprovação dos falsos obreiros, contra Paulo, não estava fundamentada em critérios espirituais. Ainda hoje, quem está na verdade nada tem a temer, pois nada podemos contra a verdade, que é o evangelho, senão em favor da própria verdade (II Co. 13.8). O poder de Deus, conforme revelou o Senhor ao Apóstolo, através do espinho na carne, se manifesta na fraqueza (II Co. 12.7-10; 13.8,9). Por esse motivo, seu objetivo maior, nessa epístola, não é a destruição dos crentes, mas evitar que, em sua futura visita, fosse necessário usar de rigor, segundo a autoridade que o Senhor lhe conferiu (II Co. 13.10). Verdadeiramente, uma igreja instruída na Palavra de Deus, dá menos trabalho para o seu obreiro.

2. ADVERTÊNCIAS E SAUDAÇÕES
Paulo conclui sua Segunda Epístola aos Coríntios com uma série de exortações e saudações. A princípio, saúda aos irmãos, desejando-lhes que se alegrem no Senhor. Ao rejeitarem o falso evangelho, os crentes poderiam, então, aperfeiçoarem-se e consolarem-se, e, principalmente, viver em paz, pois o Deus de amor e paz estaria com eles (II Co. 13.11). Recomenda também que os irmãos saúdem-se uns aos outros com ósculo santo, isto é, com um beijo. Essa era (e ainda é) uma saudação comum entre os povos daquela região. O diferencial estava na qualidade desse ósculo, que não deveria ter qualquer conotação sexual, mas um tratamento de santidade (II Co. 13.12). As saudações cristãs não podem ser fingidas, por isso, mesmo “a paz do Senhor”, precisa partir do íntimo de um coração moldado pelo evangelho de Cristo. Somente assim é possível desfrutar da verdadeira paz, aquela proveniente do fruto do Espírito, prometida por Jesus, e que o mundo não conhece (Gl. 5.22; Jo.14.27). Essa paz de Deus, que excede a todo e qualquer entendimento, deva ser cultiva pelos membros da igreja do Senhor (Ef. 2.14-17; 4.3).

3. A BENÇÃO APOSTÓLICA
Para concluir a Epístola, Paulo impetra, sobre os seus leitores (ouvintes), uma benção. Essa é digna de atenção especial por causa da sua formula tríplice, aludindo, diretamente, ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo, que são mencionados explicitamente. A graça do Senhor Jesus Cristo, isto é o favor imerecido de Deus em prol dos pecadores; o amor de Deus, o qual nos reconciliou por intermédio de Cristo a fim de que pudéssemos viver em Paz; e a comunhão do Espírito Santo, a koinonia, a participação do Espírito seja desfrutada por todos os membros, para a unidade da igreja.

CONCLUSÃO
Chegamos ao final de mais um trimestre da Escola Bíblica Dominical. A CPAD nos brindou, mais uma vez, com uma série de lições expositivas, que favorecem o estudo integral e contextualizado de um livro bíblico. No próximo trimestre, nos voltaremos para o Jeremias. A mensagem deste profeta tem muito a nos dizer nos dias de hoje, aguardamos, com temor e tremor, o início do próximo trimestre, e que o Senhor seja conosco, professores da EBD, na ministração das lições aos nossos alunos.

BIBLIOGRAFIA
HORTON, S. I e II Coríntios. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
KRUSE, C. II Coríntios: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PERGUNTA - 4ª SEMANA DE MARÇO DE 2010

A PERGUNTA DA SEMANA É:

Quem foi a 1ª pessoa para a qual Jesus apareceu após a sua ressurreição?


As respostas poderão ser enviadas para o seguinte e-mail:
lucian.machado@hotmail.com

Obs.: Na resposta deve conter o nome do livro, o capítulo e o versículo da Bíblia

RESPOSTA DA PERGUNTA DA 3ª SEMANA DE 03/2010

PERGUNTA:

Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães?

RESPOSTA:

"O PROFETA ELISEU". II Reis 4.42-44

sexta-feira, 19 de março de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12 - 1 TRIM/2010

LIÇÃO 12
VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR
QUESTIONÁRIO
NOME:________________ DATA: ___/___/____ - 1º TRIM/2010

1- Qual a explicação do paradoxo do gloriar-se nas fraquezas (12.9,10)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Paulo era conhecido pela sua eloquência no falar e em sua elegância no vestir-se.
(    ) Em uma mente carnal, sofrimento é algo que humilha, que degrada.
(    ) Não se vê nenhuma glória em sofrer, no entanto, Paulo ensina que o sofrer se constitui num degrau para chegar-se à presença de Deus.
(    ) Na mente dos coríntios os verdadeiros apóstolos deveriam ser conhecidos por suas fraquezas.
(    ) Ele preferia gloriar-se nos sofrimentos, pois sua fraqueza é a condição mais apropriada para a demonstração da graça poderosa do Senhor.

2- A que, a igreja coríntia era propensa e por isso foram levados a simpatisarem-se com os falsos mestres? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) À supervalorização do espiritual (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
(    ) À supervalorização do carnal (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.
(    ) À supervalorização do sobrenatural (1 Co 14), os falsos apóstolos (que se autojulgavam superespirituais) acabaram ganhando a sua simpatia.

3- Para Paulo o que são as "visões e revelações do Senhor"? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) São ações doutrinárias para o andar na fé e ser salvo.
(    ) Não se trata de algum tipo de alucinação nem qualquer distúrbio emocional.
(    ) São experiências sobrenaturais que permitem a um ser humano ver algo que outros não podem ver.
(    ) Tais visões e revelações vêm do Senhor, ou seja, Ele é a causa e a fonte de tal experiência.
(    ) O apóstolo deixa isso claro ao referir-se a si mesmo na terceira pessoa.

4- Somente por causa da atitude dos seus oponentes, o apóstolo se vê obrigado a dar-lhes uma resposta, relatando suas experiências de sofrimento. O que ele diz no versículo 30, em resposta? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha grandeza".
(    ) "Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha riqueza".

5- O que era o espinho na carne ao qual Paulo referia-se? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Era um demônio que o perturbava constantemente.
(    ) Um tipo de sofrimento que lhe foi imposto por causa das revelações, a fim de ele não se ensoberbecer.
(    ) Uma interpretação que prevalece com aceitação maior entre os estudiosos e exegetas bíblicos é de que "o espinho na carne" que atormentava a Paulo refere-se a uma enfermidade física.
(    ) Era um espinho de certa planta que lhe tinha encravado na pele em sua viagem para a Macedônia e lhe causava grandes dores musculares.
(    ) O que se subentende é que esse "espinho na carne" o atormentava como um "aguilhão", que o fisgava o tempo todo.

6- O que são Visões e revelações? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) São experiências do campo das manifestações carnais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
(    ) São experiências do campo das manifestações da alma que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.
(    ) São experiências do campo das manifestações espirituais que não se constituem em doutrinas, mas são possíveis à vida do crente desde que estejam em conformidade com a Bíblia.

7- O que é o "Paraíso" na teologia paulina (12.2-4)? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(    ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar abaixo do terceiro céu, onde os santos esperam a volta de Cristo.
(    ) Esse lugar é a habitação dos santos que morreram, tanto do Antigo como do Novo Testamento, e que aguardam a ressurreição de seus corpos (Lc 16.19-31; 23.43; 1 Co 15.51,52).
(    ) Na teologia de Paulo, o "Paraíso" é um lugar celestial onde os santos desfrutam da comunhão com Deus.

8- Onde está a maior glória do Apóstolo Paulo? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Em seu enriquecimento por causa do Evangelho.
(    ) Em seu sofrimento padecido por causa do Evangelho.
(    ) Em em sua posição de apóstolo por causa do Evangelho.

9- Por que Paulo reafirma que se gloria na fraqueza (12.10)? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) Paulo considerava como maior glória para si a ajuda que recebia das igrejas da Galácia e seu ótimo salário fazendo tendas.
(    ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições.
(    ) Paulo considerava como maior glória para si os seus sofrimentos, enfermidades, prisões, açoites, fomes e perseguições por causa dos apóstolos de Jerusalém.